“O que é importante na educação, antes de mais, é o ambiente
natural e esteticamente harmonioso em que ela se processa […].”
João dos Santos, Ensaios sobre Educação II, pág. 89
“A escola só é democratizante, quando integra e
simultaneamente influencia a cultura local,
regional e nacional e quando nela se aprende
a Ver e a Falar.”
João dos Santos, Ensaios sobre Educação II, pág. 51
“O pensar nasce do sonho. Deixem as crianças sonhar!”
João dos Santos, Ensaios sobre Educação II, pág. 298
Creio que há um erro que muitos profissionais da educação cometem (incluo-me neste grupo) que é pensarem que as escolas são todas iguais e que a receita que serve para uma, serve para todas! Não é assim e mais uma vez, após uma dia de visita a escolas, constato que os miúdos chegam diferentes à escola e que esta, tal como está organizada, pouco faz para combater este facto e, em poucos anos, agrava as diferenças em vez de as diminuir.
Apoios para escolas TEIP, escolas em bairros de baixo nível sócio económico, colocação atempada de professores e de outros técnicos, precisam-se, mas precisam-se mesmo. Não dá para brincar à educação. São gerações e gerações de miúdos que se perdem...
Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
sábado, 1 de novembro de 2014
454 - Poesia e ciência
Na sequência do meu post anterior...
Na noite do professor que ocorreu no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, a certa altura, deparei-me com o stand do Centro de Ciência Viva de Lagos. Uma das atividades propostas era deixar a marca de uma folha (que tínhamos de pintar) num mural gigante (ver foto). Este mural era feito a partir de um poema de António Gedeão.
E eis como se pode aprender ciência a partir de um poema. Para saber onde coloquei a impressão digital da minha folha será necessário ler o poema até ao fim...
Pastoral
Não há, não,
duas folhas iguais em toda a criação.
Ou nervura a menos, ou célula a mais,
não há, de certeza, duas folhas iguais.
Limbo todas têm,
que é próprio das folhas;
pecíolo algumas;
baínha nem todas.
Umas são fendidas,
crenadas, lobadas,
inteiras, partidas,
singelas, dobradas.
Outras acerosas,
redondas, agudas,
macias, viscosas,
fibrosas, carnudas.
Nas formas presentes,
nos actos distantes,
mesmo semelhantes
são sempre diferentes.
Umas vão e caem no charco cinzento,
e lançam apelos nas ondas que fazem;
outras vão e jazem
sem mais movimento.
Mas outras não jazem,
nem caem, nem gritam,
apenas volitam
nas dobras do vento.
É dessas que eu sou.António Gedeão (Poesias Completas, 1956-1967 )

.
453 - A Biblioteca e a(s) Ciência(s)
No dia 31 de Outubro, das 18h00 às 23h00,
o Pavilhão do Conhecimento abriu portas à 5ª edição de uma noite dedicada a educadores e professores. Foi um momento
privilegiado de convívio e de contacto directo com a oferta educativa do
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e ainda conhecer os projectos
nacionais e internacionais de educação para as ciências, participar em
actividades científicas.
Confesso que gostei muito de ter participado e de, mais uma vez, confirmar que é tão simples pôr meninos de todas as idades a fazer ciência, a questionar-se sobre os porquês, a investigar, a saber ler a realidade, a saber olhar, ...
Estou certo que a Biblioteca poderá desempenhar um papel fundamental na promoção de um programa de literacia científica. É tão simples pôr os meninos a pensar! basta querer, bastar ser educador: pensar a razão de ser das cores no fundo do mar, ler um charco, explorar os minerais, explorar um poema, investigar num livro ou na NET o resultado de uma experiência...
Confesso que gostei muito de ter participado e de, mais uma vez, confirmar que é tão simples pôr meninos de todas as idades a fazer ciência, a questionar-se sobre os porquês, a investigar, a saber ler a realidade, a saber olhar, ...
Estou certo que a Biblioteca poderá desempenhar um papel fundamental na promoção de um programa de literacia científica. É tão simples pôr os meninos a pensar! basta querer, bastar ser educador: pensar a razão de ser das cores no fundo do mar, ler um charco, explorar os minerais, explorar um poema, investigar num livro ou na NET o resultado de uma experiência...
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
452 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Por ocasião do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do Concelho do Seixal produziu um vídeo promocional sobre a importância das Bibliotecas Escolares. É com muito gosto que o partilho aqui
domingo, 12 de outubro de 2014
451 - Queremos professores bibliotecários nas nossas bibliotecas
Partilho uma campanha de sensibilização para pais e outros atores no sentido de apoiarem as Bibliotecas Escolares do estado de Oregon que necessitam de professores bibliotecários.
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
450 - Mês internacional das Bibliotecas Escolares
"Mês Internacional das Bibliotecas Escolares" - Outubro de 2014.
Tema: Your School Library: Mind-Map Central.
(A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias)
Poster e Bookmark oficial (internacional)
- Para partilhar no Facebook:
https://www.facebook.com/BiblioTeia/photos/pcb.753404691363525/753403734696954/
- Download dos materiais gráficos (imagens e PDF):
https://www.dropbox.com/sh/3azi68l7ynydare/AABgg2di0L1GomS83FXJi_qra
==== Infos:
- Sítio oficial: International School Library Month 2014
http://iasl-online.mlanet.org/advocacy/islm/2014_projects.html
- Página RBE - Portugal - http://www.rbe.mec.pt/np4/363.htm
Tema: Your School Library: Mind-Map Central.
(A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias)
Poster e Bookmark oficial (internacional)
- Para partilhar no Facebook:
https://www.facebook.com/BiblioTeia/photos/pcb.753404691363525/753403734696954/
- Download dos materiais gráficos (imagens e PDF):
https://www.dropbox.com/sh/3azi68l7ynydare/AABgg2di0L1GomS83FXJi_qra
==== Infos:
- Sítio oficial: International School Library Month 2014
http://iasl-online.mlanet.org/advocacy/islm/2014_projects.html
- Página RBE - Portugal - http://www.rbe.mec.pt/np4/363.htm
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
449 - Advocacy for libraries
Realizou-se ente os dias 16 e 17 de Setembro de 2014 na Biblioteca Nacional uma conferência com o Título "advocacy for libraries" organizada pela BAD e pelo Goethe Institut. Foram dois dias excelentes dos quais conto deixar aqui algumas notas.
Hoje começarei pelo último painel e pela comunicação da Drª Ana Novo que, de forma muito interessante e estruturada, explorou o conceito de advocacy nas Bibliotecas Escolares. Terminou apresentando um pequeno filme que penso resumir muito bem o conceito de advocacy que defendeu. Haverá melhor testemunho do que é uma biblioteca escolar do que este?
Parabéns aos criadores da ideia deste filme! Quem não gostava de trabalhar e estudar numa biblioteca assim?
Hoje começarei pelo último painel e pela comunicação da Drª Ana Novo que, de forma muito interessante e estruturada, explorou o conceito de advocacy nas Bibliotecas Escolares. Terminou apresentando um pequeno filme que penso resumir muito bem o conceito de advocacy que defendeu. Haverá melhor testemunho do que é uma biblioteca escolar do que este?
Parabéns aos criadores da ideia deste filme! Quem não gostava de trabalhar e estudar numa biblioteca assim?
Subscrever:
Comentários (Atom)