terça-feira, 5 de abril de 2011

163 - A minha visão do VII Seminário e-Learning Exponor - Aprender nas redes sociais: amplisar e colaborar

Organizado pela Tecminho decorreu na Exponor, no passado dia 1 de Abril,  o VII Seminário e-learning - aprender nas redes sociais .Dado o facto de, ao seguir o link, se poder ter acesso a uma breve síntese, às fotos, às apresentações do evento e uma pequena nota biográfica dos oradores, deixo as minhas reflexões pessoais sobre o evento.

Para além das excelentes apresentações e da temática tratada, gostei especialmente das sínteses e do debate da manhã e da tarde

Importa face ao momento e sociedade actual, em que se diluem as fronteiras entre o formal e o informal, acentuar uma pedagogia colaborativa assente em redes de conhecimento. É preciso um novo olhar sobre o currículo construído em contexto e não fechado como tem sido usual.É importante ter em conta o(s) contexto(s) onde ocorrem as aprendizagens de modo a responder às necessidades de formação.

Importa ainda ter bem claro que não se pode conceber o e-learning como uma mera transposição/cópia da sala de aula trradicional.O e-learning pode ser muita coisa e ser configurado de muitas formas, mas dessa não.
Há na educação de hoje nichos que contribuem para a inovação na escola e na universidade.

Importa também arranjar resposta para a mobilidade e certificação envolvendo nessa tarefa múltiplos agentes 
Importa investir em formação e não em tecnologia evitando a "luxúria" das tecnologias.


Estas serão as palavras chave para estes novos tempos: contextos, abertura para transformar, aprendizagem colaborativa, aprendizagem em rede