Pelo segundo ano consecutivo a escola onde lecciono organizou uma exposição com trabalhos relativos à disciplina de geografia. A ideia é muito simples: pede-se aos alunos do 7º e 8º ano que representem/desenhem a Europa e o mundo de memória, isto é, sem olhar para um mapa.
não deixo de me espantar com os mapas que vejo. não creio que os miúdos sejam imaturos ou pouco estudiosos. Creio apenas que a aprendizagem leva tempo e ter mapas mentais claros nas nossas cabeças, implica anos e anos a olhar e interiorizar até que tudo aquilo faça sentido na cabeça. É como ler, quanto mais se lê, melhor se lê e se domina a competência leitora.
Que lição nos dão os nossos alunos, assim queiramos nós, os seus professores, aprender com eles.
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
513 - Conference: "Libraries for tomorrow" Ismail Serageldin (Director of the Library of Alexandria)
Conferência: "Libraries for tomorrow"
Ismail Serageldin (Diretor da Biblioteca de Alexandria)
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
510 - E a literacia dos media?
Apesar de se estarem a dar passos neste sentido, já é altura de se promover uma estratégia concertada de promoção dos media nas nossas bibliotecas e escolas.
O filme abaixo seria muito adequado para ser explorado com os alunos em contexto de educação para os media.
É na Terra não é na Lua, é um documentário realizado por Gonçalo Tocha. Grande prémio Doc Lisboa 2011 e menção honrosa no festival de cinema de Locarno é "filme Antena 1".
Data de lançamento: 29 de março de 2012 (Portugal)
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
509 - As pessoas fazem as instituições ou sobre advocacy
"Pior do que uma biblioteca sem recursos, é ter um bibliotecário desencantado"
Fernando Juaréz Urquijo
Fernando Juaréz Urquijo
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