Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
sábado, 5 de abril de 2014
sexta-feira, 21 de março de 2014
413 - Ainda e sempre a pesquisa da informação
De visita a uma Biblioteca Escolar, ouço uma questão deliciosa!
Uma aluna chega ao balcão da biblioteca e pergunta à funcionária:" Como é que encontro as músicas do antigamente?"
Fiquei logo de ouvidos à escuta no relativo ao que se iria passar...
A funcionária lá se dispôs a tentar ajudar a aluna e percebi que o que ela queria eram descobrir músicas do tempo do 25 de Abril para um trabalho sobre o quadragésimo aniversário do 25 de Abril.
Fiquei a pensar que continua a haver qualquer coisa de errado: ou os professores desta pequena não lhe souberam explicar em concreto o que era necessário fazer ou ela não ouviu com atenção a explicação. Eventualmente impunha-se a existência de um documento de ligação entre a sala de aula e a biblioteca que constituísse um protótipo de um plano de trabalho. Talvez ajudasse...
Uma aluna chega ao balcão da biblioteca e pergunta à funcionária:" Como é que encontro as músicas do antigamente?"
Fiquei logo de ouvidos à escuta no relativo ao que se iria passar...
A funcionária lá se dispôs a tentar ajudar a aluna e percebi que o que ela queria eram descobrir músicas do tempo do 25 de Abril para um trabalho sobre o quadragésimo aniversário do 25 de Abril.
Fiquei a pensar que continua a haver qualquer coisa de errado: ou os professores desta pequena não lhe souberam explicar em concreto o que era necessário fazer ou ela não ouviu com atenção a explicação. Eventualmente impunha-se a existência de um documento de ligação entre a sala de aula e a biblioteca que constituísse um protótipo de um plano de trabalho. Talvez ajudasse...
segunda-feira, 17 de março de 2014
412- O Evernote
O Evernote é
uma ferramenta gratuita e disponível na Internet que permite a
organização e o controlo de qualquer tipo de anotação, a partir de
diferentes dispositivos (computador, tablet, portátil, ou smartphone).
As notas que permite criar são muito variadas e vão além do formato de texto habitual, já que podem criar-se a partir de uma web que se está a ver no navegador, um correio eletrónico recebido, uma imagem, ou mesmo uma nota de voz gravada num tablet, ou smartphone.
Como na maioria de serviços web 2.0 o passo fundamental é a criação de uma conta de utilizador que nos dá o acesso ao serviço, gratuitamente. Uma vez que sejamos utilizadores já poderemos criar notas. As notas podem-se agrupar em livros que, para além disso, poderão ser partilhadas com outras pessoas. Esta funcionalidade é de grande interesse para partilhar comentários, recursos ou tarefas.
Outra caraterística notável é a possibilidade de etiquetar cada uma das notas, o que faz com que a pesquisa e recuperação da informação através das etiquetas se faça de maneira muito rápida. Ligações relacionadas: 1 - 2 - 3
sexta-feira, 14 de março de 2014
411- The Times They Are A-Changin'
Sempre que faço formação sobre educação/bibliotecas/tecnologias a professores ou a outros técnicos surge sempre e inevitávelmente alguém que levanta a questão do "antes" e do "agora". Antes é que era bom, antes é que os alunos aprendiam, antes é que os professores ensinavam, etc.
Nesse contexto farto-me de dizer que as gerações são sempre diferentes e que os tempos mudaram, havendo coisas que não podem mesmo voltar atrás porque muito mudou na sociedade.
Como fazer passar a mensagem que já em 1964 Bod Dylan cantava: "The Times They Are A Changin'" (E se até ele já estão tão mudado :-) )
Há mesmo mudanças irreversíveis. Pensar que tudo pode voltar atrás só nos pode causar, em educação, dissabores, desânimo e educar alunos para uma sociedade que já não existe!
Nesse contexto farto-me de dizer que as gerações são sempre diferentes e que os tempos mudaram, havendo coisas que não podem mesmo voltar atrás porque muito mudou na sociedade.
Como fazer passar a mensagem que já em 1964 Bod Dylan cantava: "The Times They Are A Changin'" (E se até ele já estão tão mudado :-) )
Há mesmo mudanças irreversíveis. Pensar que tudo pode voltar atrás só nos pode causar, em educação, dissabores, desânimo e educar alunos para uma sociedade que já não existe!
domingo, 9 de março de 2014
410 - 27 coisas que o professor bibliotecário faz
A imagem quase que dispensa comentários. Um professor bibliotecário tem (ou deve ter dependendo muito de si próprio e do "espaço" que lhe dão) um papel muito importante na aprendizagem dos alunos da escola onde exerce quer organizando e gerindo a biblioteca, quer disponibilizando de recursos de suporte a essa mesma aprendizagem.
Fonte: http://www.educatorstechnology.com/2013/06/awesome-graphic-on-27-things-teacher.html
Fonte: http://www.educatorstechnology.com/2013/06/awesome-graphic-on-27-things-teacher.html
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
409 - Novas dinâmicas para a Biblioteca Escolar na sociedade em rede
Nuevas dinámicas para la biblioteca escolar en la sociedad red"
Vale a pena a leitura
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
408 V feira/seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal bibliotecas.html
Realiza-se a 18 e 19 de março, na Escola Básica e Secundária da Bela Vista, a V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares de Setúbal, um evento que pretende oferecer à comunidade educativa do concelho, em especial a docentes, diretores das escolas e decisores políticos, uma visão atualizada da complexidade das tecnologias, dos serviços, das funções e dos requisitos das bibliotecas escolares contemporâneas. Naturalmente, os professores bibliotecários e os membros das equipas das bibliotecas escolares poderão encontrar, neste seminário, inspiração e estímulo para aprofundarem a inovação e o desenvolvimento do trabalho cooperativo nas suas escolas.
Esta Feira/ Seminário, uma organização da Câmara Municipal de Setúbal e da Rede de Bibliotecas Escolares, foi submetido para acreditação junto Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como um curso de formação de 15 horas.
Mais informações sobre o evento e o acesso às inscrições podem ser efetuadas a partir daqui
Subscrever:
Comentários (Atom)