terça-feira, 21 de abril de 2015

484 - Computadores, bibliotecas e Mariano Gago


1998! E para terem computador tinham de ter biblioteca/mediateca na escola... acreditem ou não, fez imensa diferença! E positiva! José Mariano Gago, um nome que todos os professores bibliotecários conhecem. E se não conhecem devem procurar conhecer.
A Escola Informada
O Programa Internet na Escola, o qual se inseriu no quadro das iniciativas para a Sociedade da Informação, nomeadamente no conjunto de medidas contidas no Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal, no capítulo A Escola Informada, concretizou-se, numa primeira fase, pela instalação na biblioteca/mediateca de todas as escolas do ensino não superior, público e privado, do 5º ao 12º, de um computador com capacidades multimedia e sua ligação Internet. Foram ainda abrangidas algumas escolas do 1º ciclo, bibliotecas e associações, num total de mais de 1600 escolas ligadas no início do ano lectivo de 97/98. Numa segunda fase o programa estender-se-á igualmente às escolas do primeiro ciclo.
O acesso à Internet por parte das instituições de ensino superior e outras escolas é assegurado pela FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional que implementou pontos de acesso à rede, distribuídos
por todo o país e sediados em instituições de ensino superior ou laboratórios de investigação do Estado.
Esta extensão da já existente Rede da Comunidade Científica Nacional constitui a Rede Ciência Tecnologia e Sociedade - RCTS.
http://www.marianogago.org/img/contrib/Livro_BrancoPOLITICA_OCT1998.pdf


(Texto de Maria José Vitorino)