Ontem tive a sorte de assistir a uma sessão realizada pela Escola segura sobre segurança na Internet, sendo que dela foram destinátarios alunos do 3º ano de uma escola do 1º ciclo. Falamos entã ode alunos com 7/8 anos.
O que els sabiam da Internet era impressionante: Muitos tinham facebook, muitos jogavam , muitos tinham consciência de serem já viciados na Internet...
Reconheceram que passavam tempo de mais ligados, que tinham de fazer pausas e que os pais lhes tinham de estipular horários.
Um ou outro referiu o facto de vir cansado para a escola!
Foi referido a necessidade de os miúdos não acreditarem no eldorado: prémios, ofertas, solicitação de dados pessoais, de não possibilitar que estranhos tirem deduções sobre a vida deles!
Extrapolou-se ainda para os cuidados a ter no dia a dia.
Acho que a sessão fez mesmo todo o sentido
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
sábado, 5 de janeiro de 2013
303 - O eportfólio
Ensinar os alunos a elaborar um e-portfólio deveria ser algo ao qual as Bibliotecas deveriam dar a máxima atenção. Afinal, as novas (e atuais) gerações movimentam-se num mundo em que a Internet desempenha um papel central. Saber apresentar-se em formato digital e saber agregar todas as (suas) publicações digitais num único documento é fundamental para efeitos de curriculum ou busca de emprego
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
302 - Planeamento e estretágia precisa-se
"Eu planeio a minha biblioteca tal como uma mulher planeia o seu casamento de sonho."
---
Não sei se seria necessário ir tão ao detalhe, mas sem dúvida que seria(á) necessário algum planeamento estratégico para as bibliotecas do nosso tempo!
-Onde estou?
-Para onde quero ir?
-Para tal necessito de... e de...
---
Não sei se seria necessário ir tão ao detalhe, mas sem dúvida que seria(á) necessário algum planeamento estratégico para as bibliotecas do nosso tempo!
-Onde estou?
-Para onde quero ir?
-Para tal necessito de... e de...
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
301 - 100 formas de usar as redes sociais em educação
Que a existência e as potencialidades das redes sociais são um facto, ninguém o contesta.
Subsiste, no entanto, a questão central de as aproveitar em contexto educativo
Partilha-se abaixo um link onde são propostas
100-formas-de-usar-las-redes-sociales-en-educacion
Boas leituras!
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
300 - Este motor de busca continua a fazer sentido
Apesar de todas as mudanças das últimas décadas (e por causa delas) este motor de busca continua a fazer todo o sentido. Certo?
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
299 - Isto é a Biblioteca
Biblioteca Rob Gonsalves
A biblioteca como espaço (e tempo) de:
Acesso à leitura;
Acesso à informação;
Exploração
Acesso a outros mundos (saberes)
Aprendizagem autónoma
Iluminação
Caminhar pelo próprio pé
...
A biblioteca como espaço (e tempo) de:
Acesso à leitura;
Acesso à informação;
Exploração
Acesso a outros mundos (saberes)
Aprendizagem autónoma
Iluminação
Caminhar pelo próprio pé
...
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Subscrever:
Comentários (Atom)