sábado, 3 de agosto de 2013

368 - Namore um(a) bibliotecário(a) de referência

Namore um bibliotecário de referência

Namore um bibliotecário de referência
Sabe aquele cara que fica atrás do balcão, 8 horas por dia na frente de um computador, e que vez ou outra você vai até ele perguntar se não tem mais nenhum exemplar de cálculo do Swokowski?  O cara para quem você jura que não tem nenhum exemplar de Dinâmica do Hibbeler e que te responde que no sistema tem cinco disponíveis para empréstimo? Aquele que, as vezes, você quase quase derruba na corrida até as estantes para pegar o último exemplar de Circuitos Elétricos do Johnson? (Ah, da próxima vez, derrube-o, porque esse cara precisa sorrir mais, surpreender-se mais e coisa e tal). Pois é, esse cara é o bibliotecário de referência. 
Problemas com alguma norma da ABNT? Com paginação do Word? Não consegue achar aquele artigo que seu orientador falou que é indispensável para seu TCC, sua dissertação ou  tese? Aquele programa que joga as referências automaticamente no Word… qual é mesmo? Só o bibliotecário de referência saberá, portanto, corra até ele, afinal o prazo do seu trabalho já está acabando! Não que ele vá resolver todos os seus problemas, mas certamente vai jogar uma luz sobre as trevas, pois se não te der uma resposta, no mínimo vai te encurtar o caminho até ela. Sim, vai. Pode confiar. O caminho pode ser mais curto do que a distância da mesa dele e aquela mesa de estudo que você sempre senta.
O bibliotecário de referência é um navegante nesse mar informacional chamado Web, deixa o Google no chinelo! É muito mais refinado porque conhece os atalhos para chegar até a informação de que você precisa, muito mais perspicaz porque se desdobra para entender sua questão, muito menos máquina porque muito mais humano. É o cara capaz de entender aquilo que você realmente precisa, aquilo de mais imaterial que reside no fundo da sua mente, no âmago da sua dúvida. Resumindo, um poço de sabedoria, mas também um eterno e humilde aprendiz, pois as bases de dados sempre mudam, a quantidade de informação conhecimento cresce assustadoramente a cada ano, ou seja, é impossível aprender tudo sozinho, por isso, precisa de você para ensiná-lo. Sua única certeza é a de que o ciclo da informação gera uma dúvida, que gera uma questão, que gera a busca para a solução. Claro que o  bibliotecário de referência está nesse ciclo (existem vários modelos, não se fruste se não encontrar este no Google, ok?) mas como ele trabalha com o público, é seu dever sempre esclarecer tudo.
Portanto, procure-o, consulte-o, faça-o perder horas procurando uma coisa só para você. Isso mesmo: só para você! Deixe-o louco com as suas interrogações: morrer com a dúvida pode ser muito mais doloroso do que ter desperdiçado a chance de solucioná-la. Ou melhor, ter desperdiçado a chance de solucioná-la a dois, pois todos sabemos que duas cabeças pensam melhor do que uma.
Peça e será atendida. Sempre.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

domingo, 28 de julho de 2013

366 - A primeira ida à biblioteca

O texto abaixo tirado daqui teve o mérito de me pôr a pensar...Quantos de nós levam os seus filhos, netos, sobrinhos a uma biblioteca? e se  o fazem como é essa ida? Será que ela é preparada fazendo dessa ida uma ocasião pedagógica?

hum...

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Como transformar a ida à biblioteca em um passeio inesquecível?

Saiba aproveitar a ida à biblioteca, despertando a curiosidade natural do seu filho por livros, seja qual for a idade


Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Biblioteca
Deixe seu filho tocar e escolher os livros na biblioteca

Quanto mais cedo melhor. A primeira biblioteca que Loretto conheceu foi a da sua escola, a EMEF Desembargador Amorim Lima, em São Paulo. "Ele ficou encantado", postou a mãe, Marcia Carini, no You Tube, sobre a experiência do ano passado. Por sinal, o vídeo com o depoimento de Loretto é de enorme popularidade. Pudera. Entre outros comentários, o menino de oito anos, aluno do 2º ano do Fundamental I, assombra ao confessar que "... adoro livro velho... Livro é muito fascinante, é a coisa que a gente mais aprende na vida!".

A paixão de Loretto vem de berço, melhor, de peito: em outro "post", Marcia revela o hábito de ler, em voz alta, textos de Simone de Beauvoir enquanto amamentava o filho. Um luxo. Mas o fascínio de uma criança pelo mundo dos livros pode ser estimulado de inúmeras maneiras - desde a primeira ida à biblioteca ao lado dos pais, por exemplo. Visita que pode transmitir a ideia de ser a biblioteca um ambiente vinculado ao prazer - e não apenas ao estudo.

