sábado, 22 de setembro de 2012

273 - Preparar o Plano Anual da Atividades da Biblioteca

Post retirado do Blogue Bibliopartilhas  gerido pela CIBE Helena Duque à qual faço um público elogio pela utilizade do seu blogue!
---
 As Bibliotecas Escolares integradas na RBE e que trabalham em parceria quer de âmbito concelhio ou interconcelhio dedicam o mês de Setembro a ultimar a planificação de atividades. Numa lógica de trabalho em rede, orientam a sua acção para 4 domínios fundamentais, que o Modelo de Avaliação explicita, a saber:


  • Apoio ao desenvolvimento curricular
  • Leitura e literacia.
  • Projectos, parcerias e actividades livres e de abertura à comunidade
  • Gestão da biblioteca escolar.
 ........................................................................................................
Nesta lógica, e tendo em conta tantos os projetos de natureza local (escola/agrupamento e também concelhio), como nacional, devem construir planos integradores das diversas propostas que já existem. Relembramos as que existem e que são oferecidos / sugeridos no âmbito de  protocolos estabelecidos pela RBE/PNL com outras entidades. O Portal da RBE, de fácil consulta, vai colocando em destaque muita informação. A consulta atenta ao separador PROGRAMA fornece-nos o acesso a múltipla informação:


















Como forma de síntese, reencaminhamos para uma apresentação disponível na internet e da responsabilidade da RBE - Parcerias e Projetos da RBE

terça-feira, 18 de setembro de 2012

sábado, 8 de setembro de 2012

271 - Unesco World Literacy Day - 8 September 2012

Celebra-se hoje o dia mundial da literacia promovido pela UNESCO:

Numa época em que  o acesso à informação superabunda e em que a questão deixou de ser o acesso mas a seleção e tratamento da informação útil é mesmo importante celebrar este dia.

É de facto espantoso que este dia já se celebre há 40 anos (sinal de a questão da "sociedade da informação" já era premente antes do aparecimento da Internet...

Pena que, de acordo com informações de hoje acessíveis em     http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=351475 em Portugal dez por cento da população seja analfabeta
.
Os 10,6 por cento de portugueses sem escolaridade correspondem a quase um milhão de pessoas, segundo informações da base de dados online Pordata.



(É por estas e por outras que me "dano" quando ouço dizer que há 30 ou 40 anos é que a escola ensinava... Pois... ensinava a quem ia à escola. Se hoje ainda há 10% de analfabetos, que percentagem existiria há 30/40 anos atrás!)

Fazem mesmo  falta escolas, professores e bibliotecas! ai se fazem! partimos com muito atraso e temos mesmo que acertar passo com o século onde vivemos!
---

Mais informações em: 


http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-days/literacy-day/

e

http://www.unesco.org/new/en/education/themes/education-building-blocks/literacy/

e ainda
http://en.wikipedia.org/wiki/International_Literacy_Day

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

269 - O Papel do Bibliotecário II (Do you want to be a Librarian?)

Há uns dias publiquei aqui um vídeo americano dos anos 40 do século XX em que se procurava explicar o papel do bibliotecário.
Hoje deparei com este vídeo que procurava contextualizar o papel do bibliotecário do séc XXI.
Não é que concorde com tudo o que nele é dito, mas vale bem o exercício. O que faltará? Não faria sentido fazer um vídeo sobre o assunto adequando-o à realidade portuguesa?


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

268 - 10 coisas que os pais devem desaprendser no que se refere à escola

A propósito do meu post anterior que se referia a uma visão que nos nossos dias acaba por ser estereotipada sobre o papel do bibliotecário, partilho um texto que acaba por remeter para as mudanças que as escolas sofreram e que seria importante que os pais (e sociedade civil) tomassem consciência. De facto, a escola também mudou e é bem necessário que se faça uma desaprendizagem sob pena de alguns equívocos...

(É neste contexto que se poderá melhor entender o papel da biblioteca e bibliotecário nos dias de hoje) 

10 things I think (some) parents should unlearn…
1.  Learning is best measured by a letter or a number.
2. Product is more important than process and progress.
3. Children need to be protected from any kind of failure.
4. The internet  is dangerous for children.
5. Parents and teachers should discuss students without the learner present.
6. Homework is an essential part of learning.
7. The school is responsible for the child’s entire education.
8. Your child’s perspective is the only one.
9. Learning looks the same as when you went to school.
10. Focus on (and fix) your child’s shortcomings, rather than their successes.

10 coisas que eu acho que (alguns) os pais devem desaprender ...
1. A aprendizagem é melhor medida/aferida por uma letra ou um número.
2. O produto é mais importante do que o processo e progresso.
3. As crianças precisam de ser protegidos de qualquer tipo de falha.
4. A internet é perigosa para as crianças.
5. Pais e professores devem discutir os alunos sem a presença dos próprios.
6. O trabalho de casa é uma parte essencial da aprendizagem.
7. A escola é completamente e unicamente responsável pela educação da criança.
8. A perspectiva do seu filho é a única.
9. A aprendizagem parece igual ao tempo em que foi aluno(a).
10. Concentre-se nas (e correção) deficiências (e correção) do seu filho(a), ao invés de seus sucessos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

267 - O papel do bibliotecário



Descobri este filme realizado em 1946 que pretende esclarecer os jovens americanos sobre o que é a profissão e tarefas do bibliotecário

(Abro parêntesis para aplaudir uma ideia como esta. Para quando algo parecido em Portugal?)

Vejo o filme e ponho-me a pensar:

- Será que a conceção do que é um bibliotecário, no imaginário de muitos, não se mantém passados que são já cerca de 70 anos? Algúem que gosta de livros e pessoas?

- Será que as tarefas do bibliotecário não se alteraram entretanto? no filme referem-se o empréstimo e circulação de livros, o serviço de referência e a catalogação. Não será que o imaginário coletivo se mantém neste aspeto?

- Claro que as tarefas do bibliotecário também são as que acima se referem. mas chegará para os utilizadores de hoje?

- Como seria feito este filme hoje em dia? o que seria necessário alterar e/ou acrescentar?
  
- O que será necessário fazer para modificar o imaginário coletivo acerca do bibliotecário?

- Acho espantoso que, na América, em 1946, já se refira a existência do professor bibliotecário? no imaginário coletivo como será visto o papel do professor bibliotecário?