quinta-feira, 24 de março de 2011

157 - VII Seminário e-Learning "Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar"

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  VII Seminário e-Learning   
 "Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar"

1 de Abril de 2011 
  Auditório A3 - Centro de Congressos da Exponor - Matosinhos  


Que pedagogias são necessárias para promover a aprendizagem usando tecnologias educativas emergentes? O que são ambientes sociais de aprendizagem? Como se produzem conteúdos rápidos e eficazes para serem utilizados quando e onde necessários na sala de aula, nas plataformas, nas redes sociais? Como se ampliam experiências de aprendizagem nas redes sociais?

Estas e outras questões serão debatidas no VII Seminário e-learning "Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar" promovido pela TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho e Exponor, a decorrer no próximo dia 1 de Abril, no Centro de Congressos da Exponor - Matosinhos. Integrado na Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, este será o 7.º evento realizado pela TecMinho na área do e-learning a convite da Exponor.

Neste seminário de praticantes do e-learning serão apresentados e demonstrados exemplos práticos de como tirar partido das tecnologias educativas para proveito da aprendizagem e do sucesso educativo dos alunos. Criar podcasts para aprender Biologia, usar o  Twitter para ampliar a formação em sala, usar dispositivos móveis para melhorar a aprendizagem, criar e disponibilizar conteúdos rápidos através do itunesU, entre outros.

Contaremos com a partilha de experiências nas mais variadas áreas pedagógicas de instituições como a Escola de Ciências da Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto de Rio de Mouro, Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, e as empresas Avanzo e Delta Consultores.

 
As inscrições são gratuitas, limitadas à dimensão da sala, estando disponíveis em www.tecminho.uminho.pt/elearning. As inscrições serão válidas apenas após posterior confirmação por parte da organização, via e-mail.  




Para mais informações: 
 

TecMinho  - A/c Fátima Correia 
e-mail: elearning@tecminho.uminho.pt   
Tel: 253 510 590  Fax: 253 510 591 
www.tecminho.uminho.pt

 Participe - Conheça e Partilhe os Últimos Desafios do e-Learning!

domingo, 20 de março de 2011

156 - Inventem-se novas Bibliotecas

Na passada sexta-feira, dia 18 de Março estive na Fil a fim de participar na:

III Conferência e-Learning na Futurália «Empreender com Tecnologias de Aprendizagem

Central-Topo


Promovida pela Tecminho

Valeu a pena ter estado presente! foi uma conferência muito rica com muito boas comunicações sobre e-learning, inovação e empreendorismo

A Biblioteca 2.0 nos novos ambientes de aprendizagem

Sendo a minha área de trabalho, confesso que a apresentação do Pedro Príncipe me encheu as medidas. Foi uma apresentação muito estruturada e muito bem sistematizada.

Gostei de ouvir mais alguém a dizer algo que já digo há muito, no respeitante à presença digital das Bibliotecas escolares:

a) não vale tudo
b) é uma questão de atitude
c) a importância de trabalhar em rede
d) estar ondes os utilizadores estão
e) é necessário aproveitar todos os recursos da rede e trabalhar em coerência
f) estar presença é uma questão estratégica face às novas realidades em que a escola está inserida

Se é verdade é que há muito boas práticas no trabalho das Bibliotecas escolares, também não deixa de ser verdade que há Bibliotecas que entram"nisto" por uma questão de moda a poucos conteúdos relevantes publicam. Importa promover literacias, colocar conteúdos relevantes, formar leitores, formar cidadãos.

Inventem-se novas Bibliotecas Escolares!
Como diria alguém há uns anos: Agora a nossa biblioteca está aberta à noite! será que sabemos tirar todas as consequências desta frase?

segunda-feira, 14 de março de 2011

155- Tecnologias do passado...



Reconhecendo que o filme vale o que vale pois, dar qualquer coisa a alguém sem uma contextualização prévia só pode levar a que se obtenham resultados deste tipo, é mesmo importante reflectir que, em ciências humanas, 10 anos é mesmo muito tempo. Se não, repare-se no seguinte: quantas crianças até aos 15 anos têm presente os seguintes eventos:
a) Queda do muro de Berlim?
b) Atentado a Ronald Reagan ou ao Papa João Paulo II
c) Atentado às Torres Gémeas

Pois é...

