terça-feira, 10 de junho de 2014

434 - O gabinete das maravilhas atlas e códices dos melhores arquivos e bibliotecas do mundo O


Até 21 de junho, a M. Moleiro expõe, na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, uma magnífica seleção das primeiras, únicas e irrepetíveis edições que a converteram na mais prestigiada editora de fac-símiles de todo o mundo.

Entre eles, figuram dois dos manuscritos mais belos da historia de Oriente. De origem turco, o Livro da Felicidade é uma compilação de tratados científicos e astrológicos em torno do conceito da felicidade. O Lazzat al-nisâ (O prazer das mulheres) é, por sua vez, uma tradução persa do Kokaśăstra, que contém a descrição dos quatro tipos de mulheres e indica os dias e as horas em que cada um deles está mais propenso ao amor.

Entre as obras expostas na Torre do Tombo encontra-se também o Splendor Solis, considerado o mais belo tratado de alquimia alguma vez produzido. Nele estão expostas as chaves da cabala, da astrologia e do simbolismo químico, ao longo de 22 fólios ilustra­dos em página inteira.



El Splendor Solis, conservado en la British Library de Londres, es el más bello tratado de alquimia jamás creado. Realizado en 1582, este códice encierra verdaderas maravillas entre sus ilustraciones, cuya fantasía y poder lírico sobrecogen incluso a los no versados en la disciplina. Este tratado, espléndidamente ilustrado, fue hasta hace poco falsamente atribuido a Salomón Trismosin, posiblemente pseudónimo de Ulrich Poysel, maestro del mítico Paracelso. En él se exponen claves de la cábala, astrología y simbolismo alquímico a lo largo de 22 folios ilustrados a toda página, de gran riqueza cromática y una casi barroca profusión de detalles...


29 ABRIL - 21 JUNHO DE 2014
O GABINETE DAS MARAVILHAS
ATLAS E CÓDICES DOS MELHORES ARQUIVOS E BIBLIOTECAS DO MUNDO

Sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre
do Tombo, Alameda da Universidade, Lisboa

—HORÁRIO:
De segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h30
Sábados das 9h30 às 12h15