Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
It examines the role of libraries in supporting
lifelong literacy by looking at how libraries
nurture early literacy skills up to advanced levels of literacy proficiency. By providing literacy resources for children, youth
and adults at all proficiency levels, they are
making an enormous contribution to supporting a reading culture and the creation
of a literate society. Libraries need to be
involved in policy dialogue connected to literacy. Used strategically, they have the potential to play a key role in
promoting national literacy efforts, as they are trusted by people in the
communities they serve and are in a good position to provide a wide variety of
literacy opportunities.
Ler resolução do conselho de ministros n.º 48-D/2017 Diário da República n.º 65/2017, 1º Suplemento, Série I de 2017-03-31aqui
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A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).
O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.
“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom', é isso que vamos fazer”, realça Teresa Calçada. “Queremos mostrar às pessoas que a leitura não passou de moda, está na ordem do dia.”
A propósito do lançamento do perfil de saída dos alunos ao nível do 12º ano e da gestão de 25% do currículo deixado às escolas portuguesas...
Acho engraçado as vozes que se levantam contra este tipo de medidas apresentadas pela tutela, argumentando com o facilitismo e que os alunos vão deixar de aprender, quando há cerca de 2 anos atrás, algumas destas mesmas vozes, apluadiam esta mesma ideia a existir na Finlândia e a partilhavam no facebook, como sendo uma medida tomada por um país civilizado, sendo que se incentivava este país a também avançar com este tipo de medida!
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Veja-se a notícia relatada pela TVI há cerca de dois anos
A Finlândia é conhecida por ser o país com um dos melhores sistemas educacionais do mundo, mas prepara-se para uma mudança profunda e que já está a gerar controvérsia: acabar com as aulas tradicionais. O sistema tem sido testado nos últimos dois anos e vai passar a vigorar a partir de 2016, em todos os centros de ensino. Este novo método é apelidado de " phenomenon learning". Prevê a rutura das aulas tradicionais, substituindo-as por projetos, onde são os jovens a apropriar-se do processo de aprendizagem.
"Na educação tradicional, os alunos vão à sala de aula e têm aulas de matemática, depois de literatura e depois de ciências. Agora, ao invés de adquirir conhecimentos isolados sobre matérias diferentes, o papel do estudante é ativo. Eles participam no processo de planeamento, são pesquisadores e também avaliam o próprio processo", explicou Marjo Kyllonen, do ministério da educação de Helsínquia, àBBC.
Os alunos do 4.D da Escola Miquelina Pombo, na Sobreda, concelho de Almada, representaram a história de 'Teatro às três Pancadas', para convencerem os seus colegas que é nesse livro que devem votar em 'Miúdos a Votos'. Fomos espreitar!
LILIANA LOPES MONTEIRO (TEXTO) E ANDRÉ MOREIRA (VÍDEO)
Os alunos do 4.ºD da Escola Miquelina Pombo, no concelho de Almada, adoram o livro O Teatro às Três Pancadas, de António Torrado, e decidiram representar para os colegas do 3.ºE, do 3.ºF, do 4.ºE e do 4.ºF algumas passagens da obra.
Ensaiaram no corredor e na biblioteca da escola e em menos de uma semana a peça estava pronta! Sob a orientação da professora Alexandra Lopes e do jovem encenador Hugo Batoca, os alunos Diogo Teixeira, Beatriz Frazão, Catarina Lima, João Alves e Tomás Dias tornaram-se atores por uma manhã.
Nervos? "Nenhuns", disseram. Relativamente, à escolha do livro Teatro às Três Pancadas, todos concordam: "É um livro cheio de histórias giras, e ainda aprendemos muitas coisas sobre teatro e sobre a história de Portugal!"
Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória
Ainda não li, com a devida atenção o documento abaixo e preocupa-me a forma como vai ser operacionalizado e trabalhado pelas escolas, no entanto, saúdo desde já este tipo de documento pois, tenho para mim, que na escola não se passam só conteúdos fixos e imutáveis e que preparar alunos para empregos que ainda não existem é muito mais exigente e obriga a que estes tenham competências diferentes das que tinham os nossos pais que tinham empregos estáveis e para toda a vida. Decorar só para um teste é mesmo muito pouco...
A partir do sítio da Direção Geral de Educação.
"O documento: "Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória" encontra-se em consulta pública até ao dia 13 de março de 2017.
No âmbito do debate alargado lançado pelo Ministério da Educação sobre o Currículo do século XXI, foi constituído um Grupo de Trabalho tendo em vista a definição do perfil de saída dos jovens de 18 anos de idade, no final de 12 anos de escolaridade obrigatória (Cf. Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho).
Concluídos os trabalhos do referido Grupo, o Ministério da Educação coloca agora em discussão pública, até ao dia 13 de março de 2017, o documento Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, disponível em: http://dge.mec.pt/perfil
Pretendendo-se que este momento de consulta pública se paute por uma participação plural agradecemos, desde já, o V/ contributo através do preenchimento do formulário eletrónico: http://area.dge.mec.mec.pt/perfil"