quarta-feira, 20 de março de 2013

326 - Visita de estudo à Finlândia: The teaching profession, teacher education and basic education III

As Bibliotecas...

Ainda só vi três (duas em escolas tipo EBI e uma numa Escola Secundária).

Confesso que a primeira de vi não me convenceu e que as respostas que obtive também não...
Explico-me...

Em todas as escolas a biblioteca não está numa sala à parte mas num corredor da escola, num espaço comum. Na escola secundária bem perguntei a alunos e professores pelo uso da Biblioteca e se haveria responsáveis. Recebi respostas redondas, mas até reparei que os livros estavam catalogados (tratados). Não me pareceu que os alunos a valorizassem sendo que esta era uma escola onde os alunos têm acesso a muitas tecnologias e estes têm Ipads.

 
Nas duas últimas bibliotecas a coisa foi bem diferente... Na primeira, o espaço era mesmo muito agradável e  odiretor chamou-me "ambiente de aprendizagem.". Referiu-me a existência de professores bibliotecários mas não desenvolveu... O facto é que, mais tarde, vi professores e alunos a usarem o espaço para procurarem algo para a realização de um trabalho. Na segunda a biblioteca serve tamb+pem de biblioteca pública pelo facto de se tratar de uma pequena comunidade. Não consegui perceber a existência de professores bibliotecários, o facto é que os livros estavam tratados e arrumados segundo a CDu. Também havia uma secretária com aspecto de balcão de atendimento.

Se calhar funciona mesmo e pareceu-me fazer muito sentido uma bibliotwca assim!