Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
segunda-feira, 14 de março de 2011
155- Tecnologias do passado...
Reconhecendo que o filme vale o que vale pois, dar qualquer coisa a alguém sem uma contextualização prévia só pode levar a que se obtenham resultados deste tipo, é mesmo importante reflectir que, em ciências humanas, 10 anos é mesmo muito tempo. Se não, repare-se no seguinte: quantas crianças até aos 15 anos têm presente os seguintes eventos:
a) Queda do muro de Berlim?
b) Atentado a Ronald Reagan ou ao Papa João Paulo II
c) Atentado às Torres Gémeas
Pois é...
Às novas gerações devem ser proporcionadas aprendizagens que as preparem para se integrarem na sociedade do séc XXI. Ficar preso a metodologias, práticas, recursos que não preparem os alunos para a vivência nessa sociedade é qualificar jovens para a inadaptação.
Esta é, para mim, a mensagem do vídeo. A tecnologia é um meio apenas!
sexta-feira, 11 de março de 2011
154 - Que excelente iniciativa para celebrar o 8 de Março
A Rede de Bibliotecas Escolares da Galiza comemorou o 8 de Março de uma forma extremam,ente educativa e pertinente!
Quanto a nós esta é uma data que faz todo o sentido comemorar/reflectir/aprofundar nas Bibliotecas Escolares.
Haja quem ao menos "copie" as boas práticas já que a Rede também serve para isso
---
8 de marzo nas bibliotecas escolares galegas
Arredor do 8 de marzo, unha das datas claves no calendario civil para a formación dos cidadáns, que son, os rapaces e rapazas do país, as bibliotecas escolares ofrecen oportunidades de aprendizaxe diferenciadas, nas que se aúna lectura e investigación, valores e sensibilidade, convicción e desexos de xustiza e de igualdade. A título de exemplo, algunhas destas actividades das que nos foi chegando noticia:
IES Lamas de Castelo (Carnota, A Coruña): "Feito polas mulleres" - Día da Muller Traballadora 2011
IES San Paio (Tui, Pontevedra): Pegadas de muller - Liña de tempo das escritoras Premio Nobel
CEIP Milladoiro (Malpica, A Coruña): Mulleres na historia de Galicia (webquest)
IES Sánchez Cantón (Pontevedra): Somos máis que caras ( varias propostas e traballos do alumnado TIC na Biblioteca)
Quanto a nós esta é uma data que faz todo o sentido comemorar/reflectir/aprofundar nas Bibliotecas Escolares.
Haja quem ao menos "copie" as boas práticas já que a Rede também serve para isso
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8 de marzo nas bibliotecas escolares galegas
Arredor do 8 de marzo, unha das datas claves no calendario civil para a formación dos cidadáns, que son, os rapaces e rapazas do país, as bibliotecas escolares ofrecen oportunidades de aprendizaxe diferenciadas, nas que se aúna lectura e investigación, valores e sensibilidade, convicción e desexos de xustiza e de igualdade. A título de exemplo, algunhas destas actividades das que nos foi chegando noticia:
IES Lamas de Castelo (Carnota, A Coruña): "Feito polas mulleres" - Día da Muller Traballadora 2011
IES San Paio (Tui, Pontevedra): Pegadas de muller - Liña de tempo das escritoras Premio Nobel
CEIP Milladoiro (Malpica, A Coruña): Mulleres na historia de Galicia (webquest)
IES Sánchez Cantón (Pontevedra): Somos máis que caras ( varias propostas e traballos do alumnado TIC na Biblioteca)
153 - Semana da leitura
Agora que se aproxima a semana da leitura não seria altura de pensar em ser CRIATIVO?
Quer dizer, não é que valha tudo, mas fazer diferente, inovar, fazer qualquer coisa que marque e/ou que deixe memória não fará isto sentido?
terça-feira, 1 de março de 2011
152 - Bom, escrever sobre bibliotecas sem um post sobre estantes...
Pois, num blogue como este fazia falta um post sobre estantes...
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
151 - Tomada de posição pública da BAD sobre a portaria nº76/2011 referente às Bibliotecas Escolares
BIBLIOTECAS ESCOLARES - PORTARIA N.º 76/2011
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA DA BAD
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA DA BAD
1. A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), enquanto estrutura representativa dos profissionais de informação e documentação portugueses, tem apoiado convictamente, desde a sua criação, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e por diversas vezes apresentado publicamente tomadas de posição, tal como aconteceu durante o último Congresso Nacional, relativamente à portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho. Face ao conteúdo da portaria n.º 76/2011, de 15 de Fevereiro, que no ponto 2, do artº 2º, define que o Professor-Bibliotecário deve assegurar a leccionação de uma turma, a BAD manifesta a sua profunda apreensão, pelos sinais de claro desinvestimento que esta decisão representa.
2. Centenas de bibliotecas escolares, elementos essenciais do processo educativo, contarão, a partir de Setembro próximo, com menos tempo de trabalho de todos quantos se empenham no seu desenvolvimento, deixando objectivamente milhares de alunos, com piores condições de aprendizagem.
3. A publicação da referida portaria, menos de um ano depois de se ter verificado a redução dos recursos humanos das bibliotecas escolares (portaria n.º 558/2010, de 22 de Julho), indicia uma inflexão de rumo relativamente a estas, podendo comprometer investimentos significativos que, desde 1996, diferentes Governos têm conseguido concretizar, com resultados comprovados.
4. A BAD alerta para o perigo de se persistir em medidas que poderão comportar graves consequências para as bibliotecas escolares, estruturas essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competências de informação e do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
5. Assumimos assim o compromisso de continuar a acompanhar atenta e criticamente as políticas aplicadas às Bibliotecas em geral e, neste caso, particularmente às Escolares, manifestando um firme apoio aos que nelas trabalham, persistentes e determinados a melhorar a qualidade dos serviços que prestam.
O Conselho Directivo Nacional da BAD
A Comissão Permanente da Secção de Documentação e Informação Escolar da BAD
28 de Fevereiro de 2011
150 - As escolas são nós das redes de aprendizagem
Muito inspiradora esta apresentação sobre o novo papel das escolas, aprendentes e professores nesta ecologia em que as redes desempenham um papel essencial Dimensions of-change
View more presentations from Sheryl Nussbaum-Beach.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
149 - Educar os pais
Excelente iniciativa a da
ao procurar fazer formação para os pais ao nível das TIC de modo a que estes possam ajudar os filhos e perceber melhor os ambientes em que estes se movem.
Têm acessível um
Guía de formación TIC para padres y madres de adolescentes
Para além de muitos outros recursos neste âmbito que podem ser descarregados aqui
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