sábado, 1 de novembro de 2014

453 - A Biblioteca e a(s) Ciência(s)

No dia 31 de Outubro, das 18h00 às 23h00, o Pavilhão do Conhecimento abriu portas à 5ª edição de uma noite dedicada a educadores e professores. Foi  um momento privilegiado de convívio e de contacto directo com a oferta educativa do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e ainda conhecer os projectos nacionais e internacionais de educação para as ciências, participar em actividades científicas.

Confesso que gostei muito de ter participado e de, mais uma vez, confirmar que é tão simples pôr meninos de todas as idades a fazer ciência, a questionar-se sobre os porquês, a investigar, a saber ler a realidade, a saber olhar, ...

Estou certo que a Biblioteca poderá desempenhar um papel fundamental na promoção de um programa de literacia científica. É tão simples pôr os meninos a pensar! basta querer, bastar ser educador: pensar a razão de ser das cores no fundo do mar, ler um charco, explorar os minerais, explorar um poema, investigar num livro ou na NET o resultado de uma experiência...





 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

452 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Por ocasião do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do Concelho do Seixal produziu um vídeo promocional sobre a importância das Bibliotecas Escolares. É com muito gosto que o partilho aqui


domingo, 12 de outubro de 2014

451 - Queremos professores bibliotecários nas nossas bibliotecas

Partilho uma campanha de sensibilização para pais e outros atores no sentido de apoiarem as Bibliotecas Escolares do estado de Oregon que necessitam de professores bibliotecários.


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

450 - Mês internacional das Bibliotecas Escolares

"Mês Internacional das Bibliotecas Escolares" - Outubro de 2014.

Tema: Your School Library: Mind-Map Central.
(A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias)

Poster e Bookmark oficial (internacional)
- Para partilhar no Facebook:
https://www.facebook.com/BiblioTeia/photos/pcb.753404691363525/753403734696954/

- Download dos materiais gráficos (imagens e PDF):
https://www.dropbox.com/sh/3azi68l7ynydare/AABgg2di0L1GomS83FXJi_qra

==== Infos:
- Sítio oficial: International School Library Month 2014
http://iasl-online.mlanet.org/advocacy/islm/2014_projects.html

- Página RBE - Portugal - http://www.rbe.mec.pt/np4/363.htm

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

449 - Advocacy for libraries

Realizou-se ente os dias 16 e 17 de Setembro de 2014 na Biblioteca Nacional uma conferência com o Título "advocacy for libraries" organizada pela BAD e pelo Goethe Institut. Foram dois dias excelentes dos quais conto deixar aqui algumas notas.

Hoje começarei pelo último painel e pela comunicação da Drª Ana Novo que, de forma muito interessante e estruturada, explorou o conceito de advocacy nas Bibliotecas Escolares. Terminou apresentando um pequeno filme que penso resumir muito bem o conceito de advocacy que defendeu. Haverá melhor testemunho do que é uma biblioteca escolar do que este?  
Parabéns aos criadores da ideia deste filme! Quem não gostava de trabalhar e estudar numa biblioteca assim?

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

448 - "Aprender com o sobreiro" ou um bom trabalho de articulação curricular



A Escola Básica do Alto do Moinho (Concelho do Seixal) tem desenvolvido um trabalho muito interessante no âmbito da articulação curricular. Criou um laboratório de Ciência e tem concorrido a vários  concursos e projetos, entre os quais o da Ciência na Escola 2013-2014  promovido pela Fundação Ilídio Pinho 
Neste âmbito, desenvolveram um trabalho de articulação, no qual a Biblioteca Escolar, mais uma vez, também foi envolvida e no qual foi trabalhada a importância dos sobreiros e da cortiça ao qual foi dado  o nome: "aprender com o sobreiro da nossa escola" . 


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

447 - Novas políticas referentes às bibliotecas públicas na Holanda


Novas políticas referentes às bibliotecas públicas na Holanda (a serem aprovadas em breve)

Não deixa de ser interessante saber como o estado holandês vê o papel das bibliotecas na sociedade 


NEW LIBRARY LAW

Dutch Parliament recently adopted a new public library law: the "Wet stelsel openbare bibliotheken” (Wsob). The new law stems from the need to:

·         Tailor the current legal framework for public libraries to the digital age
The new law defines a.o. the scope of the digital library and arranges its funding.

·         Integrate the public library system with the services of the Dutch Royal Library (KB)
The KB will be co-ordinating the new system that will be more efficient, cost effective and user friendly. The allocation of funds to the KB by the minister of Education, Culture and Science will be based on an overall strategic  4-years plan, to be specified on a yearly bases.

·         Define the core functions of public libraries
According to the new law public libraries should give the general public access to information and culture, guided by principles such as independence, credibility, accessibility, pluralism and authenticity. Their concrete tasks are: 
-      to make available knowledge and information;
-      to facilitate learning;
-      to promote reading and a taste for literature;
-      to promote art and culture;
-      to organize social encounters and debate.

·         Improve the coherence of the decentralized system
The law defines the roles of the various players within the national network.

If adopted by the Dutch Senate in the fall of 2014, the new law will be implemented on the 1st of January 2015.



NEW DIGITAL LIBRARY

The process of modernization and digitization of the Dutch public libraries started in the late 90’s. To streamline and co-ordinate this process the Dutch public libraries set up the foundation ‘Bibliotheek.nl’ (B.nl) at the end of 2009.

B.nl is building a digital infrastructure to create one Dutch national digital library by connecting all (digital systems of the) Dutch public libraries. The central digital infrastructure hosts ICT applications for all the libraries throughout the country, enabling them to operate in a more efficient way.  In addition the digital library will offer e-books, audiobooks, e-music, databanks, articles and content for education, all accessible by the same catalogue.

If the new law is adopted by the Dutch Senate in the fall of 2014, BNL and the infrastructure will be integrated in the KB as from the 1st of January 2015.

Whereas the infrastructure is financed by Dutch government (€18 mln), content is paid by the public libraries by means of a centralized funding model.
 
NEW E-BOOK PORTAL

In January 2014 the Dutch minister of Education, Culture and Science launched an e-book portal. Currently 5,500 titles are available (25% of all Dutch e-book titles published) and all libraries as well as 117 publishers are participating (including two largest groups). The portal also features a Hall of Fame with prominent Dutch literature, a Holiday app and a Listen app for audiobooks.
Although some elements of the business model are to be defined, several services are already offered for free, also for non-patrons. May 2014 cumulative e-lending amounted  to 147.748. 

Business model
·         Prices paid by users: to be defined in spring 2015.
·         Fees paid to publishers/authors:
-      books < 1 year old (head): to be defined in spring 2015.
-      books 1-3 years old (shoulder): € 0,36
-      books 3+ years old (long tail): € 0,24 -> € 0,12



NEW RESEARCH

Recently the Dutch minister of Education, Culture and Science commissioned a study on the legal and economic aspects of e-lending by public libraries.
The central question of this study is whether e-lending by public libraries is covered by the
existing public lending right regime of the Dutch Copyright Act (‘Auteurswet’), and whether the
European copyright framework leaves enough space for a copyright limitation or exception at the
national level.
The economic part of the study examines to what extent e-lending by libraries will compete with
rental and sales of e-books by commercial players.

The report has an English Summary.