segunda-feira, 17 de março de 2014

412- O Evernote

O Evernote

(Post retirado daqui )

imagem do Evernote

Evernote é uma ferramenta gratuita e disponível na Internet que permite a organização e o controlo de qualquer tipo de anotação, a partir de diferentes dispositivos (computador, tablet, portátil, ou smartphone).

As notas que permite criar são muito variadas e vão além do formato de texto habitual, já que podem criar-se a partir de uma web que se está a ver no navegador, um correio eletrónico recebido, uma imagem, ou mesmo uma nota de voz gravada num tablet, ou smartphone.

Como na maioria de serviços web 2.0 o passo fundamental é a criação de uma conta de utilizador que nos dá o acesso ao serviço, gratuitamente. Uma vez que sejamos utilizadores já poderemos criar notas. As notas podem-se agrupar em livros que, para além disso, poderão ser partilhadas com outras pessoas. Esta funcionalidade é de grande interesse para partilhar comentários, recursos ou tarefas.

Outra caraterística notável é a possibilidade de etiquetar cada uma das notas, o que faz com que a pesquisa e recuperação da informação através das etiquetas se faça de maneira muito rápida. Ligações relacionadas: 1 - 2 - 3

 

sexta-feira, 14 de março de 2014

411- The Times They Are A-Changin'

Sempre que faço formação sobre educação/bibliotecas/tecnologias a professores ou a outros técnicos surge sempre e inevitávelmente alguém que levanta a questão do "antes" e do "agora". Antes é que era bom, antes é que os alunos aprendiam, antes é que os professores ensinavam, etc.

Nesse contexto farto-me de dizer que as gerações são sempre diferentes e que os tempos mudaram, havendo coisas que não podem mesmo voltar atrás porque muito mudou na sociedade.

Como fazer passar a mensagem que já em 1964 Bod Dylan cantava: "The Times They Are A Changin'" (E se até ele já estão tão mudado :-) )

Há mesmo mudanças irreversíveis. Pensar que tudo pode voltar atrás só nos pode causar, em educação, dissabores, desânimo e educar alunos para uma sociedade que já não existe!
 

domingo, 9 de março de 2014

410 - 27 coisas que o professor bibliotecário faz

A imagem quase que dispensa comentários. Um professor bibliotecário tem (ou deve ter dependendo muito de si próprio e do "espaço" que lhe dão) um papel muito importante na aprendizagem dos alunos da escola onde exerce quer organizando e gerindo a biblioteca, quer disponibilizando de recursos de suporte a essa mesma aprendizagem. 

Fonte: http://www.educatorstechnology.com/2013/06/awesome-graphic-on-27-things-teacher.html

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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

409 - Novas dinâmicas para a Biblioteca Escolar na sociedade em rede

Nuevas dinámicas para la biblioteca escolar en la sociedad red"

 
A Consejería de Educación, Cultura y Deporte da Junta de Andalucía, acaba de publicar um novo número da série BECREA com o título: Nuevas dinámicas para la Biblioteca Escolar en la sociedad red

Vale a pena a leitura 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

408 V feira/seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal bibliotecas.html

















Realiza-se a 18 e 19 de março, na Escola Básica e Secundária da Bela Vista, a V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares de Setúbal, um evento que pretende oferecer à comunidade educativa do concelho, em especial a docentes, diretores das escolas e decisores políticos, uma visão atualizada da complexidade das tecnologias, dos serviços, das funções e dos requisitos das bibliotecas escolares contemporâneas. Naturalmente, os professores bibliotecários e os membros das equipas das bibliotecas escolares poderão encontrar, neste seminário, inspiração e estímulo para aprofundarem a inovação e o desenvolvimento do trabalho cooperativo nas suas escolas.
Esta  Feira/ Seminário,  uma organização da Câmara Municipal de Setúbal e da Rede de Bibliotecas Escolares, foi submetido para acreditação junto Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como um curso de formação de 15 horas.