Às novas gerações devem ser proporcionadas aprendizagens que as preparem para se integrarem na sociedade do séc XXI. Ficar preso a metodologias, práticas, recursos que não preparem os alunos para a vivência nessa sociedade é qualificar jovens para a inadaptação.

Esta é, para mim, a mensagem do vídeo. A tecnologia é um meio apenas!

sexta-feira, 11 de março de 2011

154 - Que excelente iniciativa para celebrar o 8 de Março

A Rede de Bibliotecas Escolares da Galiza comemorou o 8 de Março de uma forma extremam,ente educativa e pertinente!

Quanto a nós esta é uma data que faz todo o sentido comemorar/reflectir/aprofundar nas Bibliotecas Escolares.

Haja quem ao menos "copie" as boas práticas já que a Rede também serve para isso

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8 de marzo nas bibliotecas escolares galegas




Arredor do 8 de marzo, unha das datas claves no calendario civil para a formación dos cidadáns, que son, os rapaces e rapazas do país, as bibliotecas escolares ofrecen oportunidades de aprendizaxe diferenciadas, nas que se aúna lectura e investigación, valores e sensibilidade, convicción e desexos de xustiza e de igualdade. A título de exemplo, algunhas destas actividades das que nos foi chegando noticia:



IES Lamas de Castelo (Carnota, A Coruña): "Feito polas mulleres" - Día da Muller Traballadora 2011


IES San Paio (Tui, Pontevedra): Pegadas de muller - Liña de tempo das escritoras Premio Nobel

CEIP Milladoiro (Malpica, A Coruña): Mulleres na historia de Galicia (webquest)

IES Sánchez Cantón (Pontevedra): Somos máis que caras ( varias propostas e traballos do alumnado TIC na Biblioteca)

153 - Semana da leitura



Agora que se aproxima a semana da leitura não seria altura de pensar em ser CRIATIVO?
Quer dizer, não é que valha tudo, mas fazer diferente, inovar, fazer qualquer coisa que marque e/ou que deixe memória não fará isto sentido?

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

151 - Tomada de posição pública da BAD sobre a portaria nº76/2011 referente às Bibliotecas Escolares

 




BIBLIOTECAS ESCOLARES - PORTARIA N.º 76/2011
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA DA BAD

1. A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), enquanto estrutura representativa dos profissionais de informação e documentação portugueses, tem apoiado convictamente, desde a sua criação, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e por diversas vezes apresentado publicamente tomadas de posição, tal como aconteceu durante o último Congresso Nacional, relativamente à portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho. Face ao conteúdo da portaria n.º 76/2011, de 15 de Fevereiro, que no ponto 2, do artº 2º, define que o Professor-Bibliotecário deve assegurar a leccionação de uma turma, a BAD manifesta a sua profunda apreensão, pelos sinais de claro desinvestimento que esta decisão representa.
 
2. Centenas de bibliotecas escolares, elementos essenciais do processo educativo, contarão, a partir de Setembro próximo, com menos tempo de trabalho de todos quantos se empenham no seu desenvolvimento, deixando objectivamente milhares de alunos, com piores condições de aprendizagem. 

3. A publicação da referida portaria, menos de um ano depois de se ter verificado a redução dos recursos humanos das bibliotecas escolares (portaria n.º 558/2010, de 22 de Julho), indicia uma inflexão de rumo relativamente a estas, podendo comprometer investimentos significativos que, desde 1996, diferentes Governos têm conseguido concretizar, com resultados comprovados.
 
4. A BAD alerta para o perigo de se persistir em medidas que poderão comportar graves consequências para as bibliotecas escolares, estruturas essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competências de informação e do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
 
5. Assumimos assim o compromisso de continuar a acompanhar atenta e criticamente as políticas aplicadas às Bibliotecas em geral e, neste caso, particularmente às Escolares, manifestando um firme apoio aos que nelas trabalham, persistentes e  determinados a melhorar a qualidade dos serviços que prestam.  

O Conselho Directivo Nacional da BAD
 
A Comissão Permanente da Secção de Documentação e Informação Escolar da BAD
 
28 de Fevereiro de 2011