quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

310 - Ebooks

Não! não sou daqueles que decretam o fim do livros em papel! mas também não tenho nada contra os e-books. Acho apenas que os dois suportes ocnviverão.

Acho apenas que o cartoon não é tão anacrónico ou com tanta falta de lógica como se pretende fazer crer. De facto faz todo o sentido a pergunta do rapaz e creio que fará cada vez mais sentido. Esta geração já lê e-books no comboio, no carro, em casa. Já os imprime se necessário.

Por que raio não pode haver um botão "print" naqueles? 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

309 - Geração quê? windows 8

Muito se tem falado dos nativos digitais, da geração Net, ...

O anúncio abaixo sobre o Windows 8 é muito feliz em vários aspetos pois mostra um suposto nativo digital (o jovem) com algumas dificuldades em entender as novidades... Surge outro protagonista ainda mais jovem. Se´ra para querer passar a mensagem de uma nova geração net ou da extrema simplicidade do windows 8 que é acessível até a uma criança?

Não sabemos! o que sabemos é que as tecnologias vieram mesmo para ficar e saber trabalhar com elas marca a sociedade do nosso tempo. Quem não se adapta fica fora! o que pode fazer a Biblioteca neste novo mundo?


 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

308 - Revista galega de educação

A Revista Galega de Educação apresenta, no seu nº 48, um número especial dedicado às Bibliotecas Escolares.

Destaca-se:
Um artigo de Manuel Area sobre o papel da biblioteca escolar na alfabetização no século XXI; artigos sobre as bibliotecas escolares galegas e as transformações que estas viveram na última década a cargo de Pilar Sampedro e Cristina Novoa; Uma entrevista a Juan Mata;  Referência ainda aos clubes de leitura, a Hora da leitura, as maletas viajantes; ... 
 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

307 - A Biblioteca apresenta-se

A propósito da rubrica: "A biblioteca apresenta" promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, pretendendo constituir uma rubrica de vídeos, elaborados pelas escolas, com o objetivo de divulgar as suas bibliotecas e o que de melhor se faz no âmbito da sua atividade, (Ler mais aqui) apresentamos um vídeo elaborado pelos alunos de uma Biblioteca Espanhola.

Vale a pena por os alunos a produzir,  para além de ser uma forma de promover as literacias e de usarem as tecnologias de forma crítica, também acaba por ser uma possibilidade de ver como é que eles vêem a sua biblioteca.



domingo, 20 de janeiro de 2013

306 - Prémio Raul Proença 2012

Prémio Raul Proença 2012: 2500 euros



Foi reaberto o prazo de candidaturas ao Prémio Raul Proença relativo a 2012, tendo como principais objectivos estimular a investigação e desenvolver o estudo das qualificações, técnicas e práticas profissionais bem como da política, dos programas e recursos nacionais de informação e da sua inserção e interacção na sociedade. A data limite para entrega das candidaturas a este Prémio é o dia 28 de Fevereiro de 2013.

Para informações sobre o regulamento e procedimentos de entrega das candidaturas, por favor consultar



Tantos/as de nós escrevem e investigam, seria bom contar com candidaturas com temas relacionados com a literacia e as bibliitecas escolares
 
(post retirado daqui

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

304 - Segurança na Internet

Ontem tive a sorte de assistir a uma sessão realizada pela Escola segura sobre segurança na Internet, sendo que dela foram destinátarios alunos do 3º ano de uma escola do 1º ciclo. Falamos entã ode alunos com 7/8 anos.

O que els sabiam da Internet era impressionante: Muitos tinham facebook, muitos jogavam , muitos tinham consciência de serem já viciados na Internet...

Reconheceram que passavam tempo de mais ligados, que tinham de fazer pausas e que os pais lhes tinham de estipular horários.

Um ou outro referiu o facto de vir cansado para a escola!

Foi referido a necessidade de os miúdos não acreditarem no eldorado: prémios, ofertas, solicitação de dados pessoais, de não possibilitar que estranhos tirem deduções sobre a vida deles!

Extrapolou-se ainda para os cuidados a ter no dia a dia.

Acho que a sessão fez mesmo todo o sentido