domingo, 11 de novembro de 2012

291 - Revista Comunicar / Literacia mediática

Literacia mediática - Revista Comunicar


Revista Comunicar dedicada à formação de professores em educação para os media



A for­mação de pro­fes­sores em edu­cação para os media: o cur­rículo UNESCO é o tema do mais recente número da revista Comu­nicar. Os arti­gos desta pub­li­cação da Uni­ver­si­dade de Huelva podem ser con­sul­ta­dos na ínte­gra e gra­tuita­mente cli­cando aqui.
Entre o que merece leitura, podem destacar-se cinco tex­tos:
• “La com­pe­ten­cia mediática, una acción educa­tiva inaplaz­able”, de José Igna­cio Aguaded Gómez.
“La for­ma­ción de pro­fe­sores en edu­cación en medios: cur­rículo y expe­ri­en­cias inter­na­cionales”, de José Manuel Pérez Tornero e Sami Tayie.
“‘El mundo desconec­tado’ y ‘24 horas sin medios’: alfa­bet­i­zación mediática para la con­cien­cia crítica de los jóvenes”, de Susan Moeller, Elia Pow­ers e Jes­sica Roberts.
“Retos y ries­gos del uso de Inter­net por parte de los menores. ¿Cómo empoder­ar­los?”, San­ti­ago Teje­dor Calvo e Cristina María Pulido Rodríguez.
“Recur­sos para la alfa­bet­i­zación mediática: inves­ti­gación y prop­ues­tas para niños”, Sara Pereira, Manuel Pinto e Luis Pereira.

Fonte: http://bibliopartilha.blogspot.pt/2012/11/literacia-mediatica-revista-comunicar.html

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

290 - Que significa ser professor neste século?

Watching this video made me wonder....Ver este filme faz-me pensar...

Palavras para quê? did I need words to explain?



289 - Pequenos cientistas

 No passado dia 7, tive ocasião de estar presente num acontecimento fantástico. A EB1 do Alto do Moinho pertencente ao AE de Vale de Milhaços inaugurou, por iniciativa da Associação de Pais, na antiga Sala de professores um "Laboratório" de ciências.

Deste modo, os miúdos, podem usar a biblioteca e ao lado ter o seu laboratório, podem podem pôr em prática o que aprenderam na sala de aula e pesquisaram na Biblioteca e vice versa. No dia da inauguração tive o privilégio de ver grupos de alunos na BE a ver um filme sobre a água e outros já no laboratório a ler poemas de António Gedeão!

Que sorte têm estes meninos de terem à sua disposição estes recursos. Quando fui aluno, a primeira vez que mexi num tubo de ensaio foi já na Universidade!

Parabéns aos pais, aos professores, aos alunos e à escola!    


domingo, 4 de novembro de 2012

288 - A frase da semana

"Las bibliotecas existen para servir a las necesidades presentes y futuras de una comunidad de usuarios. Para hacer ésto bien, tienen que utilizar la mejor y más adecuada tecnología que puedan ofrecer."
Roy Tennant em Library Journal

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

287 - Concurso Pordata 2012/13

Tanto se fala e escreve sobre literacia da informação e da geração "corta-e-cola"

Ora aqui está uma boa ideia para mudar o panorama!



Está aberta a 3ª edição do concurso PORDATA | RBE, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dirigida a alunos do ensino secundário.
Para mais informações deverá aceder a

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

286 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

De ano para ano o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares vai entrando mais e mais na dinâmica das escolas e das bibliotecas.

Destaco três iniciativas que me pareceram muito interessantes e de algum impacto:

1 - Os vários cartazes elaborados pelas Bibliotecas Escolares:


CARTAZES from biblioteca.agr1beja on Vimeo.
2- Um flash Mob sobre a leitura na E.S. José Afonso no Seixal

3 - A comemoração do dia das Bibliotecas Escolares na Estação Fertagus de comboios de Corroios
















Parabéns a todos aqueles que se empenharam para fazer deste mês uma divulgação das potencialidades das Bibliotecas Escolares.

sábado, 20 de outubro de 2012

285 - A curação de conteúdos


Building Thought Leadership through Content Curation from Corinne Weisgerber

Uma das grandes potencialidades das Bibliotecas escolares numa época em que o acesso à informação é extremamente fácil e se vive na era da superabundância, importa que a Biblioteca Escolar tenha uma política de seleção de conteúdos relevantes para os públicos que serve e os disponibilize.
Uma das novas ferramentas/conceitos é a curação de conteúdos (Ex: ferramenta scoopit). Vale a pena equacionar o uso deste tipo de estratégia na estratégia digital da Biblioteca.