quarta-feira, 6 de julho de 2011

199- Wikis - potencialidades em educação



Quando se pensa em publicar algo na Web, usualmente pensa-se em blogues devido à sua extrema simplicidade.

No entanto, se a ideia´e produzir trabalho colaborativo e a síntese de ideias então uma wiki é a ferramenta ideial.

Seria mesmo muito bom ver grupos de alunos na Biblioteca, a prepararem os seus trabalhos finais, usando uma wiki. E é tão fácil!

(Para além de promover uma série de competências essenciais a nível das literacias da informação e trabalho colaborativo)

198 - Facebook e privacidade

Tenho conta no facebook e uso-o regularmente. Não sou das pessoas que vêem mal e "papões" em tudo.

No entanto... De facto, basta um bocadinho de bom senso para perceber que nem tudo se pode publicar no facebook, da mesma forma que não vamos ao café falar em alta voz sobre a nossa vida.

Este filme levanta algumas questões que são bem importantes sobre a questão da privacidade. É bom pensar antes de publicar. Por norma costumo fazer isso



Deixo também uma nota sobre a forma muito simples como o filme foi elaborado. Quando é que veremos as nossas bibliotecas transformadas em centros de produção? é tão simples!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

197 - A Internet das "coisas"

Ou de como as "coisas" podem tirar partido da rede para nos facilitar a vida. Uma introdução a um novo mundo.

Parece-me viável sim!

sábado, 2 de julho de 2011

196 - A revolução silenciosa

Eis uma actualização de um filme que já circula há mais de um ano e que revela o poder dos novos media social: Youtube, Facebook,wikipedia ... e como estas "ferramentas", alteraram a forma como milhões de pessoas se relacionam na net com a informação e com os outros.

Podemos ignorar, até tentar desvalorizar, mas não é por fecharmos os olhos que a realidade deixará de existir!

Tem isto tudo consequências para a educação e Bibliotecas? claro que sim

sexta-feira, 1 de julho de 2011

195 - Tecnologias na sala de aula

Não é que eu tenha a visão de um mundo a branco e preto ou de que antes estava tudo errado e agora está tudo bem no respeitante à educação.

Gosto, no entanto, da apresentação por tocar em alguns factos que são incontornáveis. O mundo mudou (e muito). Querer usar metodologias e ensinar conteúdos do séc XX é pura perda de tempo e é ainda liquidar uma geração de estudantes por não a preparar para os empregos deste século.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

194 - Redes sociais e comportamentos aditivos

Começo com uma declaração de interesses. Acho que a Internet não tem mais perigos que qualquer outra actividade humana. Como em tudo, o que é de mais pode-se tornar doentio. Há que saber dosear a utilização como se deve fazer para outro tipo de actividade.
Alarmismo em excesso até se torna contraproducente, fazer de contas que o perigo não existe torna-se inconsciência.
---
Posto isto, confesso que acho muito feliz o cartaz deste festival internacional de comunicação infantil.