Decorreu em Braga - Universidade do Minho - nos dias 25 e 26 de Março o 1º Congresso nacional literacia, media e cidadania No post 158 já deixei o slideshare referente à minha apresentação numa das sessões paralelas desse congresso
Agora interessa-me referir algo que me deu imenso prazer constatar: A presença das Bibliotecas Escolares como tema de debate (para além da presença física de muita gente ligada às Bibliotecas Escolares). De facto, as Bibliotecas Escoares começam a ser faladasnestes ambientes. Que fique claro que não se trata de um favor ou lobbie mas apenas a constatação de um facto: o programa RBE que tem apenas 15 anos já mudou a face das nossas escolas equipando e promovendo um trabalho de qualidade nas nossas Bibliotecas Escolares.
Desta presença em Braga, fica uma foto que servirá de evidência da presença de muita gente ligada às Bibliotecas neste evento. A foto foi gentilmente tirada e cedida pela colega Amália Carvalho
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
terça-feira, 5 de abril de 2011
164 - Amigos no Facebook
Tenho, do facebook, a perspectiva optimista, e acho que é uma ferramenta cheia de potencialidades para as Bibliotecas e Educação, sem que ignore alguns riscos (como em toda a actividade humana)
Por agora, apetece-me partilhar o Cartoon abaixo,....
Sempre achei que o "pedido de amizade" era o ponto fraco desta plataforma... "Ser amigo" , Pedir a um amigo "queres ser meu amigo" para que o possa incluir no meu facebook sempre me pareceu ridículo. No entanto, todos os males fossem esses!
Fica apenas o registo humorístico. Há que aprender a saber ver os pontos fortes e fracos de tudo numa lógica mais descomprometida que nos permite ver com outros olhos a realidade.
Por agora, apetece-me partilhar o Cartoon abaixo,....
Sempre achei que o "pedido de amizade" era o ponto fraco desta plataforma... "Ser amigo" , Pedir a um amigo "queres ser meu amigo" para que o possa incluir no meu facebook sempre me pareceu ridículo. No entanto, todos os males fossem esses!
Fica apenas o registo humorístico. Há que aprender a saber ver os pontos fortes e fracos de tudo numa lógica mais descomprometida que nos permite ver com outros olhos a realidade.
163 - A minha visão do VII Seminário e-Learning Exponor - Aprender nas redes sociais: amplisar e colaborar
Organizado pela Tecminho decorreu na Exponor, no passado dia 1 de Abril, o VII Seminário e-learning - aprender nas redes sociais .Dado o facto de, ao seguir o link, se poder ter acesso a uma breve síntese, às fotos, às apresentações do evento e uma pequena nota biográfica dos oradores, deixo as minhas reflexões pessoais sobre o evento.
Para além das excelentes apresentações e da temática tratada, gostei especialmente das sínteses e do debate da manhã e da tarde
Importa face ao momento e sociedade actual, em que se diluem as fronteiras entre o formal e o informal, acentuar uma pedagogia colaborativa assente em redes de conhecimento. É preciso um novo olhar sobre o currículo construído em contexto e não fechado como tem sido usual.É importante ter em conta o(s) contexto(s) onde ocorrem as aprendizagens de modo a responder às necessidades de formação.
Importa ainda ter bem claro que não se pode conceber o e-learning como uma mera transposição/cópia da sala de aula trradicional.O e-learning pode ser muita coisa e ser configurado de muitas formas, mas dessa não.
Há na educação de hoje nichos que contribuem para a inovação na escola e na universidade.
Importa também arranjar resposta para a mobilidade e certificação envolvendo nessa tarefa múltiplos agentes
Importa investir em formação e não em tecnologia evitando a "luxúria" das tecnologias.
Estas serão as palavras chave para estes novos tempos: contextos, abertura para transformar, aprendizagem colaborativa, aprendizagem em rede
Para além das excelentes apresentações e da temática tratada, gostei especialmente das sínteses e do debate da manhã e da tarde
Importa face ao momento e sociedade actual, em que se diluem as fronteiras entre o formal e o informal, acentuar uma pedagogia colaborativa assente em redes de conhecimento. É preciso um novo olhar sobre o currículo construído em contexto e não fechado como tem sido usual.É importante ter em conta o(s) contexto(s) onde ocorrem as aprendizagens de modo a responder às necessidades de formação.
Importa ainda ter bem claro que não se pode conceber o e-learning como uma mera transposição/cópia da sala de aula trradicional.O e-learning pode ser muita coisa e ser configurado de muitas formas, mas dessa não.
Há na educação de hoje nichos que contribuem para a inovação na escola e na universidade.
Importa também arranjar resposta para a mobilidade e certificação envolvendo nessa tarefa múltiplos agentes
Importa investir em formação e não em tecnologia evitando a "luxúria" das tecnologias.
Estas serão as palavras chave para estes novos tempos: contextos, abertura para transformar, aprendizagem colaborativa, aprendizagem em rede
segunda-feira, 4 de abril de 2011
162 - Bibliotecas Escolares de Galicia
Foi publicado o "CADERNIÑO" INFORMATIVO 2010/2011 que reúne diversas informações relacionadas com as bibliotecas escolares galegas e com os programas e iniciativas da Consellería de Educación para a renovação destas bibliotecas e ainda sobre o fomento da lectura nos centros de ensino.
Conteúdos
- Plano de melloria de bibliotecas escolares
- Programa HORA DE LER
- Bibliografía e recursos electrónicos diversos.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
161 - a minha apresentação no VII Seminário e-Learning EXponor - Aprender nas redes sociais: amplisar e colaborar
Aqui se publica a minha apresentação no VII Seminário e-Learning na Exponor - Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e colaborar organizado pela Tecminho
quarta-feira, 30 de março de 2011
160 - Twitter cumpre 5 anos
Pois é... Apesar de ser mal amado, o Twitter faz 5 anos e como o filme demonstra à saciedade ele tem tido um papel relevante na sociedade actual.
Desprezar o Twitter ou fingir que não se quer ver a realidade não a torna invisível: O Twitter existe e tem um papel a desempenhar nas redes sociais
Desafios para a educação:
a) aprender a trabalhar em Rede. Por norma trabalhamos com uma ferramenta web: agora é o blogue, amanhã o facebook... não faz sentido
b) tirar partido do Twitter para a educação. Trazê-lo para dentro da escola e das bibliotecas. Ignorá-lo é perder comboio.
140 caracteres é pouco? então leiam as gordas de um jornal pela manhã. Quantos caracteres?
sábado, 26 de março de 2011
159 - Como caracterizarias a rede social em 3 palavras
Confesso que gostei de participar no workshop realizado no 1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania.
Não que lá se tenham realizadas aprendizagens inovadoras ou profundíssimas, no entanto fizeram-me reflexões bem interessantes e o clima de diálogo foi muito positivo.
Fica aqui o resultado de um exercício realizado nesse workshop
Não que lá se tenham realizadas aprendizagens inovadoras ou profundíssimas, no entanto fizeram-me reflexões bem interessantes e o clima de diálogo foi muito positivo.
Fica aqui o resultado de um exercício realizado nesse workshop
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