Mais informações sobre o evento e o acesso às inscrições podem ser efetuadas a partir daqui

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

407 - à conversa com os pais no Seixal

Na passada semana tive o privilégio de ser convidado para moderar o encontro “Aprender acordado! Conversas sobre distúrbios do sono” que teve lugar no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
Nele participaram a Professora Doutora Helena Rebelo Pinto e a Dra. Teresa Rebelo Pinto e contou com a apresentação do projeto do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, “Dormir para ser feliz”, inserido no projeto “Dormir + para ler melhor”.


Confesso que foi um final de tarde memorável onde adultos em geral puderam tomar consciência da necessidade de criar e manter hábitos de sono saudáveis e regulares. 

O Projeto “DORMIR+ para LER MELHOR” resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e visa a promoção da leitura, partindo dos benefícios que a qualidade de sono das crianças e dos jovens trazem para que leiam melhor, compreendam melhor e aumentem o seu sucesso escolar escolar. A qualidade do sono, prática pouco cumprida nestas faixas etárias, assume um papel fundamental no pleno desenvolvimento individual, nomeadamente, no que concerne ao nível de literacia atingido. Dormir+ significa, pois, estar em melhores condições físicas, ter mais energia para Ler+ e para compreender melhor o que se lê. Dormir+significa Ler+ e Melhor com os indiscutíveis benefícios que a capacidade de compreender traz para o desenvolvimento das literacias e para que se aprenda mais.  

DESTINATÁRIOS 

Crianças e jovens dos estabelecimentos de educação e de ensino da rede pública (envolvendo diretamente docentes, crianças e alunos, da Educação pré-escolar e do ensino básico). 


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO   

Propõe-se que os estabelecimentos de educação e de ensino apresentem um projeto, que permita às crianças e jovens consciencializarem a importância do sono para o desenvolvimento das suas competências leitoras, da sua capacidade de aprendizagem e do seu sucesso escolar.

Educadores e professores, no âmbito da sua prática docente, e na sequência da formação em que participaram no primeiro ano do projeto ( 1ª fase ), deverão propor intervenções que ajudem a identificar nas crianças e nos jovens com quem trabalham indícios de comportamentos eventualmente relacionados com a falta de qualidade do sono, constituindo-se, simultaneamente, como agentes na promoção da qualidade do sono junto dessas crianças, dos jovens e dos adultos com quem estes vivem.  

Materiais sobre este projeto podem ser consultados aqui 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

406 - Obrigado Drª Teresa Calçada

Tive o privilégio de trabalhar alguns anos com a Drª Teresa Calçada. Muito aprendi com ela, sobretudo a procurar ter uma visão. Antecipar questões, tentar perceber tendências, novos desafios, ver mais à frente, ver que a resposta de hoje não é suficiente para amanhã. Este é um dos seus legados: a capacidade de prever os desafios que as bibliotecas teriam de passar e superar.

Outra das muitas aprendizagens que com ela fiz, foi esta ideia que a foto documenta : "Ninguém nasce leitor". De facto, para se ter um leitor é preciso investir, é preciso perder tempo com ele, ler-lhe, falar-lhe dos livros, mostrar-lhe a importância de ler, dar-lhe a conhecer o mistério que um livro guarda. Não basta que um biblioteca tenha livros, não basta que uma casa de família tenha livros. É preciso mexer-lhes, é preciso operar com eles, é preciso lê-los e fazer nascer  o gosto de os ler. é preciso um programa articulado de promoção da leitura.

Bem haja pela sua vida de dedicação ao fomento a leitura e pela energia que despendeu na rede de leitura pública e nas bibliotecas escolares.

Para memória futura e deleite, aqui ficam os últimos desafios que lançou a todos nós que trabalhamos nas bibliotecas e na promoção da leitura.

Entrevista no Jornal das 9 a Teresa Calçada (30.01.2014) Em tempo de despedida de Teresa Calçada como coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, O Jornal das 9 da SIC Notícias entrevistou-a, levando o seu testemunho e saber até ao grande público.