A seguir, dicas de como os pais podem tornar inesquecível a ida à biblioteca ao lado dos filhos, independentemente da idade.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

365 - Concurso para professores bibliotecários



Ele aí está, o concurso para professores bibliotecários resultante das necessidades do sistema educativo. Pode aceder às vagas em http://www.dgae.mec.pt/web/14654/168

Espera-se do professor bibliotecário o bom desempenho do seguinte conteúdos funcional:



Artigo 3.º da portaria 756/2009 - Conteúdo funcional


       1 - Ao professor bibliotecário cabe, com apoio da equipa da biblioteca escolar, a gestão da biblioteca da escola não agrupada ou do conjunto das bibliotecas das escolas do agrupamento.
       2 - Sem prejuízo de outras tarefas a definir em regulamento interno, compete ao professor bibliotecário:

              a) Assegurar serviço de biblioteca para todos os alunos do agrupamento ou da escola não agrupada;
              b) Promover a articulação das actividades da biblioteca com os objectivos do projecto educativo, do projecto curricular de agrupamento/escola e dos projectos curriculares de turma;
              c) Assegurar a gestão dos recursos humanos afectos à(s) biblioteca(s);
              d) Garantir a organização do espaço e assegurar a gestão funcional e pedagógica dos recursos materiais afectos à biblioteca;
              e) Definir e operacionalizar uma política de gestão dos recursos de informação, promovendo a sua integração nas práticas de professores e alunos;
              f) Apoiar as actividades curriculares e favorecer o desenvolvimento dos hábitos e competências de leitura, da literacia da informação e das competências digitais, trabalhando colaborativamente com todas as estruturas do agrupamento ou escola não agrupada;
              g) Apoiar actividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular incluídas no plano de actividades ou projecto educativo do agrupamento ou da escola não agrupada;
              h) Estabelecer redes de trabalho cooperativo, desenvolvendo projectos de parceria com entidades locais;
              i) Implementar processos de avaliação dos serviços e elaborar um relatório anual de auto-avaliação a remeter ao Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares (GRBE);
              j) Representar a biblioteca escolar no conselho pedagógico, nos termos do regulamento interno.

domingo, 21 de julho de 2013

quinta-feira, 27 de junho de 2013

363 - concurso conta-me uma história: Entrega de prémios

Após ter sido juri, tive a felicidade e o privilégio de participar hoje na entrega dos prémios aos grupos vencedores do concurso "conta-me uma história" Promovido pela ERTE, Microsoft, PNL e Rede de Bibliotecas Escolares, cerimónia esta que decorreu nas instalações da microsoft.

link de acesso às histórias premiadas:   http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=422

Estes miúdos estão mesmo de parabéns! não só por terem sido premiados mas por todo o processo que levou à construção da história que levaram a concurso.

Se lhes tivesse dirigido a palavra esta tarde, ter-lhes-ia dito qualquer coisa como isto:


1 - Quero dar-vos os parabéns por terem participado neste concurso e pelo esforço e empenho que demonstraram, pois sabemos bem que para apresentarem o trabalho final houve que passar por momentos mais “chatos” a gravação que não ficou boa, o meminho que se enganou, …. A vida é assim, Para se “ganhar”, para se alcançar os objetivos a que no propusemos, é necessário, dedicação, esforço, repetição. Dá trabalho, mas os resultados só podem vir a ser como estes. São vencedores

2 – Também vos quero dar os parabéns e a todos os meninos deste pais que participaram no concurso porque leram muitas histórias, escolheram a que mais gostavam e tiveram o gosto de a recontar a todos os meninos que falam e escrevem português. É tão bom ler, é tão bom sentir a nossa imaginação a voar, é tão bom aprender, é tão bom partilhar com os outros as coisas de que gostamos mesmo. Eu também gostei muito de ouvir e ver todas as histórias (mesmo aquelas que não ganharam nenhum prémio pois sei que da parta da escola houve meninos quiseram participar e partilhar os livros e as histórias de que gostaram s)

3 – Espero que tenham gostado de aprender a fazer podcast! Esta é uma ferramenta que vos pode ajudar a fazer trabalhos muito bonitos e apelativos. Imaginem-se a apresentar trabalhos aos vossos colegas e professores desta forma! Ficam apelativos não ficam? Para além disso, usando este tipo de ferramentas cada um de vós também aprende a trabalhar com a informação: terá que aprender a selecionar a que lhe interessa, a trabalha-la e a transformá-la, a construir um guião sobre essa mesma informação de modo a que possa “caber” no tempo que lhe foi dado para a apresentar.

