Tenho, do facebook, a perspectiva optimista, e acho que é uma ferramenta cheia de potencialidades para as Bibliotecas e Educação, sem que ignore alguns riscos (como em toda a actividade humana)
Por agora, apetece-me partilhar o Cartoon abaixo,....
Sempre achei que o "pedido de amizade" era o ponto fraco desta plataforma... "Ser amigo" , Pedir a um amigo "queres ser meu amigo" para que o possa incluir no meu facebook sempre me pareceu ridículo. No entanto, todos os males fossem esses!
Fica apenas o registo humorístico. Há que aprender a saber ver os pontos fortes e fracos de tudo numa lógica mais descomprometida que nos permite ver com outros olhos a realidade.
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
terça-feira, 5 de abril de 2011
163 - A minha visão do VII Seminário e-Learning Exponor - Aprender nas redes sociais: amplisar e colaborar
Organizado pela Tecminho decorreu na Exponor, no passado dia 1 de Abril, o VII Seminário e-learning - aprender nas redes sociais .Dado o facto de, ao seguir o link, se poder ter acesso a uma breve síntese, às fotos, às apresentações do evento e uma pequena nota biográfica dos oradores, deixo as minhas reflexões pessoais sobre o evento.
Para além das excelentes apresentações e da temática tratada, gostei especialmente das sínteses e do debate da manhã e da tarde
Importa face ao momento e sociedade actual, em que se diluem as fronteiras entre o formal e o informal, acentuar uma pedagogia colaborativa assente em redes de conhecimento. É preciso um novo olhar sobre o currículo construído em contexto e não fechado como tem sido usual.É importante ter em conta o(s) contexto(s) onde ocorrem as aprendizagens de modo a responder às necessidades de formação.
Importa ainda ter bem claro que não se pode conceber o e-learning como uma mera transposição/cópia da sala de aula trradicional.O e-learning pode ser muita coisa e ser configurado de muitas formas, mas dessa não.
Há na educação de hoje nichos que contribuem para a inovação na escola e na universidade.
Importa também arranjar resposta para a mobilidade e certificação envolvendo nessa tarefa múltiplos agentes
Importa investir em formação e não em tecnologia evitando a "luxúria" das tecnologias.
Estas serão as palavras chave para estes novos tempos: contextos, abertura para transformar, aprendizagem colaborativa, aprendizagem em rede
Para além das excelentes apresentações e da temática tratada, gostei especialmente das sínteses e do debate da manhã e da tarde
Importa face ao momento e sociedade actual, em que se diluem as fronteiras entre o formal e o informal, acentuar uma pedagogia colaborativa assente em redes de conhecimento. É preciso um novo olhar sobre o currículo construído em contexto e não fechado como tem sido usual.É importante ter em conta o(s) contexto(s) onde ocorrem as aprendizagens de modo a responder às necessidades de formação.
Importa ainda ter bem claro que não se pode conceber o e-learning como uma mera transposição/cópia da sala de aula trradicional.O e-learning pode ser muita coisa e ser configurado de muitas formas, mas dessa não.
Há na educação de hoje nichos que contribuem para a inovação na escola e na universidade.
Importa também arranjar resposta para a mobilidade e certificação envolvendo nessa tarefa múltiplos agentes
Importa investir em formação e não em tecnologia evitando a "luxúria" das tecnologias.
Estas serão as palavras chave para estes novos tempos: contextos, abertura para transformar, aprendizagem colaborativa, aprendizagem em rede
segunda-feira, 4 de abril de 2011
162 - Bibliotecas Escolares de Galicia

Foi publicado o "CADERNIÑO" INFORMATIVO 2010/2011 que reúne diversas informações relacionadas com as bibliotecas escolares galegas e com os programas e iniciativas da Consellería de Educación para a renovação destas bibliotecas e ainda sobre o fomento da lectura nos centros de ensino.
Conteúdos
- Plano de melloria de bibliotecas escolares
- Programa HORA DE LER
- Bibliografía e recursos electrónicos diversos.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
161 - a minha apresentação no VII Seminário e-Learning EXponor - Aprender nas redes sociais: amplisar e colaborar
Aqui se publica a minha apresentação no VII Seminário e-Learning na Exponor - Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e colaborar organizado pela Tecminho
quarta-feira, 30 de março de 2011
160 - Twitter cumpre 5 anos
Pois é... Apesar de ser mal amado, o Twitter faz 5 anos e como o filme demonstra à saciedade ele tem tido um papel relevante na sociedade actual.
Desprezar o Twitter ou fingir que não se quer ver a realidade não a torna invisível: O Twitter existe e tem um papel a desempenhar nas redes sociais
Desafios para a educação:
a) aprender a trabalhar em Rede. Por norma trabalhamos com uma ferramenta web: agora é o blogue, amanhã o facebook... não faz sentido
b) tirar partido do Twitter para a educação. Trazê-lo para dentro da escola e das bibliotecas. Ignorá-lo é perder comboio.
140 caracteres é pouco? então leiam as gordas de um jornal pela manhã. Quantos caracteres?
sábado, 26 de março de 2011
159 - Como caracterizarias a rede social em 3 palavras
Confesso que gostei de participar no workshop realizado no 1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania.
Não que lá se tenham realizadas aprendizagens inovadoras ou profundíssimas, no entanto fizeram-me reflexões bem interessantes e o clima de diálogo foi muito positivo.
Fica aqui o resultado de um exercício realizado nesse workshop
Não que lá se tenham realizadas aprendizagens inovadoras ou profundíssimas, no entanto fizeram-me reflexões bem interessantes e o clima de diálogo foi muito positivo.
Fica aqui o resultado de um exercício realizado nesse workshop
158 - A minha apresentação no 1º Congresso Literacia, media e cidadania
Esta foi a minha apresentação que fiz em Braga no 1º Congresso nacional literacia, media e cidadania Apresentação joão proença braga 1º congresso
View more presentations from João Proença.
Esta apresentação refere-se ao tema da minha tese de mestrado e dos primeiros resultados que fui obtendo. Parece-me relevante salientar que a nível da presença web das Bibliotecas Escolares o panorama já começa a ser diferente. Claro que há Bibliotecas sem presença web e há outras com presença muito pouco estruturada ou pensada limitando-se a relatar eventos de actividades.
Há, no entanto cerca de 35% das Bibliotecas que tendo blogue nele fazem formação de utilizadores, promoção consistente da leitura e escrita e/ou fazem apoio curricular.
Felizmente que já se encontram boas práticas em escolas de todos os níveis de ensino e em todas as DRE, sendo que aquelas que fazem bom trabalho já têm um historial de presença na web com alguns anos.
Finalmente há já um conjunto de Bibliotecas que têm uma presença na Web em que se aproveita a lógica de rede para fazer um trabalho coerente indo ao encontro dos objectivos e missão da Biblioteca Escolar
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