quarta-feira, 20 de novembro de 2013

387 - Projeto Europeu RECIPE


Os participantes da delegação Portuguesa (Maria da Graça Carvalha - Diretora do AE; João Paulo Proença - coordenador do Projeto e Cláudia Corado - Professora de Inglês e coordenadora de outro porjeto europeu, coordenadora de Ciclo  


A Escola Básica Carlos Gargaté participa ao longo dos próximos três anos letivos (de 1/11/2013 a 31/10/2016) num projeto Europeu no âmbito do programa Lifelong Learning Programme (Comenius centralizado) ao qual foi dado o nome: RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe.
As ideias chave deste projeto são as seguintes:
Os parceiros propõem-se investigar como podem as escolas trabalhar em parceria com os Centros de Formação / Pedagogical Centres /departamentos governamentais, autoridades municipais de educação e centros pedagógicos dos países envolvidos para reduzir o abandono escolar precoce (ESL) para menos de 10 % - sendo esta a meta europeia a atingir até 2020. Os parceiros propõem-se explorar e avaliar os meios existentes no terreno para enfrentar esse desafio tentando perceber "o que funciona, onde e por quê? " sendo que terão em conta a variedade de contextos socioeconómicos, culturais e educacionais dos países parceiros envolvidos no projeto. Uma atenção muito especial será dada ao trabalho que se faz com as crianças e famílias provenientes de grupos desfavorecidos, incluindo migrantes e as comunidades ciganas.

Como produtos deste projeto os parceiros pretendem disponibilizar toda uma série de produtos inovadores, a saber:  “pacotes” de recursos de materiais de formação e suporte com base em atualizações cumulativas sobre o estado da arte na região de cada parceiro , análise e documentação de melhores práticas, incluindo apresentações de DVD e outros materiais audiovisuais, publicações e apresentações acadêmicas e profissionais que sejam apresentadas em simpósios/congressos nacionais e regionais , organizar uma conferência Europeia  com a temática: escola – Centros de formação um trabalho em parceria, um curso de formação online, e uma página web sustentável como base para a disseminação e exploração dos resultados do projeto para todo o espaço europeu. Os grupos-alvo são os professores, diretores, formadores e outros especialistas em educação e decisores políticos nacionais e europeus.

Os países parceiros deste projeto são os seguintes:
P1 - Norway Karmøy kommune, Pedagogical Centre
P2 - Denmark - Albertslund Pedagogical Centre
P3 - Ireland - Clare Education Centre
P4 - Greece - Directorate of Primary Education of Western Thessaloniki;
P5 - Portugal  EB Carlos Gargaté (sendo esta a única escola envolvida)

Entre os dias 10 e 14 de Novembro realizou-se em Tessalónica-Grécia o primeiro meeting do projeto (começou oficialmente a 1 de novembro) . Para esta reunião, a OT versou em torno das estratégias de implementação do plano de trabalho constituído por cinco “pacotes”:
Work Package 1 - Research and Development (WP1 - R+D)
Work Package 2 - Exploitation of Results (WP2)
 Work Package 3 - Project management (WP3)
Work Package 4 - Quality Plan (WP4)
Work Package 5 - Dissemination (WP5)

Da minha parte procuro ainda entender como podem as Bibliotecas Escolares serem vistas como recursos essenciais para esta estratégia de combate ao abandono Escolar pois creio sinceramente que o seu contributo não é dispiciente. 


terça-feira, 19 de novembro de 2013

386 - A biblioteca como um local onde se produz

De visita a uma Biblioteca Escolar do concelho de Setúbal deparo-me com uma turma a trabalhar na Biblioteca Escolar. Uns pesquisam, outros passam os apontamentos que já têm no caderno para o computador, outros preparam já a sua apresentação.

Confesso que quando penso numa biblioteca escolar e já o disse publicamente muitas vezes, penso-a como sendo um local onde se trabalha e se produz. Talvez seja ainda mais do que isto, imagino-a com uma camera de filmar, webcams, softwares de edição de imagem e som... Lá chegaremos!

A biblioteca como um sítio ode se produz. Gostei muito da aproximação a esta realidade que vi hoje. E os cachopos estavam MESMO a trabalhar!



domingo, 17 de novembro de 2013

385 - Aprender e criar o nosso próprio estilo dá trabalho


Tive há pouco tempo o privilégio de revisitar o museu Van Gogh em Amesterdão. Uma das coisas que me chamou a atenção nas duas visitas que já fiz a esse museu foi a lição de vida do mestre Van Gogh. 
Este museu está organizado de uma forma intencional pretendendo evidenciar que Van Gogh só chegou onde chegou, conseguindo o seu estilo pessoal, após ter passado toda uma  longa série de fases anteriores, onde aprendeu as mais diversas técnicas e se treinou. 
Trabalhou duro, aprendeu com mestres e com pares. Pintou naturezas mortas, fez estudo de cores e experimentou diversas técnicas de pintura. Trabalhou, suou, foi-se fazendo a si próprio.

Saberemos nós, os educadores, fazer perceber aos nossos alunos que para se ser grande e se conseguir ter um estilo próprio é necessário trabalhar muito?  E qual o papel da Biblioteca neste percurso? 





























Interessante esta recriação de uma das pinturas de Van Gogh que vi na rua. Para se recriar uma obra é necessário conhecê-la bem!



terça-feira, 12 de novembro de 2013

384 - E os utilizadores são ouvidos na tua Biblioteca?

Nos últimos tempos tenho-me alegrado por ver em algumas bibliotecas que visito as caixas de sugestões. Isto pode parecer pouco mas´e muito significativo. Significa que o utilizador sabe que a sua opinião pode ser ouvida, sabe que a sua pessoa importa, sabe que ele está em primeiro lugar naquela biblioteca e isso muda muita coisa na forma como ele se posiciona.

Parabéns a estas escolas




domingo, 10 de novembro de 2013

383 - Receção aos alunos na Biblioteca Escolar

Sabe bem visitar uma escola (neste caso a Escola Secun´daria Monte de Caparica em Almada) e encontrar um "S. João" à porta da Biblioteca!

O "estendal" mostrava as opiniões dos alunos sobre o valor da Biblioteca Escolar!

E que sentido esta faz para eles! Vivam as bibliotecas Escolares que vivem no coração dos nossos alunos!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

382 - Dia das Bibliotecas Escolares

Foi bonito de ver  odia das Bibliotecas Escolares comemorado no Agrupamento de Escolas João da Barros, no Concelho do Seixal.

As duas escolas do 1º Ciclo pararam e algumas turmas do 2º, 3º Ciclo e Secundário associaram-se à festa. Comomeraram o quê? o dia das Bibliotecas escolares. Foi bom ver todas as turmas terem trabalhinhos para partilhar com oos colegas e com os pais. Foi uma autêntica festa!






terça-feira, 5 de novembro de 2013

381 - O (relevante) papel das Bibliotecas

Não deixa de ser relevante e interessante saber que os alunos do 1º ano de uma licenciatura/mestrado na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologias) têm obrigatóriamente, no início do seu curso, que visitar a biblioteca da Faculdade tendo uma visita guiada onde lhes são explicadas todas as valências e mais valias do espaço!

Faz todo o sentido!