
A Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Sócioeducativos conceberam um projeto conjunto denominado Todos Juntos Podemos Ler, que tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.
Criar bibliotecas escolares inclusivas, que assegurem reais oportunidades de leitura para todos os alunos, é talvez um dos maiores desafios colocados às bibliotecas, que se devem assumir como espaço de excelência para o desenvolvimento da literacia e como garante da igualdade de oportunidades quer em contexto sóciocultural, quer em situação de aprendizagem.
No passado dia 24 de setembro, realizou-se na Escola Secundária Eça de Queirós em Lisboa um encontro de escolas participantes neste projeto. Foi um dia muito enriquecedor, onde se partilharam práticas de inclusão e de verdadeiro trabalho educativo no sentido de promover a inclusão e o respeito pela diferença, procurando ainda fazer leitores.
Aqui ficam algumas fotos do evento, sendo que nele participaram, apresentando as suas práticas, os seguintes Agrupamentos de Escolas: AE nº 1 de Beja, AE de Aljustrel, AE nº3 de Elvas, AE Damião de Goes, AE Sudoeste de Odivelas, AE Ferreira de Castro, AE António GEdeão, AE da Boa água, AE Rafael Bordalo Pinheiro e AE José Cardoso Pires.
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