Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
473 - Aprendendo a ser cientista ou a escola é... o local onde aprendemos a descobrir o mundo
Esta semana tive o grato prazer de visitar uma pequena escola rural com Jardim de Infância e 1º Ciclo da península de Setúbal.
Tive a sorte de, logo ao entrar na escola, deparar com uma pequena maravilha! numa sala do jardim de infância os pequenos aprendiam a questionar, a investigar e a descobrir a vida que pode existir num pequeno bocado de terra. Era vê-los com lupas a pesquisar!
Veio-me logo à memória a recordação do que tinha visto numa visita à Finlândia onde uma turma de pequenos descobria e experimentava os fenómenos da electricidade estática. Mais uma vez constatei que aqui se trabalha tão bem como lá, tudo passa pela forma como valorizamos (ou não) os professores e o seu trabalho. Adiante!
A minha segunda reflexão prendeu-se com o espanto e encanto dos meninos ao mexerem, tocarem, investigarem , questionarem. Qual o motivo pelo qual a escola se vem a tornar tão aborrecida uns anos depois?
Lembrei-me da canção da Adriana Calcanhoto
Por que você é flamengo
E meu pai botafogo?
O que significa
"impávido colosso"?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme?
Por que os dentes caem?
Por onde os filhos saem?
Por que os dedos murcham
Quando estou no banho?
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo?
Quanto é mil trilhões
Vezes infinito?
Quem é Jesus Cristo?
Onde estão meus primos?
Well, well, well
Gabriel...
Well, Well, Well, Well...
Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda?
Por que deitar agora?
Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?
Por que que a gente espirra?
Por que as unhas crescem?
Por que o sangue corre?
Por que que a gente morre?
Do que é feita a nuvem?
Do que é feita a neve?
Como é que se escreve
Re...vèi...llon
Well, Well, Well
Gabriel...(4x)
---
Nunca desistam de aprender e de se maravilhar caros pequenotes! parabéns às educadoras que ousam e não desistem!
Aqui descobrem as propriedades da água (evaporação e solidificação)
Tive a sorte de, logo ao entrar na escola, deparar com uma pequena maravilha! numa sala do jardim de infância os pequenos aprendiam a questionar, a investigar e a descobrir a vida que pode existir num pequeno bocado de terra. Era vê-los com lupas a pesquisar!
Veio-me logo à memória a recordação do que tinha visto numa visita à Finlândia onde uma turma de pequenos descobria e experimentava os fenómenos da electricidade estática. Mais uma vez constatei que aqui se trabalha tão bem como lá, tudo passa pela forma como valorizamos (ou não) os professores e o seu trabalho. Adiante!
A minha segunda reflexão prendeu-se com o espanto e encanto dos meninos ao mexerem, tocarem, investigarem , questionarem. Qual o motivo pelo qual a escola se vem a tornar tão aborrecida uns anos depois?
Lembrei-me da canção da Adriana Calcanhoto
Oito Anos
Adriana Calcanhotto
E meu pai botafogo?
O que significa
"impávido colosso"?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme?
Por que os dentes caem?
Por onde os filhos saem?
Por que os dedos murcham
Quando estou no banho?
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo?
Quanto é mil trilhões
Vezes infinito?
Quem é Jesus Cristo?
Onde estão meus primos?
Well, well, well
Gabriel...
Well, Well, Well, Well...
Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda?
Por que deitar agora?
Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?
Por que que a gente espirra?
Por que as unhas crescem?
Por que o sangue corre?
Por que que a gente morre?
Do que é feita a nuvem?
Do que é feita a neve?
Como é que se escreve
Re...vèi...llon
Well, Well, Well
Gabriel...(4x)
---
Nunca desistam de aprender e de se maravilhar caros pequenotes! parabéns às educadoras que ousam e não desistem!
Aqui descobrem as propriedades da água (evaporação e solidificação)
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
471 - A escola é... o local onde aprendemos a descobrir o mundo II
E quem ensina os alunos a pensar e a saber ver as coisas de outro modo? e a pensar para além do óbvio? e a colocar questões, questionando-se a si próprio e às suas maneiras de ver as coisas? e quem o ajuda a ver para além das aparências?
A escola é, de facto, o local onde aprendemos a descobrir o mundo
A escola é, de facto, o local onde aprendemos a descobrir o mundo
472 - 1st In-Service Training Course – Lisbon, Portugal – September/October 2015

1st In-Service Training Course – Lisbon, Portugal – September/October 2015
The first of two In-Service Training Courses for the RECIPE project will be held in Lisbon, Portugal. The training course objectives are:
- To inform about and present the importance of centralized, coordinated actions (REC)
- To exchange experiences in how to prevent Early School Leaving and encourage to after-compulsory-education.
- To explore, develop and evaluate “best practice” from a number of European teachers, trainers, principals and policy makers
- To encourage and motivate course participants to include the European and international dimension in their future projects and actions plans for their local activities
- To demonstrate and sharing the best practice between RECIPE partners and the course participants.
During the course the participants will experience workshops, the RECIPE marked place, school visits, cultural events, sightseeing and more.
Download the brochure of the Course and the program below and register your interest today!
https://pt.scribd.com/doc/253021851/Program-RECIPE-Course-Portugal
https://pt.scribd.com/doc/253018014/RECIPE-European-Course-Leaflet
Need funding?
Under the new Erasmus+ programme, the Heads of Schools (and not individual teachers) will be able to organize several mobility activities for staff or teachers from your school/institution to attend Mobility Training courses abroad over a period of one OR two years through one grant application.
The school does not need to identify the courses in advance but this will help with the application as your Head will know whether the courses do address the needs of the teachers!In this new programme, the provider that is charge of receiving foreign adult education staff and offering them a programme of training activities is called a “partner”. This means that if you choose our course, in the new Erasmus+ we will become partners. Plase read the following Erasmus+ guide (click this LINK for the Eramus+ RECIPE Guide)
https://pt.scribd.com/doc/253021850/Erasmus-Guide-RECIPE
https://pt.scribd.com/doc/253021849/Erasmus-application-form-2015
Remember that it’s fundamental to apply for a PIC code!
All interested organizations must first register and provide their basic legal and financial data in the Unique Registration Facility (URF) of the European Commission’s Participant Portal. Once the registration in the Participant Portal is completed, the organization will obtain a nine-digit PIC number. The PIC is a unique identifier which enables the organisation to take advantage of on-line application forms.
Please, if you need more information don’t hesitate to contact us!
sábado, 17 de janeiro de 2015
470 - A escola é... o local onde aprendemos a descobrir o mundo I
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
468 - Does Your School Have a Teacher Librarian?
This advocacy film about California teacher librarians illustrates how we nurture student interests, integrate technology, teach information literacy, prepare students to be college and career ready, and can provide professional development to faculty and staff at our school sites and for our school districts. Can be used as an advocacy tool for all K-12 certified school librarians.
Subscrever:
Comentários (Atom)