sábado, 3 de janeiro de 2015

466 - Literacia da informação

Ora aqui está um esquema muito simples sobre um modelo de literacia da informação (Big 6) para ser publicado e a seguir divulgado a toda uma escola. Como diz o acróstico inglês: Kiss - Keep it short and simple. Para quê arranjar esquemas complexos e complicados? (Esquema obtido aqui )


quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

465 - I want it all

No post anterior partilhei uma música de Cat Stevens como paradigmática de uma geração. Escrevi então que: "Não deixa de ser curioso que, quando se referem as caraterísticas da geração atual que anda pelos bancos da escola se fala no imediatismo e de não ser capaz de olhar para o dia de amanhã. Correto.

Correto?"

Pois... uma outra música mais recente, de 1989, dos Queen, volta à mesma temática... Parece que esta caraterística do imediatismo se mantém de geração em geração... Creio que temos, como educadores que  entender que ela é constituinte das caraterísticas de um adolescente.

Here's to the future
For the dreams of youth

I want it all (Give it all, I want it all)
I want it all (Yeah)
I want it all and I want it now

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

464 - But I might die tonight

Não deixa de ser curioso que, quando se referem as caraterísticas da geração atual que anda pelos bancos da escola se fala no imediatismo e de não ser capaz de olhar para o dia de amanhã. Correto.

Correto?

Numa das muinhas navegações pela Internet, descobri esta música de Cat Stevens, de 1971: Mil Novecentos e Setenta e um!

Pois... Parece que esta caraterística do imediatismo se mantém de geração em geração... Temos, com educadores, entender que ela é constituinte das caraterísticas de um adolescente.   





I don't want to work away
Doing just what they all say
Work hard boy and you'll find
One day you'll have a job like mine

'Cause I know for sure
Nobody should be that poor
To say yes or sink low
Because you happen to say so, say so, you say so

I don't want to work away
Doing just what they all say
Work hard boy and you'll find
One day you'll have a job like mine, job like mine, a job like mine

Be wise, look ahead
Use your eyes he said
Be straight, think right
But I might die tonight!

sábado, 13 de dezembro de 2014

464 - Publicado o vídeo "Bibliotecas Mudam Vidas"

No dia 10 de Dezembro, o Programa Public Libraries 2020, gerido pela Reading & Writing Foundation publicou um vídeo de animação sublinhando como as bibliotecas públicas na Europa reforçam as comunidades e ajudam as pessoas: “Bibliotecas Mudam Vidas”.
O vídeo foi oficialmente lançado na Conferência de Bibliotecas Públicas da Holanda pela Princesa Laurentien, Presidente Honorária da Reading and Writing Foundation e Patrocinadora da Associação Holandesa de Bibliotecas Públicas.




O vídeo mostra alguns dos desafios do século XXI e como as 65.000 bibliotecas públicas da Europa trabalham diariamente para ajudar as pessoas a vencer esses desafios. Veja o vídeo e partilhe-o com colegas, parceiros e amigos.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

462- E tu, o que colocarias na árvore dos desejos?

 E tu, o que colocarias na árvore dos desejos da tua biblioteca? não vais escrever o óbvio pois não? Supera-te e sê realista: "exige o impossível" e torna-o possível!

(Eu também participei...)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

461 - 3 de dezembro - Dia internacional da pessoa com deficiência

E assim se ensina e aprende na escola que todos somos diferentes e a diferença é a nossa riqueza: uns pintam com os olhos fechados e outros experimentam outras formas de fazer as coisas! Pôr-se na pele de outro ajuda a aprender a viver do lado contrário.