Um ano de trabalho em revista na Biblioteca Escolar Lorosae do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté na Charneca de Caparica
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
domingo, 28 de julho de 2013
366 - A primeira ida à biblioteca
O texto abaixo tirado daqui teve o mérito de me pôr a pensar...Quantos de nós levam os seus filhos, netos, sobrinhos a uma biblioteca? e se o fazem como é essa ida? Será que ela é preparada fazendo dessa ida uma ocasião pedagógica?
hum...
---
Quanto mais cedo melhor. A primeira
biblioteca que Loretto conheceu foi a da sua escola, a EMEF
Desembargador Amorim Lima, em São Paulo. "Ele ficou encantado", postou a
mãe, Marcia Carini, no You Tube, sobre a experiência do ano passado.
Por sinal, o vídeo com o depoimento de Loretto
é de enorme popularidade. Pudera. Entre outros comentários, o menino de
oito anos, aluno do 2º ano do Fundamental I, assombra ao confessar que
"... adoro livro velho... Livro é muito fascinante, é a coisa que a
gente mais aprende na vida!".
A paixão de Loretto vem de berço, melhor, de peito: em outro "post", Marcia revela o hábito de ler, em voz alta, textos de Simone de Beauvoir enquanto amamentava o filho. Um luxo. Mas o fascínio de uma criança pelo mundo dos livros pode ser estimulado de inúmeras maneiras - desde a primeira ida à biblioteca ao lado dos pais, por exemplo. Visita que pode transmitir a ideia de ser a biblioteca um ambiente vinculado ao prazer - e não apenas ao estudo.
A seguir, dicas de como os pais podem tornar inesquecível a ida à biblioteca ao lado dos filhos, independentemente da idade.
hum...
---
Como transformar a ida à biblioteca em um passeio inesquecível?
Saiba aproveitar a ida à biblioteca, despertando a curiosidade natural do seu filho por livros, seja qual for a idade
Foto: Claudia Marianno

Deixe seu filho tocar e escolher os livros na biblioteca
A paixão de Loretto vem de berço, melhor, de peito: em outro "post", Marcia revela o hábito de ler, em voz alta, textos de Simone de Beauvoir enquanto amamentava o filho. Um luxo. Mas o fascínio de uma criança pelo mundo dos livros pode ser estimulado de inúmeras maneiras - desde a primeira ida à biblioteca ao lado dos pais, por exemplo. Visita que pode transmitir a ideia de ser a biblioteca um ambiente vinculado ao prazer - e não apenas ao estudo.
A seguir, dicas de como os pais podem tornar inesquecível a ida à biblioteca ao lado dos filhos, independentemente da idade.
Para ler, clique nos itens abaixo:
- 1. Faça o possível para que a criança se sinta à vontade.
- 2.
Se os pais não conhecem a biblioteca, melhor pedir ajuda a quem
trabalha ali dentro para conseguir se localizar entre os livros.
- 3. Aumente a curiosidade infantil, selecionando livros de temas que você saber ser de interesse.
- 4. Dê liberdade para o seu filho expressar gostos, preferências.
- 5. Livro não é chato - chato, mesmo, somos nós!
- 6. Para despertar o gosto da leitura, vale indicar os gibis, na biblioteca.
sexta-feira, 26 de julho de 2013
365 - Concurso para professores bibliotecários
Ele aí está, o concurso para professores bibliotecários resultante das necessidades do sistema educativo. Pode aceder às vagas em http://www.dgae.mec.pt/web/14654/168
Espera-se do professor bibliotecário o bom desempenho do seguinte conteúdos funcional:
Artigo 3.º da portaria 756/2009 - Conteúdo funcional
1 - Ao professor bibliotecário cabe, com apoio da equipa da biblioteca escolar, a gestão da biblioteca da escola não agrupada ou do conjunto das bibliotecas das escolas do agrupamento.
