quinta-feira, 21 de novembro de 2013

388 - Ser Professor Bibliotecário em Portugal - Artigos em duas revistas europeias


 









































Após publicação de um artigo na  revista dinamarquesa de Bibliotecas Escolares “Skolebiblioteket”, no seu número referente aos meses de Março/Abril de 2013, tive o grato prazer de ver o mesmo artigo ter sido publicado na Revista Polaca "Biblioteka Centrum Informacji" no seu número 03/2013. Ambos os artigos têm o título:  Ser Professor Bibliotecário em Portugal.

No artigo apresento, em grandes linhas, o programa da Rede de Bibliotecas Escolares, nascido em 1996 e os seus principais objetivos; abordo a questão da promoção da qualidade do programa, o salto qualitativo que significou o modelo da avaliação das Bibliotecas Escolares e refiro como razões principais do sucesso do programa o trabalho em rede entre o gabinete RBE, as estruturas do MEC, os CIBE, os SABE’s, o Plano Nacional de Leitura e a institucionalização da figura do Professor Bibliotecário.
O texto termina referindo os instrumentos de apoio ao trabalho dos professores bibliotecários portugueses, como sejam, a formação contínua promovida pela RBE, a página web do programa, a lista de discussão e partilha, a presença do programa RBE nas redes sociais e a existência da plataforma moodle.    

---
A revista polaca de bibliotecas contém ainda uma entrevista que me fizeram. Perguntam-me como me tornei professor bibliotecário, Qual o meu livro favorito; Se prefiro trabalhar em papel, com um computador ou com um aluno; Qual o maior sucesso da minha carreira; o quesão para mim os cursos Europeus Slamit; Qual a minha opinião sobre as bibliotecas na polónia; Como é que eu passo o tempo livre