De visita a uma Biblioteca Escolar, ouço uma questão deliciosa!
Uma aluna chega ao balcão da biblioteca e pergunta à funcionária:" Como é que encontro as músicas do antigamente?"
Fiquei logo de ouvidos à escuta no relativo ao que se iria passar...
A funcionária lá se dispôs a tentar ajudar a aluna e percebi que o que ela queria eram descobrir músicas do tempo do 25 de Abril para um trabalho sobre o quadragésimo aniversário do 25 de Abril.
Fiquei a pensar que continua a haver qualquer coisa de errado: ou os professores desta pequena não lhe souberam explicar em concreto o que era necessário fazer ou ela não ouviu com atenção a explicação. Eventualmente impunha-se a existência de um documento de ligação entre a sala de aula e a biblioteca que constituísse um protótipo de um plano de trabalho. Talvez ajudasse...
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
sexta-feira, 21 de março de 2014
segunda-feira, 17 de março de 2014
412- O Evernote

O Evernote é
uma ferramenta gratuita e disponível na Internet que permite a
organização e o controlo de qualquer tipo de anotação, a partir de
diferentes dispositivos (computador, tablet, portátil, ou smartphone).
As notas que permite criar são muito variadas e vão além do formato de texto habitual, já que podem criar-se a partir de uma web que se está a ver no navegador, um correio eletrónico recebido, uma imagem, ou mesmo uma nota de voz gravada num tablet, ou smartphone.
Como na maioria de serviços web 2.0 o passo fundamental é a criação de uma conta de utilizador que nos dá o acesso ao serviço, gratuitamente. Uma vez que sejamos utilizadores já poderemos criar notas. As notas podem-se agrupar em livros que, para além disso, poderão ser partilhadas com outras pessoas. Esta funcionalidade é de grande interesse para partilhar comentários, recursos ou tarefas.
Outra caraterística notável é a possibilidade de etiquetar cada uma das notas, o que faz com que a pesquisa e recuperação da informação através das etiquetas se faça de maneira muito rápida. Ligações relacionadas: 1 - 2 - 3
sexta-feira, 14 de março de 2014
411- The Times They Are A-Changin'
Sempre que faço formação sobre educação/bibliotecas/tecnologias a professores ou a outros técnicos surge sempre e inevitávelmente alguém que levanta a questão do "antes" e do "agora". Antes é que era bom, antes é que os alunos aprendiam, antes é que os professores ensinavam, etc.
Nesse contexto farto-me de dizer que as gerações são sempre diferentes e que os tempos mudaram, havendo coisas que não podem mesmo voltar atrás porque muito mudou na sociedade.
Como fazer passar a mensagem que já em 1964 Bod Dylan cantava: "The Times They Are A Changin'" (E se até ele já estão tão mudado :-) )
Há mesmo mudanças irreversíveis. Pensar que tudo pode voltar atrás só nos pode causar, em educação, dissabores, desânimo e educar alunos para uma sociedade que já não existe!
Nesse contexto farto-me de dizer que as gerações são sempre diferentes e que os tempos mudaram, havendo coisas que não podem mesmo voltar atrás porque muito mudou na sociedade.
Como fazer passar a mensagem que já em 1964 Bod Dylan cantava: "The Times They Are A Changin'" (E se até ele já estão tão mudado :-) )
Há mesmo mudanças irreversíveis. Pensar que tudo pode voltar atrás só nos pode causar, em educação, dissabores, desânimo e educar alunos para uma sociedade que já não existe!
domingo, 9 de março de 2014
410 - 27 coisas que o professor bibliotecário faz
A imagem quase que dispensa comentários. Um professor bibliotecário tem (ou deve ter dependendo muito de si próprio e do "espaço" que lhe dão) um papel muito importante na aprendizagem dos alunos da escola onde exerce quer organizando e gerindo a biblioteca, quer disponibilizando de recursos de suporte a essa mesma aprendizagem.
Fonte: http://www.educatorstechnology.com/2013/06/awesome-graphic-on-27-things-teacher.html
Fonte: http://www.educatorstechnology.com/2013/06/awesome-graphic-on-27-things-teacher.html

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
409 - Novas dinâmicas para a Biblioteca Escolar na sociedade em rede
Nuevas dinámicas para la biblioteca escolar en la sociedad red"

Vale a pena a leitura
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
408 V feira/seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal bibliotecas.html
Realiza-se a 18 e 19 de março, na Escola Básica e Secundária da Bela Vista, a V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares de Setúbal, um evento que pretende oferecer à comunidade educativa do concelho, em especial a docentes, diretores das escolas e decisores políticos, uma visão atualizada da complexidade das tecnologias, dos serviços, das funções e dos requisitos das bibliotecas escolares contemporâneas. Naturalmente, os professores bibliotecários e os membros das equipas das bibliotecas escolares poderão encontrar, neste seminário, inspiração e estímulo para aprofundarem a inovação e o desenvolvimento do trabalho cooperativo nas suas escolas.
Esta Feira/ Seminário, uma organização da Câmara Municipal de Setúbal e da Rede de Bibliotecas Escolares, foi submetido para acreditação junto Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como um curso de formação de 15 horas.
Mais informações sobre o evento e o acesso às inscrições podem ser efetuadas a partir daqui
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
407 - à conversa com os pais no Seixal

Nele participaram
a Professora Doutora Helena Rebelo Pinto e a Dra. Teresa Rebelo Pinto e contou com a apresentação do projeto do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, “Dormir para ser feliz”,
inserido no projeto “Dormir + para ler melhor”.
Confesso que foi um final de tarde memorável onde adultos em geral puderam tomar consciência da necessidade de criar e manter hábitos de sono saudáveis e regulares.
O Projeto “DORMIR+ para LER MELHOR” resulta
de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e o Centro de
Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e visa a promoção da
leitura, partindo dos benefícios que a qualidade de sono das crianças e
dos jovens trazem para que leiam melhor, compreendam melhor e aumentem o
seu sucesso escolar escolar. A
qualidade do sono, prática pouco cumprida nestas faixas etárias, assume
um papel fundamental no pleno desenvolvimento individual, nomeadamente,
no que concerne ao nível de literacia atingido. Dormir+ significa, pois, estar em melhores condições físicas, ter mais energia para Ler+ e para compreender melhor o que se lê. Dormir+significa Ler+ e Melhor com os indiscutíveis benefícios que a capacidade de compreender traz para o desenvolvimento das literacias e para que se aprenda mais.
DESTINATÁRIOS
Crianças
e jovens dos estabelecimentos de educação e de ensino da rede pública
(envolvendo diretamente docentes, crianças e alunos, da Educação
pré-escolar e do ensino básico).
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Propõe-se
que os estabelecimentos de educação e de ensino apresentem um projeto,
que permita às crianças e jovens consciencializarem a importância do
sono para o desenvolvimento das suas competências leitoras, da sua
capacidade de aprendizagem e do seu sucesso escolar.
Educadores e professores, no âmbito da sua prática docente, e na sequência da formação em que participaram no primeiro ano do projeto ( 1ª fase ),
deverão propor intervenções que ajudem a identificar nas crianças e nos
jovens com quem trabalham indícios de comportamentos eventualmente
relacionados com a falta de qualidade do sono, constituindo-se,
simultaneamente, como agentes na promoção da qualidade do sono junto dessas crianças, dos jovens e dos adultos com quem estes vivem.
Materiais sobre este projeto podem ser consultados aqui
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