2 - Sem prejuízo de outras tarefas a definir em regulamento interno, compete ao professor bibliotecário:
a) Assegurar serviço de biblioteca para todos os alunos do agrupamento ou da escola não agrupada;
b) Promover a articulação das actividades da biblioteca com os objectivos do projecto educativo, do projecto curricular de agrupamento/escola e dos projectos curriculares de turma;
c) Assegurar a gestão dos recursos humanos afectos à(s) biblioteca(s);
d) Garantir a organização do espaço e assegurar a gestão funcional e pedagógica dos recursos materiais afectos à biblioteca;
e) Definir e operacionalizar uma política de gestão dos recursos de informação, promovendo a sua integração nas práticas de professores e alunos;
f) Apoiar as actividades curriculares e favorecer o desenvolvimento dos hábitos e competências de leitura, da literacia da informação e das competências digitais, trabalhando colaborativamente com todas as estruturas do agrupamento ou escola não agrupada;
g) Apoiar actividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular incluídas no plano de actividades ou projecto educativo do agrupamento ou da escola não agrupada;
h) Estabelecer redes de trabalho cooperativo, desenvolvendo projectos de parceria com entidades locais;
i) Implementar processos de avaliação dos serviços e elaborar um relatório anual de auto-avaliação a remeter ao Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares (GRBE);
j) Representar a biblioteca escolar no conselho pedagógico, nos termos do regulamento interno.
domingo, 21 de julho de 2013
364 - A velha questão da promoção da biblioteca e dos serviços que presta
Talvez o cartoon aponte na direção certa, menos teorias e mais capacidade de síntese, sendo incisivo!
quinta-feira, 27 de junho de 2013
363 - concurso conta-me uma história: Entrega de prémios
Após ter sido juri, tive a felicidade e o privilégio de participar hoje na entrega dos prémios aos grupos vencedores do concurso "conta-me uma história" Promovido pela ERTE, Microsoft, PNL e Rede de Bibliotecas Escolares, cerimónia esta que decorreu nas instalações da microsoft.
link de acesso às histórias premiadas: http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=422
Estes miúdos estão mesmo de parabéns! não só por terem sido premiados mas por todo o processo que levou à construção da história que levaram a concurso.
Se lhes tivesse dirigido a palavra esta tarde, ter-lhes-ia dito qualquer coisa como isto:
.
---
No relativo à participação dos miúdos no dia de hoje, retenho a participação dos alunos do colégio Monte Flor de Carnaxide que dramatizaram a história com que participaram... Que belo!
Veja-se a arte desde pequeno que no computador gere a entrada dos sons adequados à dramatização que está em cena. Quem disse que os miúdos não participam e não aprendem com o concurso? Dá mesmo gosto perceber que há mesmo competências na área técnica que estão a ser aprendidas e mobilizadas através desde concurso. Estou certo que este aluno, ao longo do seu percurso escolar, se irá desembaraçar melhor quando tiver que lidar e gerir informação e/ou de realizar um trabalho no computador .

link de acesso às histórias premiadas: http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=422
Estes miúdos estão mesmo de parabéns! não só por terem sido premiados mas por todo o processo que levou à construção da história que levaram a concurso.
Se lhes tivesse dirigido a palavra esta tarde, ter-lhes-ia dito qualquer coisa como isto:
1 - Quero dar-vos os parabéns por terem
participado neste concurso e pelo esforço e empenho que demonstraram, pois
sabemos bem que para apresentarem o trabalho final houve que passar por
momentos mais “chatos” a gravação que não ficou boa, o meminho que se enganou,
…. A vida é assim, Para se “ganhar”, para se alcançar os objetivos a que no
propusemos, é necessário, dedicação, esforço, repetição. Dá trabalho, mas os
resultados só podem vir a ser como estes. São vencedores
2 – Também vos quero dar os
parabéns e a todos os meninos deste pais que participaram no concurso porque
leram muitas histórias, escolheram a que mais gostavam e tiveram o gosto de a
recontar a todos os meninos que falam e escrevem português. É tão bom ler, é
tão bom sentir a nossa imaginação a voar, é tão bom aprender, é tão bom
partilhar com os outros as coisas de que gostamos mesmo. Eu também gostei muito
de ouvir e ver todas as histórias (mesmo aquelas que não ganharam nenhum prémio
pois sei que da parta da escola houve meninos quiseram participar e partilhar
os livros e as histórias de que gostaram s)
3 – Espero que tenham gostado de
aprender a fazer podcast! Esta é uma ferramenta que vos pode ajudar a fazer
trabalhos muito bonitos e apelativos. Imaginem-se a apresentar trabalhos aos
vossos colegas e professores desta forma! Ficam apelativos não ficam? Para além
disso, usando este tipo de ferramentas cada um de vós também aprende a
trabalhar com a informação: terá que aprender a selecionar a que lhe interessa,
a trabalha-la e a transformá-la, a construir um guião sobre essa mesma informação
de modo a que possa “caber” no tempo que lhe foi dado para a apresentar.
