segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

407 - à conversa com os pais no Seixal

Na passada semana tive o privilégio de ser convidado para moderar o encontro “Aprender acordado! Conversas sobre distúrbios do sono” que teve lugar no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
Nele participaram a Professora Doutora Helena Rebelo Pinto e a Dra. Teresa Rebelo Pinto e contou com a apresentação do projeto do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, “Dormir para ser feliz”, inserido no projeto “Dormir + para ler melhor”.


Confesso que foi um final de tarde memorável onde adultos em geral puderam tomar consciência da necessidade de criar e manter hábitos de sono saudáveis e regulares. 

O Projeto “DORMIR+ para LER MELHOR” resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e visa a promoção da leitura, partindo dos benefícios que a qualidade de sono das crianças e dos jovens trazem para que leiam melhor, compreendam melhor e aumentem o seu sucesso escolar escolar. A qualidade do sono, prática pouco cumprida nestas faixas etárias, assume um papel fundamental no pleno desenvolvimento individual, nomeadamente, no que concerne ao nível de literacia atingido. Dormir+ significa, pois, estar em melhores condições físicas, ter mais energia para Ler+ e para compreender melhor o que se lê. Dormir+significa Ler+ e Melhor com os indiscutíveis benefícios que a capacidade de compreender traz para o desenvolvimento das literacias e para que se aprenda mais.  

DESTINATÁRIOS 

Crianças e jovens dos estabelecimentos de educação e de ensino da rede pública (envolvendo diretamente docentes, crianças e alunos, da Educação pré-escolar e do ensino básico). 


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO   

Propõe-se que os estabelecimentos de educação e de ensino apresentem um projeto, que permita às crianças e jovens consciencializarem a importância do sono para o desenvolvimento das suas competências leitoras, da sua capacidade de aprendizagem e do seu sucesso escolar.

Educadores e professores, no âmbito da sua prática docente, e na sequência da formação em que participaram no primeiro ano do projeto ( 1ª fase ), deverão propor intervenções que ajudem a identificar nas crianças e nos jovens com quem trabalham indícios de comportamentos eventualmente relacionados com a falta de qualidade do sono, constituindo-se, simultaneamente, como agentes na promoção da qualidade do sono junto dessas crianças, dos jovens e dos adultos com quem estes vivem.  

Materiais sobre este projeto podem ser consultados aqui 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

406 - Obrigado Drª Teresa Calçada

Tive o privilégio de trabalhar alguns anos com a Drª Teresa Calçada. Muito aprendi com ela, sobretudo a procurar ter uma visão. Antecipar questões, tentar perceber tendências, novos desafios, ver mais à frente, ver que a resposta de hoje não é suficiente para amanhã. Este é um dos seus legados: a capacidade de prever os desafios que as bibliotecas teriam de passar e superar.

Outra das muitas aprendizagens que com ela fiz, foi esta ideia que a foto documenta : "Ninguém nasce leitor". De facto, para se ter um leitor é preciso investir, é preciso perder tempo com ele, ler-lhe, falar-lhe dos livros, mostrar-lhe a importância de ler, dar-lhe a conhecer o mistério que um livro guarda. Não basta que um biblioteca tenha livros, não basta que uma casa de família tenha livros. É preciso mexer-lhes, é preciso operar com eles, é preciso lê-los e fazer nascer  o gosto de os ler. é preciso um programa articulado de promoção da leitura.

Bem haja pela sua vida de dedicação ao fomento a leitura e pela energia que despendeu na rede de leitura pública e nas bibliotecas escolares.

Para memória futura e deleite, aqui ficam os últimos desafios que lançou a todos nós que trabalhamos nas bibliotecas e na promoção da leitura.

Entrevista no Jornal das 9 a Teresa Calçada (30.01.2014) Em tempo de despedida de Teresa Calçada como coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, O Jornal das 9 da SIC Notícias entrevistou-a, levando o seu testemunho e saber até ao grande público.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

405 - The Future of Libraries: What's Your Vision?

