Gosto de desafios! Confesso que me revejo
neste cartoon visto que, não raras vezes, os desafios que me são
colocados apresentam, intencionalmente, ou não, este tipo de perigos. É
muito bom quando os vencemos.
Fazendo um paralelismo com o trabalho
da Biblioteca, não seria bom propor aos alunos experiências de trabalho
aliciantes, nos quais a recompensa fosse relevante, sendo que para a
atingir estes teriam de superar algumas dificuldades?
(Não, não sou sádico. apenas penso em projetos de pesquisa ou outros em que nem tudo está feito!)
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
sábado, 21 de setembro de 2013
374 - 1º Encontro de Bibliotecas Escolares do Concelho de Almada
A
Câmara Municipal de Almada, em parceria com a Rede de Bibliotecas
Escolares do Ministério da Educação, organiza o 1º Encontro de
Bibliotecas Escolares do Concelho de Almada que contará com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros nas áreas da leitura e bibliotecas, destacando-se, entre outros, a presença do Dr. Toss Todd (SCILS) Rutgers, da
Universidade de New Jersey, América; Dr. José Afonso Furtado, docente
universitário e ex diretor da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste
Gulbenkian; Dr. João Costa docente na Universidade Nova de Lisboa; Drª Ana Roxo
e Maria Rosário Duarte docentes na Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade Nova de Lisboa,
Público-alvo: professores bibliotecários, bibliotecários municipais, Diretores de Escolas e professores em geral.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
373 - O papel da Biblioteca Escolar
Muito se espera de uma Biblioteca Escolar: promoção da leitura, fidelização de leitores, promoção de literacias tecnológicas, apoio ao estudo, educação para os média, ...
Penso que é feliz o cartaz da biblioteca Lorosae, ao convidar os alunos da escola a viver aprender à Biblioteca! aprender a saber; fazer e a ser!
Parabéns pelas ideias claras e objetivos tão felizes. Não há aprendizagem sem um pressuposto base.
Penso que é feliz o cartaz da biblioteca Lorosae, ao convidar os alunos da escola a viver aprender à Biblioteca! aprender a saber; fazer e a ser!
Parabéns pelas ideias claras e objetivos tão felizes. Não há aprendizagem sem um pressuposto base.
terça-feira, 17 de setembro de 2013
372 - como acontece a aprendizagem?
Como acontece a aprendizagem?
Penso que esta ocorre ao longo da vida em dois tipos de situações:
- Estruturadamente - Quando pais, professores e outros educadores, planeiam experiências de aprendizagem que podem levar as crianças/alunos a aprender algo intencionalmente.
- De forma não formal e estruturada - Quando a criança/aluno tem a possibilidade de experimentar por si e ocasionalmente descobre como é isto ou aquilo ou a solução para determinado problema. Isso acontece-nos tantas e tantas vezes ao chegarmos, fora de contexto, à solução de um problema que nos ocupou a mente na escola ou local de trabalho.
Não sou adepto de valorizar um modelo em detrimento de outro. Acho que ambos têm o seu espaço próprio.No entanto, sou da opinião, que quanto mais rico for o ambiente que envolve a criança, mais esta tem possibilidade de descobrir coisas novas exercitando a sua curiosidade natural.
A biblioteca escolar, como espaço não formal, teria um enorme papel a desempenhar na educação dos jovens se a par com atividades planeadas e estruturadas, permitisse também ao alunos mexer e experimentar, ver o que se passa...
Penso que esta ocorre ao longo da vida em dois tipos de situações:
- Estruturadamente - Quando pais, professores e outros educadores, planeiam experiências de aprendizagem que podem levar as crianças/alunos a aprender algo intencionalmente.
- De forma não formal e estruturada - Quando a criança/aluno tem a possibilidade de experimentar por si e ocasionalmente descobre como é isto ou aquilo ou a solução para determinado problema. Isso acontece-nos tantas e tantas vezes ao chegarmos, fora de contexto, à solução de um problema que nos ocupou a mente na escola ou local de trabalho.
Não sou adepto de valorizar um modelo em detrimento de outro. Acho que ambos têm o seu espaço próprio.No entanto, sou da opinião, que quanto mais rico for o ambiente que envolve a criança, mais esta tem possibilidade de descobrir coisas novas exercitando a sua curiosidade natural.
A biblioteca escolar, como espaço não formal, teria um enorme papel a desempenhar na educação dos jovens se a par com atividades planeadas e estruturadas, permitisse também ao alunos mexer e experimentar, ver o que se passa...
domingo, 15 de setembro de 2013
371 - No arranque do ano letivo a Biblioteca
No arranque do ano letivo faz sentido uma visita guiada à Biblioteca (e a meio do ano também!) 5 minutos a mostrar as instalações da biblioteca aos novos alunos, 15 minutos para uma visita aos recursos digitais (aqui fica a ligação para o moodle onde podem... aqui o portal do aluno da escola, tem até a ementa do almoço... aqui os vossos manuais em formato digital... aqui os recursos Google Apps... aqui ajuda para TPCs... aqui o catálogo com o vosso espaço e os 10 títulos mais recentes destacados...). Na biblioteca de tudo se sabe e a todos se atende, e a face digital veio para ficar.
Ver mais em:
Texto retirado daqui http://doug-johnson.squarespace.com/blue-skunk-blog/2013/9/11/library-orientation-2013.html e da tradução da Maria José Vitorino.
sábado, 10 de agosto de 2013
370 - Wikis e bibliotecas
Partilho a minha apresentação efetuada no Congresso Challenges 2013 na Universidade do Minho. Quando será que as potencialidades da Web 2.0 serão levadasmesmo a sério pelas Bibliotecas?
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
369 - E quanto à realização de trabalhos pelos alunos?
Um compacto com todos os trabalhos premiados no Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media, que esteve em divulgação no 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania, realizado a 10 e 11 de maio. Este concurso foi uma iniciativa do Gabinete para os Meios de Comunicação Social e da Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da DGE e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Nunca é demais trabalhar estes assuntos com os alunos. E as nossas bibliotecas fazem-no?
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