Sempre que faço formação sobre educação/bibliotecas/tecnologias a professores ou a outros técnicos surge sempre e inevitávelmente alguém que levanta a questão do "antes" e do "agora". Antes é que era bom, antes é que os alunos aprendiam, antes é que os professores ensinavam, etc.
Nesse contexto farto-me de dizer que as gerações são sempre diferentes e que os tempos mudaram, havendo coisas que não podem mesmo voltar atrás porque muito mudou na sociedade.
Como fazer passar a mensagem que já em 1964 Bod Dylan cantava: "The Times They Are A Changin'" (E se até ele já estão tão mudado :-) )
Há mesmo mudanças irreversíveis. Pensar que tudo pode voltar atrás só nos pode causar, em educação, dissabores, desânimo e educar alunos para uma sociedade que já não existe!
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
sexta-feira, 14 de março de 2014
domingo, 9 de março de 2014
410 - 27 coisas que o professor bibliotecário faz
A imagem quase que dispensa comentários. Um professor bibliotecário tem (ou deve ter dependendo muito de si próprio e do "espaço" que lhe dão) um papel muito importante na aprendizagem dos alunos da escola onde exerce quer organizando e gerindo a biblioteca, quer disponibilizando de recursos de suporte a essa mesma aprendizagem.
Fonte: http://www.educatorstechnology.com/2013/06/awesome-graphic-on-27-things-teacher.html
Fonte: http://www.educatorstechnology.com/2013/06/awesome-graphic-on-27-things-teacher.html

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
409 - Novas dinâmicas para a Biblioteca Escolar na sociedade em rede
Nuevas dinámicas para la biblioteca escolar en la sociedad red"

Vale a pena a leitura
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
408 V feira/seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal bibliotecas.html
Realiza-se a 18 e 19 de março, na Escola Básica e Secundária da Bela Vista, a V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares de Setúbal, um evento que pretende oferecer à comunidade educativa do concelho, em especial a docentes, diretores das escolas e decisores políticos, uma visão atualizada da complexidade das tecnologias, dos serviços, das funções e dos requisitos das bibliotecas escolares contemporâneas. Naturalmente, os professores bibliotecários e os membros das equipas das bibliotecas escolares poderão encontrar, neste seminário, inspiração e estímulo para aprofundarem a inovação e o desenvolvimento do trabalho cooperativo nas suas escolas.
Esta Feira/ Seminário, uma organização da Câmara Municipal de Setúbal e da Rede de Bibliotecas Escolares, foi submetido para acreditação junto Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como um curso de formação de 15 horas.
Mais informações sobre o evento e o acesso às inscrições podem ser efetuadas a partir daqui
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
407 - à conversa com os pais no Seixal

