quinta-feira, 7 de março de 2013

321 - Pedagogies of Media and Information Literacy da Unesco

A UNESCO, através do seu Institute for Information Technologies in Education, acaba de publicar o manual ««Pedagogies of Media and Information Literacy».
Pretende ser um instrumento de apoio nas instituições de formação de formadores e de facilitação do ensino e aprendizagem da literacia informativa e mediática.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vale a pena consultar também
- 'Media Literacy and New Humanism';
- 'Media and Information Literacy Curriculum for Teachers' (traduzido em várias línguas).

terça-feira, 5 de março de 2013

320 - Digital wisdow por Mark Prensky

  Post de
 
 
Marc Prensky publicou um novo livro - Brain Gain - onde abandona o conceito dos digital natives. Com este conceito, Prensky defendia que as gerações mais novas eram constituídas por nativos digitais enquanto que as gerações anteriores eram constituídas por imigrantes digitais


Prensky defende agora uma evolução do conceito para uma nova metáfora: digital wisdom. Eis a sua justificação para o novo livro e para a nova metáfora:


I believe it is important to keep searching for useful metaphors to help our understanding of our evolving man-machine world. Digital natives and digital immigrants was one such metaphor which helped many people understand what was happening over the last decade. But as technology continues to evolve, new metaphors are needed to understand what we are all going through. So I now offer the metaphor of digital wisdom.

Vale a pena ler a crítica ao livro feita por Pedro De Bruyckere aqui. Ver também em Please refrain from the use of digital native (again) e You want to use the concept of the digital native? Just don’t (research) outros comentários deste autor que é crítico da ideia de existência de nativos digitais e do que normalmente se associa como sendo o comportamento dessa geração.

A ideia base de Prensky, a propósito da digital wisdom, é que a tecnologia pode levar-nos a um novo estádio de desenvolvimento humano alterando a forma como nos relacionamos com o mundo e com o conhecimento.
Outra perspectiva sobre a forma como a sociedade atual lida com a tecnologia é visão que defende a existência de residentes e de visitantes digitais (ver este post). Ainda sobre os nativos digitais (ou Geração Net) ver também Geração Net, Web 2.0 e Ensino Superior.
O que é inegável é que as tecnologias influenciam as gerações mais novas e essa influência tem aspectos positivos que devem ser usados por é responsável por a educar mas existe sempre o outro lado da questão: ver esta notícia do jornal Público de 20 de janeiro.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

319 - Diretrizes e standadrs. Documento de refêrencia para as bibliotecas escolares da Catalunha

Foi publicado um  documento relativo a diretrizes e standars para as Bibliotecas escolares da Catalunha que pode ser acedido em:Directrius i estàndars per a les biblioteques dels centres eductaius de Catalunya.

---


 Elaborado por el Servei d’Immersió i Acolliment Lingüístic del Departament d'Ensenyament de la Generalitat de Catalunya. Enero 2013.

Documento de referencia para las bibliotecas de los centros educativos de Cataluña que expone los servicios y recursos que deberían proporcionar a la comunidad educativa. También presenta unos estándares mínimos aplicables a los apartados de colección, servicios, espacio y personal.

Este documento es el resultado del trabajo de una comisión que el Departament d'Ensenyament constituyó en el año 2009 con el fin de proveer a los centros educativos de Catalunya de instrumentos para facilitar y mejorar la gestión de las bibliotecas escolares.

Esta comisión ha estado formada por:
  • Col·legi Oficial de Bibliotecaris - Documentalistes de Catalunya.
  • Gerència de Serveis de Biblioteques de la Diputació de Barcelona.
  • Grup Bibliomèdia de la Federació de Moviments de Renovació Pedagògica.
  • Grup de Recerca de Biblioteques Escolars de la Facultat de Biblioteconomia i Documentació
  • de la Universitat de Barcelona.
  • Observatori de Biblioteques, Llibres i Lectura de la Facultat de Biblioteconomia i Documentació de la Universitat de Barcelona.
  • Programa biblioteca escolar “puntedu” del Departament d’Ensenyament de la Generalitat de Catalunya.
  • Servei de Biblioteques del Departament de Cultura de la Generalitat de Catalunya.http://www.xtec.cat/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/38547944-4b4c-4f90-b364-ad81076f48fd/directrius_biblio_centres.pdf

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

318 - De biblioteca para biblioteca - Serralves oferece livros

De Biblioteca para Biblioteca" - Serralves oferece livros














Candidaturas abertas até 8 de Março de 2013
A Fundação de Serralves reconhece a importância das bibliotecas enquanto pólos de difusão e fruição cultural, frequentados por camadas muito heterogéneas da comunidade - em termos etários, condições sociais e económicas e motivacionais – e que por isso mesmo constituem um veículo fundamental na difusão e partilha de informação nas mais variadas temáticas. Consciente das dificuldades existentes na aquisição e atualização de fundos documentais por parte de instituições sem fins lucrativos, Serralves promove esta iniciativa para oferecer algumas publicações do vasto e diversificado espólio bibliográfico que tem editado ao longo dos seus 25 anos de atividade, de modo a contribuir para a atualização dos fundos documentais de bibliotecas, IPSS, universidades, escolas, institutos e outros organismos.

Que publicações irão ser oferecidas?
Serão oferecidos catálogos das exposições apresentadas na Casa e no Museu de Serralves, monografias sobre a Coleção, a atas de colóquios realizados em Serralves, publicações sobre ambiente e paisagem, monografias sobre a Fundação e seus espaços e também manuais dirigidos a educadores e público infanto-juvenil.

Regulamento
Consulte aqui o regulamento com as condições de acesso e de atribuição de publicações.

Candidaturas 
Para realizar a candidatura, deverá ser preenchido o formulário online até 8 de Março de 2013.

Esclarecimento de dúvidas
Contacte a Fundação de Serralves através do email: biblioteca@serralves.pt 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

317 - programa Gulbenkian Qualificação de novas gerações




No âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações, a Fundação Calouste Gulbenkian apoia atividades e ações que promovam a educação, no âmbito da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social das crianças e jovens com necessidades educativas especiais. 

As candidaturas podem ser enviadas para o Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações, até ao dia 28 de fevereiro, por instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, legalmente reconhecidas, que apresentem projetos consonantes com o objeto do concurso, nos termos do Regulamento.

Toda a documentação está disponível na página www.gulbenkian.pt (Atividades e Apoios / Apoios / Educação Especial).

domingo, 17 de fevereiro de 2013

316 - É com orgulho que me afirmo bibliotecário

Miguel Mimoso Correia recebe o prémio da Springer com um cartaz cuja  frase vencedora é de sua autoria!
Parabéns!
cartaz para download aqui

domingo, 10 de fevereiro de 2013

315 - Os jovens e as tecnologias

Os jovens e as tecnologias!

Não é que seja algo de substancialmente novo, mas não deixa de ser digno de registo (e de admiração) ver a facilidade com que os "pequenos" se movem com as tecnologias.
Num fim de aula, estas jovens pedem-me a caneta para poderem usar o quadro interativo.

Inventam com a maior das facilidades em exercício e usam as ferramentas de um modo simples e intuitivo...

Criaram um exercício! assim em duas penadas no Q.I.!

---

Curioso ainda foi ver, na sala de alunos, o monopoly.

Este mantém-se atrativo para as novas gerações sendo digno de registo constatar que:

As notas eram de x K(apa) e Y M(ega)... o que constitui uma linguagem que os miúdos conhecem (megabytes...)
As regras tinham muita ilustração e pouco texto! Curioso! curioso mesmo. Nem é bom nem mau, é diferente!