sábado, 26 de julho de 2014

436 - O Projeto Ler+ Jovem

Ler+ jovem

Ler+ jovem é um projeto de leitura, lançado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e a colaboração da Universidade do Minho.
A iniciativa dirige-se aos alunos do ensino secundário e tem por principal estratégia o envolvimento e dinamização da leitura pelos jovens junto da respetiva comunidade, usufruindo, para o efeito, da orientação de professores e da colaboração das bibliotecas escolares e públicas.
 O Projeto aLer+ jovem desafiou as escolas a procurarem estratégias que (re)aproximem os jovens do ensino secundário da leitura e ajudem o público adulto a descobrir o prazer de ler.

Uma das escolas que se envolveram neste projeto foi a Escola Secundária José Afonso no Seixal. É extraordinário o que jovens e seniores conseguem fazer em conjunto no âmbito da leitura. É mesmo caso para dizer que foi uma descoberta mútua o que estes dois públicos fizeram o longo de dois anos letivos em que este projeto esteve em prática nesta escola.

Não acredita? aceda ao Blogue do projeto:  http://lermaisjovem.blogspot.com.es/ e constate o ar cúmplice como seniores e  jovens trabalharam em conjunto: leram, partilharam leituras, celebraram, jogaram Boccia, dançaram! 

Só por conseguir isto, já valia a pena existir um projeto assim, nem que fosse numa só escola. Imagine-se o que aconteceu já nas cerca de 40 escolas que já estão envolvidas. Quem diz que o diálogo entre jovens e seniores é difícil?