4 – Termino convidando-os a não abandonarem o caminho já percorrido e a continuarem a ser bons leitores: usem as vossas bibliotecas, descubram outras histórias, contem-nas aos vossos colegas da forma que souberem, divirtam-se, aprendam, partilhem, cresçam!

Aos srs professores e srs diretores quero deixar também uma palavra de apreço. Fazer parte do júri de um concurso como este é um privilégio pois, deste lado, temos a noção de que há centenas de escolas deste pais que leram, produziram podcast e fizeram, refizeram, tentaram produzir o melhor dos trabalhos possíveis dentro das condições humanas e técnicas que lhes foram postas à disposição.

Parabéns aos professores por não desistirem, parabéns às direções por criarem nas suas escolas condições para que este tipo de trabalho se realize. A escola são as aulas, mas não podem ser só as aulas. O currículo é um conceito muito mais vasto que o programa de uma disciplina.

Termino com votos para que alunos, professores e diretores não deixem de acarinhar a biblioteca escolar como espaço privilegiado para a aprendizagem.

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No relativo à participação dos miúdos no dia de hoje, retenho a participação dos alunos do colégio Monte Flor de Carnaxide que dramatizaram a história  com que participaram... Que belo!


Veja-se a arte desde pequeno que no computador gere a entrada dos sons adequados à dramatização que está em cena. Quem disse que os miúdos não participam e não aprendem com o concurso? Dá mesmo gosto perceber que há mesmo competências na área técnica que estão a ser aprendidas e mobilizadas através desde concurso. Estou certo que este aluno, ao longo do seu percurso escolar, se irá desembaraçar melhor quando tiver que lidar e gerir informação e/ou de realizar um trabalho no computador .











sábado, 22 de junho de 2013

362 - O que pode encontrar numa biblioteca no ano de 2013

School libraries are transforming into 21st century learning commons

School libraries are transforming into 21st century learning
With the digital revolution, information access, use, and communication have changed along with the definition of literacy. Accessing and collecting information is easier, but effectively using it has never been more difficult. And more than ever students and staff need collaborative, flexible and creative spaces that provide expert instruction and technology and literacy support. The school library, or learning commons, continues to be an integral part of the academic and cultural life of a school but the way it is being used is changing—it is an exciting, engaging place to be!
Here are some of the things you may encounter when you visit a school library today:
  • A teacher-librarian is using a document camera to display 3-D ocean objects to a Science class.
  • The teacher-librarian and classroom teacher are co-teaching digital citizenship skills using the district subscribed program Passport to the Internet on a large SMARTboard.
  • Students are collaborating on a group research project, searching for information through developmentally appropriate databases, websites, blogs, streaming video and print resources.
  • Students are interviewing experts, recording local historical stories using digital cameras.
  • Students are blogging with a class from another province, learning about the place geography and history.
  • Students are developing criteria as they watch new exciting book trailers. They will start to write and produce their own.
  • The teacher-librarian is helping students publish a collaborative digital storybook they wrote in class.
  • Students are learning presentation skills, and the various ways we can present information in the digital age.
  • The teacher-librarian set up a virtual field trip to the Royal Tyrrel Museum for the Grade 3 students who are studying dinosaurs.
  • Students are researching and designing virtual travel "Glogs."
  • Art students are show casing their art work in a Gallery Walk, showing digital, print and 3-D art forms
  • Students are learning about new copyright laws and the importance of using information in an ethically responsible way.
  • Intermediate students and staff are acting as readers’ advisors to primary students, helping them find just-right-fit books
  • A teacher-librarian is inspiring Middle School readers by book-talking new graphic novels to the English classes.
  • Students are using the library pathfinder to find relevant information for a research project.
  • Teachers are collaboratively building wikis to support In-service planning.
  • Students are preparing for their tour of the TRU Learning Commons.
  • Students are browsing cool new books at the library bookfair.
  • Kindergarten parents and students are being welcomed in a Kindergarten orientation.
  • Students are playing board games at lunchtime.
  • The public library staff are presenting information about the summer reading program.
  • Students are meeting in their Battle of the Books teams, discussing books and preparing for the competitions.
  • Students are participating in the annual Drop Everything and Read Event, using a variety of texts, digital and print!
  • Staff and students are collecting books for the annual Heap the Honda Book Drive.
  • High school students are performing readers theatre plays to intermediate students…
These are just some of the activities that happened in SD73 school libraries this year. Check out your school library to see what’s happening today!