quarta-feira, 22 de junho de 2011

191- Concurso - "conta-nos uma história"

Promovido pela DGIDC, realizou-se este ano a 2ª edição do Concurso: "Conta-nos uma história". Este concurso pretende pretende fomentar a realização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as de gravação digital áudio.


Ontem foi dia da cerimónia da entrega de prémios à qual estive presente.

Confesso que gostei imenso desta iniciativa. Ela foca-se numa questão essencial para os alunos que frequentam a escola de hoje: "A promoção das literacias". Este concurso permite(iu) que os alunos desenvolvam competências de:
- Leitura (expressiva);
- Escrita;
- De síntese, pois o tempo de duração do recursos educativo produzido era limitado;
- Tecnológicas (na utilização de software educativo) no caso relativo a podcast e videocast;
Permitindo ainda a produção de recursos educativos.

Mas sobretudo o que mais me maravilhou foi o envolvimento de mais de meio milhar de escolas do pré-escolar e primeiro ciclo.
Todas estas escolas foram vencedoras:
- Vencedoras porque ousaram por as mãos à obra;
- Vencedoras porque ousaram inovar;
- Vencedoras porque mobilizaram os alunos (foram raros os trabalhos em que estes não tiveram o papel principal);
- Vencedoras porque descobriram na tecnologia uma ferramenta para novas aprendizagens;


Também penso que esta iniciativa foi ocasião para que muitos alunos e professores descobrissem uma biblioteca escolar que desconheciam. Para além de livros, a biblioteca escolar  tem múltiplos espaços e valências e, de um modo especial, uma valência de produção TIC: nela os alunos aprendem a: 
usar;
construir;
produzir novos conhecimentos e recursos com a ajuda de um professor qualificado: O professor Bibliotecário.  
  ---
E é tão bonito ouvir as vozinhas dos nossos pequenitos!!!! 
---
Gostei de dar uma espreitadela à biblioteca da Escola Vasco da Gama. Estavam lá uns meninos, muito compenetrados, a trabalhar à volta de uns computadores




quarta-feira, 15 de junho de 2011

190 - Já reparou no botão +1?

Eis outra novidade recente no mundo da web 2.0 que a transforma cada vez mais a web numa grande rede de pessoas que partilham e avaliam conteúdos. De consumidor passivo a prosumidor (produtor+consumidor) eis a forma como cada um de nós pode ir navegando na web, criando e colaborando na rede que une utilizadores com os mesmos interesses!
Até me apetece carregar já no botão +1 que está abaixo deste post

segunda-feira, 13 de junho de 2011

189 - What a difference a school library makes

Ora nem de propósito pois a temática liga-se na perfeição ao post anterior. Descobri no facebook o grupo: What a difference a school library makes

Vale a pena a adesão pois:
- não é todos os dias que se tem a possibilidade de ler a opinião, em cima da hora, de grandes especialistas em matérias da Biblioteca escolar como Ross Todd; ALA; Lourense Das e muitos outros.
- Fala-se tanto em argumentos em favor da Biblioteca escolas mas saberemos nós aduzir os verdadeiramente relevantes?

Pois é... What a difference a school library makes

Vamos entrar na discussão que realmente interessa?

domingo, 12 de junho de 2011

188 - Para que é que eu preciso da Biblioteca?



Hoje dei de caras com este vídeo que terá sido um (dos) vencedor(es) de um concurso escolar de filmes sobre a biblioteca procurando responder à questão "para que é que eu preciso da Biblioteca?"

Francamente gostei de ver o filme por três motivos:

a) Pela iniciativa que permite a "Advocacy" da biblioteca de uma forma muito atractiva. Longe vão os tempos de produtos em papel, sobretudo se destinados a um público mais jovem.
b) Porque este género de "produtos" obriga a ir ao cerne da questão pelo tempo limitado que há para expor a ideia. Há que dar respostas muito concretas.
c) Porque obriga mesmo a pensar o papel da Biblioteca na escola. Muitas vezes, em ambientes formativos, costumo perguntar: Se a biblioteca da escola fechasse a escola sentiria a diferença? se não sente... Feche-se!

sábado, 11 de junho de 2011

187 - XIX Jornadas de Bibliotecas Infantiles, Juveniles y Escolares em Salamanca

Este ano, infelizmente, não tive oportunidade de ir a Salamanca assistir às Jornadas de Bibliotecas Infantis, Juvenis e Escolares...

Mas, graças à web, sempre se consegue aceder às comunicações e a toda a atmosfera que se viveu nesses dias.

Catuxa Seoane, felizmente, fez um bom apanhado do que nelas se disse e apresenta uma boa síntese de links  no referente a ecos das jornadas.

Aqui se publica parte do texto dela, depois, é seguir a ligação

---

A modo de recopilatorio de todo lo aprendido y publicado sobre las 19ª Jornadas de Bibliotecas Infantiles, Juveniles y Escolares, recojo aquí un resumen de mis impresiones y recopilo lo publicado en este blog y otros sobre el tema que este año estuvo dedicado a la Web Social y así quedó patente en el buen uso que se hizo de Twitter con el hastag #19jornadasFGSR para dar buena cuenta de lo que allí se comentaba.
La organización ha publicado ya las conclusiones de las Jornadas que engloba en tres verbos:

  • ESCUCHAR: Estar atentos a lo que los alumnos en la escuela y los lectores en la biblioteca dicen, para saber lo que opinan, precisan y desean y responder más adecuada y eficazmente a sus necesidades.

  • MEDIR: Analizar el impacto de nuestras acciones, la solidez de nuestra identidad virtual, la validez de las nuevas iniciativas que ponemos en marcha en el universo 2.0.

  • ACTUAR: Sumar a las acciones y estrategias tradicionales todas las posibilidades que brinda la web 2.0; plantearse cómo sacarle el mayor partido posible a los canales de comunicación, distribución y colaboración que las redes sociales nos ofrecen.

  • Por mi parte vengo cargada de energía tras conocer de primera mano las inquietudes y ganas de muchos de los bibliotecarios y docentes allí presentes en relación a la Web Social, las conferencias se cerraban siempre con un montón de preguntas que reforzaban la idea de que la Web 2.0 tienen aún mucho que ofrecernos y ha quedado claro le inherente necesidad de medir y evaluar lo que ya estamos haciendo con estas herramientas.

    Ler mais e seguir novos links aqui...

    domingo, 5 de junho de 2011

    Buscamos #bibliotecariosargentinosentwitter

    Buscamos #bibliotecariosargentinosentwitter








    A partir de una pregunta que me hiciera nuestro colega Jaider Ochoa G. en Twitter, nos empezamos a movilizar con este hashtag en la búsqueda de bibliotecarios argentinos que utilizan Twitter. 


    La consigna es descubrir #bibliotecariosargentinosentwitter activos. Y allí vamos, por aquí Yanina González Terán ha creado una lista para ir sumando colegas locales. Esperamos, desde luego, le sea de utilidad a  @jaiderog.


    Si eres bibliotecario, si eres argentino, y si tienes y usas Twitter te invitamos a twitear:#bibliotecariosargentinosentwitter








    Y a partir de este relevamiento me están surgiendo más ideas que ya comentaré en otros post.





    Difusión de Yanina González Terán
    Read more at tecnomareados.blogspot.com