Pois, num blogue como este fazia falta um post sobre estantes...
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
terça-feira, 1 de março de 2011
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
151 - Tomada de posição pública da BAD sobre a portaria nº76/2011 referente às Bibliotecas Escolares
BIBLIOTECAS ESCOLARES - PORTARIA N.º 76/2011
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA DA BAD
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA DA BAD
1. A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), enquanto estrutura representativa dos profissionais de informação e documentação portugueses, tem apoiado convictamente, desde a sua criação, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e por diversas vezes apresentado publicamente tomadas de posição, tal como aconteceu durante o último Congresso Nacional, relativamente à portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho. Face ao conteúdo da portaria n.º 76/2011, de 15 de Fevereiro, que no ponto 2, do artº 2º, define que o Professor-Bibliotecário deve assegurar a leccionação de uma turma, a BAD manifesta a sua profunda apreensão, pelos sinais de claro desinvestimento que esta decisão representa.
2. Centenas de bibliotecas escolares, elementos essenciais do processo educativo, contarão, a partir de Setembro próximo, com menos tempo de trabalho de todos quantos se empenham no seu desenvolvimento, deixando objectivamente milhares de alunos, com piores condições de aprendizagem.
3. A publicação da referida portaria, menos de um ano depois de se ter verificado a redução dos recursos humanos das bibliotecas escolares (portaria n.º 558/2010, de 22 de Julho), indicia uma inflexão de rumo relativamente a estas, podendo comprometer investimentos significativos que, desde 1996, diferentes Governos têm conseguido concretizar, com resultados comprovados.
4. A BAD alerta para o perigo de se persistir em medidas que poderão comportar graves consequências para as bibliotecas escolares, estruturas essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competências de informação e do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
5. Assumimos assim o compromisso de continuar a acompanhar atenta e criticamente as políticas aplicadas às Bibliotecas em geral e, neste caso, particularmente às Escolares, manifestando um firme apoio aos que nelas trabalham, persistentes e determinados a melhorar a qualidade dos serviços que prestam.
O Conselho Directivo Nacional da BAD
A Comissão Permanente da Secção de Documentação e Informação Escolar da BAD
28 de Fevereiro de 2011
150 - As escolas são nós das redes de aprendizagem
Muito inspiradora esta apresentação sobre o novo papel das escolas, aprendentes e professores nesta ecologia em que as redes desempenham um papel essencial Dimensions of-change
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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
149 - Educar os pais
Excelente iniciativa a da
ao procurar fazer formação para os pais ao nível das TIC de modo a que estes possam ajudar os filhos e perceber melhor os ambientes em que estes se movem.
Têm acessível um
Guía de formación TIC para padres y madres de adolescentes
Para além de muitos outros recursos neste âmbito que podem ser descarregados aqui
domingo, 20 de fevereiro de 2011
148 - International Children’s Digital Library (ICDL)
The ICDL won the American Library Association President’s 2010 award for International Library Innovation. It is a wonderful site that aims to ‘…support the world’s children in becoming effective members of the global community – who exhibit tolerance and respect for diverse cultures, languages and ideas — by making the best in children’s literature available online free of charge.’ This digital library would be brilliant for LOTE classes. It may also be a nice way for ESL students to teach their fellow classmates about their culture and language, by finding novels written in their language and sharing these. It is just wonderful to be able to show children a digital library and watch them explore. If you haven’t already, take a look:
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
147 - Evidências do papel das Bibliotecas Escolares na aprendizagem II
Post roubado descaradamente daqui. Mas acho que a M.J.V. não se vai importar ainda por cima do dia em que sai a portaria 76/2011 que retira mais condições de trabalho aos professores Bibliotecários.
como diria o outro: " se a educação é cara, experimente-se a ignorância"
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Resultados de investigação realizada desde há anos sobre sucesso nas aprendizagens e bibliotecas escolares valorizam o professor bibliotecário/bibliotecário escolar a tempo inteiro. Mas a algumas almas tal pouco importa, o preconceito tem mais força que a argumentação científica, e calha mesmo bem às poupanças imediatas....
Fonte:
Research and innovative thinking (blog da Biblioteca Nacional da Nova Zelândia)
como diria o outro: " se a educação é cara, experimente-se a ignorância"
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Biblioteca escolar, pensamento inovador e pessoal a tempo inteiro - o que diz a investigação
The third Colorado study has been completed, published at the end of 2010. The original Colorado study was conducted in 1993 and the second in 2000. This latest study reconfirms the results of the previous two as evidenced in its title: School Librarians Continue to Help Students Achieve Standards: The Third Colorado Study (2010) [...]
The findings are consistent with both the previous Colorado studies and also the many other studies that have been conducted internationally over the past 10 years.
The ResultsSchools with at least one full time qualified librarian averaged better performance (in reading) than in schools with less than one FTE qualified librarian. Further, the findings show that in schools with full time librarians 4 % more students achieved higher results at the top end of the scoring and significantly, 3 % fewer students fell below the unsatisfactory mark.
Other results include similar impacts on measured reading achievement based on library expenditure (above or below the median per student), number of visits per child to the library (above or below the median of .42 visits per student per week), size of periodical and video collections.For the full report visit the Library Research ServiceNB: for this report Librarian was defined as “ an individual employed by a school as a librarian AND endorsed by the Department of Education as: Teacher Librarian or School Librarian or Media Specialist”
Fonte:
Research and innovative thinking (blog da Biblioteca Nacional da Nova Zelândia)
sábado, 12 de fevereiro de 2011
146 - As novas Bibliotecas de Alexandria
162 bibliotecas de Alejandría por cada ser humano
Un estudio calcula la capacidad total de la humanidad para almacenar y transmitir información en los últimos 25 años
Dá mesmo que pensar este artigo do jornal Público.es"Mucha gente tiene una torre de CD en los que guarda películas, fotos familiares, documentos de trabajo y demás información en formato digital. El planeta también tiene la suya, una torre con 820.000 millones de CD, según el estudio que se publica mañana en Science que pretende calcular la capacidad total de almacenar información que tiene en la actualidad la humanidad.
En función de sus cálculos, sumando todos los soportes para almacenar información del planeta -desde una carta de papel hasta un disco duro- gigante dan para atesorar lo mismo que si todos y cada uno de los habitantes del planeta tuvieran datos para llenar 162 bibliotecas de Alejandría.
Hoy la Tierra puede conservar 600 trillones de bytes de datos
"Creo que es apropiado decir que hoy en día, en 2011, habrá unos 600 exabytes de datos almacenados en el mundo", afirma el profesor de la Universidad del Sur de California Martin Hilbert, responsable del estudio junto a Priscila López, de la Universitat Oberta de Catalunya. Un exabyte, un trillón de bytes, es como la capacidad de un millón de ordenadores de sobremesa actuales."
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