sexta-feira, 9 de novembro de 2012

290 - Que significa ser professor neste século?

Watching this video made me wonder....Ver este filme faz-me pensar...

Palavras para quê? did I need words to explain?



289 - Pequenos cientistas

 No passado dia 7, tive ocasião de estar presente num acontecimento fantástico. A EB1 do Alto do Moinho pertencente ao AE de Vale de Milhaços inaugurou, por iniciativa da Associação de Pais, na antiga Sala de professores um "Laboratório" de ciências.

Deste modo, os miúdos, podem usar a biblioteca e ao lado ter o seu laboratório, podem podem pôr em prática o que aprenderam na sala de aula e pesquisaram na Biblioteca e vice versa. No dia da inauguração tive o privilégio de ver grupos de alunos na BE a ver um filme sobre a água e outros já no laboratório a ler poemas de António Gedeão!

Que sorte têm estes meninos de terem à sua disposição estes recursos. Quando fui aluno, a primeira vez que mexi num tubo de ensaio foi já na Universidade!

Parabéns aos pais, aos professores, aos alunos e à escola!    


domingo, 4 de novembro de 2012

288 - A frase da semana

"Las bibliotecas existen para servir a las necesidades presentes y futuras de una comunidad de usuarios. Para hacer ésto bien, tienen que utilizar la mejor y más adecuada tecnología que puedan ofrecer."
Roy Tennant em Library Journal

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

287 - Concurso Pordata 2012/13

Tanto se fala e escreve sobre literacia da informação e da geração "corta-e-cola"

Ora aqui está uma boa ideia para mudar o panorama!



Está aberta a 3ª edição do concurso PORDATA | RBE, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dirigida a alunos do ensino secundário.
Para mais informações deverá aceder a

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

286 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

De ano para ano o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares vai entrando mais e mais na dinâmica das escolas e das bibliotecas.

Destaco três iniciativas que me pareceram muito interessantes e de algum impacto:

1 - Os vários cartazes elaborados pelas Bibliotecas Escolares:


CARTAZES from biblioteca.agr1beja on Vimeo.
2- Um flash Mob sobre a leitura na E.S. José Afonso no Seixal

3 - A comemoração do dia das Bibliotecas Escolares na Estação Fertagus de comboios de Corroios
















Parabéns a todos aqueles que se empenharam para fazer deste mês uma divulgação das potencialidades das Bibliotecas Escolares.

sábado, 20 de outubro de 2012

285 - A curação de conteúdos


Building Thought Leadership through Content Curation from Corinne Weisgerber

Uma das grandes potencialidades das Bibliotecas escolares numa época em que o acesso à informação é extremamente fácil e se vive na era da superabundância, importa que a Biblioteca Escolar tenha uma política de seleção de conteúdos relevantes para os públicos que serve e os disponibilize.
Uma das novas ferramentas/conceitos é a curação de conteúdos (Ex: ferramenta scoopit). Vale a pena equacionar o uso deste tipo de estratégia na estratégia digital da Biblioteca.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

284 - Estratégia digital para a Biblioteca

Penso que é fundamenta la existencia de uma estratégia para a Biblioteca, e de um modo particilar a existência de uma estratégia digital.

Enquanto não escrevo sobre o assunto, socorro-me de um texto de José Luis Orihuela.
Já dá para quew se começe a reflexão...
 
---

10 claves para la estrategia digital

Las estrategias de comunicación corporativa en medios sociales comienzan por el análisis del sector y de la propia organización, siguen con el establecimiento de objetivos y la selección de plataformas, y finalizan con la monitorización de los resultados y la retroalimentación del proceso.
Algunos puntos a tener en cuenta en la definición de una estrategia digital:
1. Establecer una presencia online consistente: el estilo, la identidad gráfica, el uso de las marcas y los mensajes de la organización en las redes sociales tienen que ser coherentes.
2. Redactar y etiquetar los contenidos para mejorar su visibilidad: todos los contenidos publicados tienen que ser “encontrables”.
3. Facilitar la viralización de contenidos mediante una capa social: permitir que los usuarios trasladen el contenido corporativo a sus propias redes sociales.
4. Inducir la viralidad: extender la cultura del compartir, referenciar y enlazar dentro de la propia organización.
5. Identificar, seguir y contactar con los prescriptores de opinión: tener permanentemente bajo el radar e informados a los usuarios influyentes del sector en el que opera la organización.
6. Llegar a los medios tradicionales: utilizar los medios sociales como trampolín para acceder a los medios de masas. Los periodistas buscan temas y fuentes en las redes sociales.
7. Pensar a escala global: aunque la organización sea local o nacional, el uso de medios sociales la proyecta a todo el planeta. En la red, la lengua y no la distancia es el principal obstáculo para acceder al contenido publicado.
8. Monitorizar la conversación: escuchar de manera sistemática la conversación en la red acerca del sector, los competidores y la propia marca. Medir el impacto de las acciones emprendidas en medios sociales.
9. Definir la línea y el estilo de la organización en los medios sociales: establecer guías de uso de medios sociales por parte del personal de la organización, tanto en lo referente a cuentas personales como corporativas.
10. Protegerse: tener un “Plan B” para responder de manera veloz y eficaz a una crisis de comunicación originada o amplificada por las redes sociales.
Ver también: La hora de la estrategia digital y La alta dirección ante las redes sociales .