Bom, o curso acabou. Eis o meu trabalho final.
http://learnmoreaboutdivision.wikispaces.com/
http://prezi.com/9aeaemeiprt_/teaching-simple-division-by-fractions/
A apresentação de trabalhos foi muitíssimo interessante. Quanto ao meu, foi muito bem aceite. Apresentei uma wiki em que propunham tarefas aos professores e alunos e um prezi. O prezi explica o processo percorrido para se construir o trabalho final
O curso foi muito interessante e venho com algumas ideias novas
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
domingo, 12 de setembro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
83 - ICT for collaborative, project based, Teaching and Learning em Malta VI
O Curso está a chegar ao fim. Hoje o dia foi dedicado à realização dos trabalhos finais. Juntei-me a um irlandês e a um polaco e construímos uma animação (à maneira da rua sésamo) para explicar o mecanismo da divisão.
Fiquei fascinado com o resultado que obtivemos. Com pouquíssimos recursos: um fundo de cartolina, plasticina, e uma webcam, numa hora e meia fizemos isto:
De facto, esta ferramenta tem imensas possibilidades educativas. Explorarei isto na formação de professores! Como um filme com um minuto poderá ter tantas formas de ser explorado com alunos e com professores
Fiquei fascinado com o resultado que obtivemos. Com pouquíssimos recursos: um fundo de cartolina, plasticina, e uma webcam, numa hora e meia fizemos isto:
De facto, esta ferramenta tem imensas possibilidades educativas. Explorarei isto na formação de professores! Como um filme com um minuto poderá ter tantas formas de ser explorado com alunos e com professores
De Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem |
De Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem |
De Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem |
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
82 - ICT for collaborative, project based, Teaching and Learning em Malta V
Hoje exploram-se os blogues. Criei um no wordpress embora ninguém me tenha explicado as vantagens do wordpress relativamente ao blogger...
Aqui fica o endereço do meu blogue no wordpress
http://bloguedoprofjoao.wordpress.com/
Aqui fica o endereço do meu blogue no wordpress
http://bloguedoprofjoao.wordpress.com/
81 - ICT for collaborative, project based, Teaching and Learning em Malta IV
Hoje foi dia de trabalhar com o Prezi. O Prezi é um programa para apresentações que não é tão complexo como o Powerpoint e é livre. Tem a desvantagem de ser trabalhado online e, consequentemente, precisa de Internet (embora se possa descarregar a nossa apresentação num formato portátil e ainda, e é um caso meu, pode causar tonturas e enjoos devido a facto de ser possível mudar a orientação das frases rodando-as. Confesso que fico tonto ao ver algumas apresentações...
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
80 - ICT for collaborative, project based, Teaching and Learning em Malta III
Hoje foi dia de trabalhar com um software gratuito e espectacular, chama-se Monkey Jam" e serve para fazer filmes de uma forma muito fácil usando uma webcam.
Reparemos que um filme é uma sucessão de imagens que por passar a uma determinada velocidade dá a ilusão de movimento. O que o software faz é capturar as imagens da webcam e exportá-las para o formato avi que pode depois ser tratado com o movie maker para ser adicionado som, transsições e legendas...
Eis uma experiência feita numa hora. Agora só falta adicionar-lhe uma banda sonora e título...
Fiquei fã
Reparemos que um filme é uma sucessão de imagens que por passar a uma determinada velocidade dá a ilusão de movimento. O que o software faz é capturar as imagens da webcam e exportá-las para o formato avi que pode depois ser tratado com o movie maker para ser adicionado som, transsições e legendas...
Eis uma experiência feita numa hora. Agora só falta adicionar-lhe uma banda sonora e título...
Fiquei fã
terça-feira, 7 de setembro de 2010
79 - ICT for collaborative, project based, Teaching and Learning em Malta II
Também andei a experimentar o software "comic life". Serve para fazer, em poucos segundos, uma banda desenhada.
O contra do software é de não ser livre e se pagar 10 Euros pela licença. No entanto, também em 10 minutos fiz o trabalho abaixo.
A banda desenhada tem a vantagem de motivar diversos tipos de alunos para além de obrigar ao esforço de construir o scipt e fazer as sínteses dos assuntos para caberem nos balões...
Dá para trabalhar com as nossas próprias fotos ou até com imagens de uma webcam
O contra do software é de não ser livre e se pagar 10 Euros pela licença. No entanto, também em 10 minutos fiz o trabalho abaixo.
A banda desenhada tem a vantagem de motivar diversos tipos de alunos para além de obrigar ao esforço de construir o scipt e fazer as sínteses dos assuntos para caberem nos balões...
Dá para trabalhar com as nossas próprias fotos ou até com imagens de uma webcam

77 - ICT for collaborative, project based, Teaching and Learning em Malta I
Por estes dias encontro-me em Malta a participar num Curso Coménius sobre Tecnologias ao serviço da educação. Tenho tido oportunidade de experimentar vários softwares...
Um deles é o Audacity que serve para fazer Podcast. Já o conhecia, mas, de facto, é fantástica a forma como em poucos minutos se pode fazer uma gravação com alguma qualidade.
Publica-se aqui uma experiência feita em 10 minutos (não mais).
O podcast tem vários usos em educação, quer na preparação de visitas de estudo, quer na síntese de matérias, quer em apresentação de trabalhos pelos alunos, ...
Um deles é o Audacity que serve para fazer Podcast. Já o conhecia, mas, de facto, é fantástica a forma como em poucos minutos se pode fazer uma gravação com alguma qualidade.
Publica-se aqui uma experiência feita em 10 minutos (não mais).
O podcast tem vários usos em educação, quer na preparação de visitas de estudo, quer na síntese de matérias, quer em apresentação de trabalhos pelos alunos, ...
Subscrever:
Comentários (Atom)