Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
sexta-feira, 31 de maio de 2013
354 - Mensagem a um aprendente
A aprendizagem dá algum trabalho para ser bem sucedida, requer treino, erro, repetição, memorização e espírito de sacrifício, mas quem não gostoa do resultado? o uso das bibliotecas poderá ser u´til para percorrer ete caminho.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
353 - Pergunto-me e procuro descobrir

É ou não é esta a espantosa originalidade do ser humano? ousar, perguntar, deslubrar-se...
Querer superar os limites? transcender-se?
É por isso que existirão sempre bibliotecas e laboratórios. Para que se leia, se descubra, para que se experimente e teste.
Bibliotecas, tecnologias, aprendizagem. Um trio sempre ligado porque a vida é mesmo assim!
segunda-feira, 27 de maio de 2013
352 - Pensa antes de...
Eis um bom e eficaz slogan tão útil e necessário nos tempos que correm em que publicar conteúdos na NET se tornou tão simples que basta um click.
Pois, é exatamente por ser tão imediato que é necessário parar um segundo e pensar!
Isto vale de sobremaneira para as republicações e para as publicações virais.
- Será mesmo verdade o que dizer de ou acerca de?
- Ajudará a causa republicar?
- É mesmo necessário publicar? há já tanto lixo na Internet! o que se acrescenta de novo com a publicação?
- Com a publicação ofendseremos/injuriamos alguém? ou seremos simpáticos?
Just THINK antes de publicar. Não é por todos o fazerem que não é necessário PENSAR!
Este é um lema mesmo muito necessário: PENSA!!! perante a máquina, mostra que és tu que pensas!
Pois, é exatamente por ser tão imediato que é necessário parar um segundo e pensar!
Isto vale de sobremaneira para as republicações e para as publicações virais.
- Será mesmo verdade o que dizer de ou acerca de?
- Ajudará a causa republicar?
- É mesmo necessário publicar? há já tanto lixo na Internet! o que se acrescenta de novo com a publicação?
- Com a publicação ofendseremos/injuriamos alguém? ou seremos simpáticos?
Just THINK antes de publicar. Não é por todos o fazerem que não é necessário PENSAR!
Este é um lema mesmo muito necessário: PENSA!!! perante a máquina, mostra que és tu que pensas!
quinta-feira, 23 de maio de 2013
351 - EuroDIG 6ª edição

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Lisboa, 20-21 de junho de 2013
Plataforma de discussão sobre temas emergentes relacionados com a governação da Internet a nível europeu, a 6ª edição do EuroDIG é
uma coorganização da FCT, Portugal Chapter da Internet Society (ISOC
Portugal) em associação com Gabinete para os Meios de Comunicação Social
(GMCS) e com o apoio institucional do Centro Norte Sul – Conselho da
Europa.Regulação da Internet, comércio eletrónico, questões segurança e privacidade, proteção dos direitos humanos e dos direitos dos consumidores, acessibilidade e inclusão digital, e acesso aberto aos conteúdos digitais, serão os temas a abordar.
Participação gratuita, sujeita a inscrição até 16 de Junho.
350 - Plataforma digital dedicada à divulgação de projetos de Jornais escolares desenvolvidos nas escolas, públicas ou privadas, de todos os níveis de ensino.
Obrigado Helena Duque
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Plataforma
digital dedicada à divulgação de projetos de Jornais escolares
desenvolvidos nas escolas, públicas ou privadas, de todos os níveis de
ensino.
Conhece a NOVA área de Jornais escolares da Direção-Geral da Educação!
Vale a pena explorar e aderir:

Aceda a esta iniciativa em http://jornaisescolares.dge.mec.pt
Fonte:http://erte.dge.mec.pt/index.php?action=view&id=1217&date_id=1293§ion=9&module=calendarmodule&src=%40random45f6c604df5ef
Direção-Geral da Educação promove iniciativa sobre boas práticas de Jornais escolares
(Publicada em 10-05-2013)
A Direção-Geral da Educação acaba de lançar uma plataforma
digital dedicada à divulgação de projetos de Jornais escolares
desenvolvidos nas escolas, públicas ou privadas, de todos os níveis de
ensino.
Esta iniciativa tem como objetivo não apenas apoiar como fazer a divulgação de boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos.
Pretende-se ainda, dotar os docentes, os alunos e as escolas de conhecimento e ferramentas que os habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos.
Para o efeito, os professores coordenadores dos projetos de Jornal Escolar poderão registar, através de um formulário em linha, o jornal que dinamizam no seu agrupamento / escola. Findo o processo de registo, o Jornal, após aprovação, será publicado numa ficha específica e ficará visível para os utilizadores da plataforma digital.
Esta iniciativa tem como objetivo não apenas apoiar como fazer a divulgação de boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos.
Pretende-se ainda, dotar os docentes, os alunos e as escolas de conhecimento e ferramentas que os habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos.
Para o efeito, os professores coordenadores dos projetos de Jornal Escolar poderão registar, através de um formulário em linha, o jornal que dinamizam no seu agrupamento / escola. Findo o processo de registo, o Jornal, após aprovação, será publicado numa ficha específica e ficará visível para os utilizadores da plataforma digital.
Aceda a esta iniciativa em http://jornaisescolares.dge.mec.pt
terça-feira, 21 de maio de 2013
349 - Visita de estudo à Finlândia: The teaching profession, teacher education and basic education VIII
Ser professor na Finlândia
Um dos aspetos centrais da minha visita à Finlândia e que acaba por ser a descoberta da "chave" que permite explicar o sucesso do sistema educativo Finlandês e onde acho mesmo que a diferença se faz, relativamente a outros paises, é a forma como a sociedade vê a profissão docente. Ser professor nesse país é muito bem visto e, deste modo, muita gente deseja esta profissão.
Isto muda tudo! Havendo muitos candidatos à docência a Universidade pode selecionar os melhores e investir neles, preparando-os convenientemente. Como resultado há sempre muito bons orientadores de estágio, professores estagiários, ligação entre universidades e escolas, teoria e prática.
A partir daqui tudo muda: muda a confiança que se tem nos professores e nos alunos, muda a autoestima, muda a forma como cada um se envolve na vida da escola.
A confiança dos filandeses neste sistema é tal que acabaram com a inspeção da educação e o controle sobre escolas e professores. Reina a confiança!
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Tudo isto acaba por ser um ciclo vicioso que acaba por não poder ser transferível para países como Portugal no qual se corre até o risco de abrir vagas para docentes em determinados grupos especializados e não haver candidatos... Escolhe-se quem vier...
---
Tanto se fala em reforma do estado, talvez fosse bom pensar-se o que se espsra das escolas? Queremos, desejamos, ansiamos por um ensino de qualidade ou não? amamos os nossos professores? cuidamos deles? damo-lhes dignidade? (dão eles próprios tiros no pé?
Um dos aspetos centrais da minha visita à Finlândia e que acaba por ser a descoberta da "chave" que permite explicar o sucesso do sistema educativo Finlandês e onde acho mesmo que a diferença se faz, relativamente a outros paises, é a forma como a sociedade vê a profissão docente. Ser professor nesse país é muito bem visto e, deste modo, muita gente deseja esta profissão.
Isto muda tudo! Havendo muitos candidatos à docência a Universidade pode selecionar os melhores e investir neles, preparando-os convenientemente. Como resultado há sempre muito bons orientadores de estágio, professores estagiários, ligação entre universidades e escolas, teoria e prática.
A partir daqui tudo muda: muda a confiança que se tem nos professores e nos alunos, muda a autoestima, muda a forma como cada um se envolve na vida da escola.
A confiança dos filandeses neste sistema é tal que acabaram com a inspeção da educação e o controle sobre escolas e professores. Reina a confiança!
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Tudo isto acaba por ser um ciclo vicioso que acaba por não poder ser transferível para países como Portugal no qual se corre até o risco de abrir vagas para docentes em determinados grupos especializados e não haver candidatos... Escolhe-se quem vier...
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Tanto se fala em reforma do estado, talvez fosse bom pensar-se o que se espsra das escolas? Queremos, desejamos, ansiamos por um ensino de qualidade ou não? amamos os nossos professores? cuidamos deles? damo-lhes dignidade? (dão eles próprios tiros no pé?
quinta-feira, 16 de maio de 2013
348 - A Internet das coisas e a Web 3.0 II
Após publicar o post anterior, dei de caras com o vídeo abaixo. Esta é uma abordagem complementar sobre as mudanças que a emergência da Internet e da Web 2.0 nos trouxeram e que tem consequências irreversíveis na forma como aprendemos, lemos e trabalhamos.
Esta ideia do hipertexto, da colaboração, da participação, da constante reformulação a partir de novas aprendizagens...
Estamos mesmo a caminho de um futuro promissor que nos obriga a repensar a forma como organizamos a escola e as bibliotecas preparando os nosso alunos para empregos que ainda não existem mas, nos quais, a capacidade de pensar e repensar é absolutamente indispensável.
Esta ideia do hipertexto, da colaboração, da participação, da constante reformulação a partir de novas aprendizagens...
Estamos mesmo a caminho de um futuro promissor que nos obriga a repensar a forma como organizamos a escola e as bibliotecas preparando os nosso alunos para empregos que ainda não existem mas, nos quais, a capacidade de pensar e repensar é absolutamente indispensável.
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