sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

239 - Alfabetização informacional na América Latina

Descobri esta wiki: http://alfiniberoamerica.wikispaces.com/ . Vale a pena guardá-la nos favoritos

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 El objetivo de esta Wiki es construir de una manera colaborativa un estado del arte sobre la Alfabetización Informacional en Iberoamérica.rediberoamerica.jpg

Para su construcción inicial, se ha realizado una recopilación documental a partir de la investigación "Lecciones aprendidas en programas de alfabetización informacional en universidades de Iberoamérica" (Uribe-Tirado, 2010...) con el fin de construir una base de datos que registre la mayor cantidad de producción que se haya publicado sobre esta temática de la alfabetización informacional (o sus distintas denominacionessegún países o idiomasespañol o portugués), a partir de 1985, cuando se reconoce una primera referencia relacionada con la búsqueda de una formación más integral-holística (hacia las competencias informacionales) más allá de la instrucción bibliográfica y la formación de usuarios tradicional (instrumental).
Esta recopilación documental se ha organizado considerando los distintos países que conforman Iberoamérica y teniendo en cuenta artículos de revista, ponencias, libros, capítulos de libros, trabajos de grado o tesis (pregrado y posgrado), declaraciones, modelos, presentaciones, videos, audios, eventos, recursos web...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

238 - Nasci para aprender!

Parece básico ou uma verdade do sr. de Lapalice mas...

Já pensámos mesmo na enorme capacidade que cada ser humano tem para aprender? já pensámos na forma como cada um aprende desde que nasce?

Por vezes, dá a ideia que não!

Born to Learn from Born to Learn on Vimeo.

sábado, 14 de janeiro de 2012

236 - A coleção digital da Biblioteca Escolar

Este também é o papel das Bibliotecas Escolares na era da tecnologia. Disponibilizar um acervo documental que permitam aos utilizadores o acesso às fontes, documentos raros e originais. Creio bem que qualquer aluno se sentirá mais motivado e inspirado ao ter acesso a documentos deste e de outros tipos.

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- Do Jornal Expresso de 14 Janeiro


Os trabalhos e manuscritos originais de Isaac Newton, cientista e pensador dos séculos XVII e XVIII considerado por muitos uma das mentes mais brilhantes de sempre, estão agora pela primeira vez disponíveis online.

Cerca de quatro mil páginas de manuscritos e anotações de Newton já foram disponibilizados numa biblioteca digital pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde estão guardados os trabalhos mais significativos do matemático.

Durante os próximos meses, a universidade vai disponibilizar novas digitalizações dos originais de Isaac Newton, entre as quais já consta o seu exemplar anotado e revisto de "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" .

A biblioteca da Universidade de Cambridge, cuja coleção de livros, mapas e outros documentos tem crescido ao longo dos últimos seis séculos, pretende também incluir neste projeto online obras de cientistas como Charles Darwin, Adam Sedgwick ou James Clerk Maxwell, entre outros, tornando as suas obras acessíveis para o ensino e investigação.


"Princípios Matemáticos da Filosofia Natural"


"Conseguimos ver a mente do Newton a trabalhar e o seu pensamento a desenvolver-se", refere Grant Young, responsável da biblioteca pelo processo de digitalização, em relação ao exemplar anotado de "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", considerada a obra mais importante de Isaac Newton.

"O livro está danificado, é muito delicado e raramente é exibido. Antes, quem o quisesse ver tinha de vir a Cambridge e pedir uma autorização. Agora, está à distância de um clique", acrescenta Grant Young.

Entre as obras já digitalizadas incluem-se manuscritos escritos por Isaac Newton ao longo da sua vida. Destacam-se aqueles que começou a escrever em 1664/65, quando foi afastado de Cambridge devido à Grande Praga de Londres, nos quais começa a desenvolver algum do seu trabalho mais importante sobre cálculo.

A pedido dos familiares de Newton, muitos destes manuscritos foram revistos pelo seu colega Thomas Pellet com o intuito de serem publicados. Ao longo das páginas disponibilizadas pela biblioteca digital podem ver-se as suas anotações, indicando: "Não é adequado para publicação".

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

235 - O papel das Bibliotecas Escolares

Este foi, sem dúvida, um dia muito interessante para a reflexão sobre o papel  das BE na escola.
De manhã a presença num painel referente à apresentação pública de uma escola, no âmbito do processo de avaliação externa. Gostei de ver mencionada a BE e de a ver mencionada no item referente às aprendizagens escolares.
Pela hora de almoço, visitei outra escola e à conversa com a direção e com a Professora-bibliotecária muito se conversou sobre o papel insubstituível da BE no acesso aos recursos educativos por parte dos alunos: livros escolares, ficção, ligação ao currículo, aprender a fazer um trabalho,...
Pela tarde, noutra escola, uns alunos a pedido de um professor de Artes, vão à BE pedir livros sobre pintura para levar para a Sala de Aula. Vendo que levavam livros sobre Matisse, Picaso, Van Gogh,... Falo com 2 ou 3 alunos sobre o privilégio que tive em ter visitado, em Amesterdão, o museu Van Gogh e sobre o que é ver os quadros dele ao "natural"... Falamos de arte e de pintura e acabo aconselhando o visionamento, em casa, do vídeo abaixo! 
Terão visto? Creio que sim!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

234 - Gestão e liderança do professor bibliotecário

Hoje, no Seixal, tive o privilégio de participar numa sessão em que a Drª Júlia Martins (Coordenadora interconcelhia para as Bibliotecas Escolares) nos falou sobre gestão e liderança do professor bibliotecário.

De facto, precisamos de professores bibliotecários que assumam a liderança e saibam ser líderes. Falou-se de indicadores de liderança como: motivação, capacidade de gestão, aprendizagem contínua, comunicação, relações interpessoais, conseguir liderar para transformar, capacidade de antecipação

vale a pena pensar e interiorizar o papel que cada um de nós pode ter para mudar/gerir/ver a biblioteca e o impacto que essa liderança pode ter na escola.