quarta-feira, 8 de maio de 2013

343 - Visita de estudo à Finlândia: The teaching profession, teacher education and basic education VIII


Qual o segredo do sistema educativo Finlandês?

Já referi em post anteriores algumas tentativas de resposta para esta questão: Confiança absoluta no sistema, boa escolha dos professores (sendo uma profissão valorizada há mais e melhores candidatos), uma boa gestão, escolas bem equipadas e...

O currículo! 

Há algo que nunca deixo de ver quando vou ao estrangeiro e visito escolas e a Finlândia não foi exceção: existem oficinas em todas as escolas, todas elas muito bem equipadas e todas as crianças no primeiro ciclo têm oportunidade de trabalhar com as mãos: Madeira, texteis, metais. Depois continuam com um leque mais alargado de escolhas nestas áreas: cozinha, electricidade, ... Os finlandeses têm até um lema: "mãos e cérebro". We believe that what you are doing with your hands help's your brain". Eu também acredito! um ser humano não é só cérebro e a atividade manual ajuda-o a compreender e a descobrir o mundo (não andou Piaget a observar os bébés e os seus movimentos circulares na tentativa de apreensão do mundo que os rodeia?)

Na Finlândia quem quer ser professor do ensino básico tem que ter 3 créditos de "educação para os ofícos/artesanato", outros 3 relativos a matérias mais técnicas (tecnologias metais e outros materiais) e ainda outros 6 de educação musical. 

Estou plenamente convencido que  ocaminho que Portugal trilhou desde 2001 está completamente errado e iremos pagar isso muito caro!