Nele participaram
a Professora Doutora Helena Rebelo Pinto e a Dra. Teresa Rebelo Pinto e contou com a apresentação do projeto do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, “Dormir para ser feliz”,
inserido no projeto “Dormir + para ler melhor”.
Confesso que foi um final de tarde memorável onde adultos em geral puderam tomar consciência da necessidade de criar e manter hábitos de sono saudáveis e regulares.
O Projeto “DORMIR+ para LER MELHOR” resulta
de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e o Centro de
Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e visa a promoção da
leitura, partindo dos benefícios que a qualidade de sono das crianças e
dos jovens trazem para que leiam melhor, compreendam melhor e aumentem o
seu sucesso escolar escolar. A
qualidade do sono, prática pouco cumprida nestas faixas etárias, assume
um papel fundamental no pleno desenvolvimento individual, nomeadamente,
no que concerne ao nível de literacia atingido. Dormir+ significa, pois, estar em melhores condições físicas, ter mais energia para Ler+ e para compreender melhor o que se lê. Dormir+significa Ler+ e Melhor com os indiscutíveis benefícios que a capacidade de compreender traz para o desenvolvimento das literacias e para que se aprenda mais.
DESTINATÁRIOS
Crianças
e jovens dos estabelecimentos de educação e de ensino da rede pública
(envolvendo diretamente docentes, crianças e alunos, da Educação
pré-escolar e do ensino básico).
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Propõe-se
que os estabelecimentos de educação e de ensino apresentem um projeto,
que permita às crianças e jovens consciencializarem a importância do
sono para o desenvolvimento das suas competências leitoras, da sua
capacidade de aprendizagem e do seu sucesso escolar.
Educadores e professores, no âmbito da sua prática docente, e na sequência da formação em que participaram no primeiro ano do projeto ( 1ª fase ),
deverão propor intervenções que ajudem a identificar nas crianças e nos
jovens com quem trabalham indícios de comportamentos eventualmente
relacionados com a falta de qualidade do sono, constituindo-se,
simultaneamente, como agentes na promoção da qualidade do sono junto dessas crianças, dos jovens e dos adultos com quem estes vivem.
Materiais sobre este projeto podem ser consultados aqui
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
406 - Obrigado Drª Teresa Calçada
Tive o privilégio de trabalhar alguns anos com a Drª Teresa Calçada. Muito aprendi com ela, sobretudo a procurar ter uma visão. Antecipar questões, tentar perceber tendências, novos desafios, ver mais à frente, ver que a resposta de hoje não é suficiente para amanhã. Este é um dos seus legados: a capacidade de prever os desafios que as bibliotecas teriam de passar e superar.
Outra das muitas aprendizagens que com ela fiz, foi esta ideia que a foto documenta : "Ninguém nasce leitor". De facto, para se ter um leitor é preciso investir, é preciso perder tempo com ele, ler-lhe, falar-lhe dos livros, mostrar-lhe a importância de ler, dar-lhe a conhecer o mistério que um livro guarda. Não basta que um biblioteca tenha livros, não basta que uma casa de família tenha livros. É preciso mexer-lhes, é preciso operar com eles, é preciso lê-los e fazer nascer o gosto de os ler. é preciso um programa articulado de promoção da leitura.
Bem haja pela sua vida de dedicação ao fomento a leitura e pela energia que despendeu na rede de leitura pública e nas bibliotecas escolares.
Para memória futura e deleite, aqui ficam os últimos desafios que lançou a todos nós que trabalhamos nas bibliotecas e na promoção da leitura.
Entrevista no Jornal das 9 a Teresa Calçada (30.01.2014) Em tempo de despedida de Teresa Calçada como coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, O Jornal das 9 da SIC Notícias entrevistou-a, levando o seu testemunho e saber até ao grande público.
Outra das muitas aprendizagens que com ela fiz, foi esta ideia que a foto documenta : "Ninguém nasce leitor". De facto, para se ter um leitor é preciso investir, é preciso perder tempo com ele, ler-lhe, falar-lhe dos livros, mostrar-lhe a importância de ler, dar-lhe a conhecer o mistério que um livro guarda. Não basta que um biblioteca tenha livros, não basta que uma casa de família tenha livros. É preciso mexer-lhes, é preciso operar com eles, é preciso lê-los e fazer nascer o gosto de os ler. é preciso um programa articulado de promoção da leitura.
Bem haja pela sua vida de dedicação ao fomento a leitura e pela energia que despendeu na rede de leitura pública e nas bibliotecas escolares.
Para memória futura e deleite, aqui ficam os últimos desafios que lançou a todos nós que trabalhamos nas bibliotecas e na promoção da leitura.
Entrevista no Jornal das 9 a Teresa Calçada (30.01.2014) Em tempo de despedida de Teresa Calçada como coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, O Jornal das 9 da SIC Notícias entrevistou-a, levando o seu testemunho e saber até ao grande público.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
405 - The Future of Libraries: What's Your Vision?
Transmitido em direto às 09/01/2014
The Future of Libraries: What's Your Vision?
We're thrilled to have Innovative Interfaces as a sponsor for this episode. David Lee King will lead our expert panel in an open discussion on the challenges and changes we'll see in our libraries in the near and distant future. Panelists: David Lee King, Digital Services Director at Topeka & Shawnee County Public Library Bohyun Kim, Digital Access Librarian at Florida International University Medical Library Marshall Breeding, Library Technology Consultant, Speaker and Author Joe Murphy, Director of Library Futures at Innovative Interfaces
The Future of Libraries: What's Your Vision?
We're thrilled to have Innovative Interfaces as a sponsor for this episode. David Lee King will lead our expert panel in an open discussion on the challenges and changes we'll see in our libraries in the near and distant future. Panelists: David Lee King, Digital Services Director at Topeka & Shawnee County Public Library Bohyun Kim, Digital Access Librarian at Florida International University Medical Library Marshall Breeding, Library Technology Consultant, Speaker and Author Joe Murphy, Director of Library Futures at Innovative Interfaces
Subscrever:
Comentários (Atom)