4 – Termino convidando-os a não
abandonarem o caminho já percorrido e a continuarem a ser bons leitores: usem
as vossas bibliotecas, descubram outras histórias, contem-nas aos vossos
colegas da forma que souberem, divirtam-se, aprendam, partilhem, cresçam!
Aos srs professores e srs diretores
quero deixar também uma palavra de apreço. Fazer parte do júri de um concurso
como este é um privilégio pois, deste lado, temos a noção de que há centenas de
escolas deste pais que leram, produziram podcast e fizeram, refizeram, tentaram
produzir o melhor dos trabalhos possíveis dentro das condições humanas e
técnicas que lhes foram postas à disposição.
Parabéns aos professores por não
desistirem, parabéns às direções por criarem nas suas escolas condições para
que este tipo de trabalho se realize. A escola são as aulas, mas não podem ser
só as aulas. O currículo é um conceito muito mais vasto que o programa de uma
disciplina.
Termino com votos para que alunos,
professores e diretores não deixem de acarinhar a biblioteca escolar como
espaço privilegiado para a aprendizagem.
.
---
No relativo à participação dos miúdos no dia de hoje, retenho a participação dos alunos do colégio Monte Flor de Carnaxide que dramatizaram a história com que participaram... Que belo!
Veja-se a arte desde pequeno que no computador gere a entrada dos sons adequados à dramatização que está em cena. Quem disse que os miúdos não participam e não aprendem com o concurso? Dá mesmo gosto perceber que há mesmo competências na área técnica que estão a ser aprendidas e mobilizadas através desde concurso. Estou certo que este aluno, ao longo do seu percurso escolar, se irá desembaraçar melhor quando tiver que lidar e gerir informação e/ou de realizar um trabalho no computador .

sábado, 22 de junho de 2013
362 - O que pode encontrar numa biblioteca no ano de 2013
School libraries are transforming into 21st century learning commons

Here are some of the things you may encounter when you visit a school library today:
- A teacher-librarian is using a document camera to display 3-D ocean objects to a Science class.
- The teacher-librarian and classroom teacher are co-teaching digital citizenship skills using the district subscribed program Passport to the Internet on a large SMARTboard.
- Students are collaborating on a group research project, searching for information through developmentally appropriate databases, websites, blogs, streaming video and print resources.
- Students are interviewing experts, recording local historical stories using digital cameras.
- Students are blogging with a class from another province, learning about the place geography and history.
- Students are developing criteria as they watch new exciting book trailers. They will start to write and produce their own.
- The teacher-librarian is helping students publish a collaborative digital storybook they wrote in class.
- Students are learning presentation skills, and the various ways we can present information in the digital age.
- The teacher-librarian set up a virtual field trip to the Royal Tyrrel Museum for the Grade 3 students who are studying dinosaurs.
- Students are researching and designing virtual travel "Glogs."
- Art students are show casing their art work in a Gallery Walk, showing digital, print and 3-D art forms
- Students are learning about new copyright laws and the importance of using information in an ethically responsible way.
- Intermediate students and staff are acting as readers’ advisors to primary students, helping them find just-right-fit books
- A teacher-librarian is inspiring Middle School readers by book-talking new graphic novels to the English classes.
- Students are using the library pathfinder to find relevant information for a research project.
- Teachers are collaboratively building wikis to support In-service planning.
- Students are preparing for their tour of the TRU Learning Commons.
- Students are browsing cool new books at the library bookfair.
- Kindergarten parents and students are being welcomed in a Kindergarten orientation.
- Students are playing board games at lunchtime.
- The public library staff are presenting information about the summer reading program.
- Students are meeting in their Battle of the Books teams, discussing books and preparing for the competitions.
- Students are participating in the annual Drop Everything and Read Event, using a variety of texts, digital and print!
- Staff and students are collecting books for the annual Heap the Honda Book Drive.
- High school students are performing readers theatre plays to intermediate students…
quarta-feira, 19 de junho de 2013
361 - Leitura e literacia: o fascínio do conhecimento numa cidadania integral
A Santillana lança uma nova Universidade de Verão, com o título "Leitura e literacia: o fascínio do conhecimento numa cidadania integral".
Subscrever:
Comentários (Atom)