Transmitido em direto às 09/01/2014

The Future of Libraries: What's Your Vision?
We're thrilled to have Innovative Interfaces as a sponsor for this episode. David Lee King will lead our expert panel in an open discussion on the challenges and changes we'll see in our libraries in the near and distant future. Panelists: David Lee King, Digital Services Director at Topeka & Shawnee County Public Library Bohyun Kim, Digital Access Librarian at Florida International University Medical Library Marshall Breeding, Library Technology Consultant, Speaker and Author Joe Murphy, Director of Library Futures at Innovative Interfaces

domingo, 26 de janeiro de 2014

404 - O exemplo dos alunos da Escola Secundária Manuel Cargaleiro

A Escola Secundária Manuel Cargaleiro fica situada numa  área residencial difícil onde coexistem: construção clandestina, famílias de baixo nível sócio económico, emigrantes não integrados na sociedade portuguesa, ...

O interessante é que esta Escola tem como patrono o mestre Manuel Cargaleiro, sendo que este tem oferecido a esta escola algumas das suas obras.

O painel de azulejos que se apresenta na foto é paradigmático. Está no jardim da escola há anos e nunca foi danificado ou vandalizado.

Não deixa de ser curioso que sendo a escola frequentada por alguns alunos com uma cultura de subúrbio e guetho estes sabem entender e valorizar o que de bom gosto e belo existe à sua volta.

Saberão as escolas promover devidamente o gosto e o belo? oferecem produtos de qualidade a todos os alunos ou resignam-se? exclusão não gerará mais exclusão?

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

403 - O verdadeiro sentido da aprendizagem

Penso que este placard caberia bem à parta de cada biblioteca ou à porta de cada escola. É para possibilitar as aprendizagens aos alunos que elas existem. Soubessem os alunos entender/refletir sobre o valor profundo desta frase. Estou bem certo que ao fim de poucos anos teríamos uma geração de excelência. 

"A coisa bela acerca da aprendizagem é que ninguém a pode tirar de ti"

domingo, 19 de janeiro de 2014

402 - Para memória presente e futura: “As dificuldades justificam uma política pública de leitura, nas escolas e fora delas”

“As dificuldades justificam uma política pública de leitura, nas escolas e fora delas”

Entrevista a Teresa Calçada, coordenadora do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.

Teresa Calçada pediu a reforma no final de Dezembro João Cordeiro
À frente da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 1996, Teresa Calçada despede-se com a certeza que o programa vai continuar, apesar das dificuldades.
Não é exagero dizer que Teresa Calçada é a mãe da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, esteve na génese da criação da Rede de Bibliotecas Municipais e, anos mais tarde, fez parte do grupo que pensou as bibliotecas nas escolas, acabando por assumir a sua direcção. No final de 2013, depois de 17 anos à frente da RBE, pediu a reforma. "Não sei bem porquê", confessa. Contudo, tem a certeza que o trabalho começado não pode voltar atrás. Para já, vai fazer voluntariado com a sua amiga Isabel Alçada, autora e ex-ministra da Educação, na associação Voluntários de Leitura. Vão às escolas ler com os mais pequenos. 
O Ministério da Educação e Ciência já fez saber que "está a analisar a substituição de Teresa Calçada que deixa o cargo por aposentação".

ler + aqui

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

401 - É sempre bom aprender com os outros

 As reuniões de professores bibliotecários podem ser sempre ocasião de aprendizagem. Neste caso, na Biblioteca Escolar da ES de Bocage em Setúbal os professores aprendem um pouco sobre os contornos do projeto "dormir mais para ler melhor" cujos destinatários são crianças e jovens dos estabelecimentos de educação e de ensino da rede pública (envolvendo diretamente docentes, crianças e alunos, da Educação pré-escolar e do ensino básico). 

  
Neste projeto, propõe-se que os estabelecimentos de educação e de ensino apresentem um projeto, que permita às crianças e jovens consciencializarem a importância do sono para o desenvolvimento das suas competências leitoras, da sua capacidade de aprendizagem e do seu sucesso escolar.