segunda-feira, 15 de outubro de 2012

280 - Biblioteca e currículo

Um dos grandes desafios com que a biblioteca escola se enfrenta nos dias que correm é a sua ligação ao currículo. De outra forma, a biblioteca será sempre encarada por todos, como sendo um acrescento, um para saber mais, algo fora das aprendizagens formais.

A BE da EB Galopim de Carvalho (Sintra) tem feito um trabalho notável  na ligação dos recursos da BE à aprendizagem e na elaboração de propostas de trabalho em conjunto.

neste contexto, a criação do "CRE à la Carte", constitui uma excelente boa prática. Cre à la carte é um conjunto de atividades e projetos realizados em parceria entre o CRE (Centro de recursos educativos da EB23 Prof. Galopim de Carvalho) e os docentes dos diferentes departamentos, graus e estabelecimentos de ensino.

Em boa hora, autonomizaram as suas propostas e criaram um site onde disponibilizam as suas propostas de trabalho.

CRE à la carte já tem site



O Programa CRE à la carte que assegura o serviço de bibliotecas nos JI e escolas de 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Agrupamento Queluz-Belas tem agora um site próprio.
Cre à la carte é um conjunto de atividades e projetos realizados em parceria entre o CRE (Centro de recursos educativos da EB23 Prof. Galopim de Carvalho) e os docentes dos diferentes departamentos, graus e estabelecimentos de ensino.
 
A proposta do CRE funciona como um verdadeiro cardápio em que cada docente pode selecionar o menu a proporcionar aos seus alunos, ou a si mesmo (menu profs).
 
Cada menu é composto por:
  • entrada, normalmente preparada em parceria com o docente envolvido
  • prato principal servido à turma pela professora bibliotecária em parceria com o docente titular
  • sobremesa, que passa sempre pela avaliação do trabalho realizado
A conta é entregue na forma de certificado a anexar ao PCT (Projeto curricular de turma).
 
 Aqui fica o link para o novo site...