sexta-feira, 17 de setembro de 2010

89 - Internet escreve-se com C

Post retirado daqui


"Yo había participado en ese Ciclo en octubre junto David Weinberger para debatir 3 C’s clave de la cultura digital: Conversar, Colaborar, Contribuir. En aquella ocasión, manejar sólo 3 C’s me supo a poco y esta vez tenía la oportunidad de hacerlas crecer. Así que decidí multiplicar ambas cifras, 10 ideas por 3 conceptos. Fueron varios días de borradores, de apuntes en el metro, de listados en papeles sueltos. También fueron días de descartes y de esfuerzos por darle sentido a la tormenta de C’s. Hasta que al final brotaron estas 30 pequeñas palabras que sintetizan, a mi juicio, la grandeza de internet.
CONOCIMIENTO Commons Cultura Ciencia Ciudad
CONSTRUIR Crear Colaborar Cooperar Contribuir
COMUNIDAD Ciudadanía Comunicar(se) Conversar Contactar
CONFIANZA Corazón Compromiso Compañía Cuerpo
CONTROL Comercial Censura Calidad Crítico
COMPARTIR Copyleft Creative-Commons Código Canal"

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

88- pense antes de publicar

Pois é, eu até sou adepto da Internet e das suas potencialidades. No entanto, tal como em tudo na vida, há que tomar algumas precauções. Alguém se imagina num metro em hora de ponta a contar dinheiro? pois! na Internet também há que tomar algumas precauções...

87 - Aprendizagem social

Aqui está um bom filme que nos mostra como a aprendizagem social não é uma moda e faz parte da forma como nos movemos e somos como humanos.

86 - Para agregar todas as redes em que nos movemos

Com o Seesmic Desktop é possível seguir numa só web page todas as nossas redes...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

domingo, 12 de setembro de 2010

84 - ICT for collaborative, project based, Teaching and Learning em Malta VII

Bom, o curso acabou. Eis o meu trabalho final.

http://learnmoreaboutdivision.wikispaces.com/
http://prezi.com/9aeaemeiprt_/teaching-simple-division-by-fractions/

A apresentação de trabalhos foi muitíssimo interessante. Quanto ao meu, foi muito bem aceite. Apresentei uma wiki em que propunham tarefas aos professores e alunos e um prezi. O prezi explica o processo percorrido para se construir o trabalho final

O curso foi muito interessante e venho com algumas ideias novas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

83 - ICT for collaborative, project based, Teaching and Learning em Malta VI

O Curso está a chegar ao fim. Hoje o dia foi dedicado à realização dos trabalhos finais. Juntei-me a um irlandês e a um polaco e construímos uma animação (à maneira da rua sésamo) para explicar o mecanismo da divisão.
Fiquei fascinado com o resultado que obtivemos. Com pouquíssimos recursos: um fundo de cartolina, plasticina, e uma webcam, numa hora e meia fizemos isto:



De facto, esta ferramenta tem imensas possibilidades educativas. Explorarei isto na formação de professores! Como um filme com um minuto poderá ter tantas formas de ser explorado com alunos e com professores

De Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem
De Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem
De Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem