Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
terça-feira, 26 de abril de 2011
175 - Mudar porquê?
Este é um texto de que muito gosto e que conheço de há muitos anos. Trouxe-o para aqui para me referir às Bibliotecas e às mudanças tão necessárias na forma de a gerir e de a oferecer aos seus utilizadores.
Fazer o mesmo que se fazia há 10 anos atrás já não faz sentido nenhum. Ter medo da mudança ainda menos. Quantas e quantas vezes somos nós a causa verdadeira de uma certa estagnação ao usar argumentoas como os que acima se apresentam.
É duro mudar? é
É difícil mudar? sim
Custa muito deixar velhos hábito? sem dúvida
Mas, não pode ser de outra fornma
terça-feira, 19 de abril de 2011
174 - Criatividade precisa-se
Imagem retirada daqui
Penitenciando-me desde já por não ser criativo ao usar uma foto de outros, peço para não matarem o mensageiro mas estarem atentos à mensagem...
Precisamos mesmo de novas Bibliotecas Escolares.
Precisamos mesmo de criatividade para as reinventar e as colocar no lugar a qwue merecem
Não se trata de viver em agitação permanente e sem objectivos claros! trata-se sim, de ir ao encontro dos novos públicos que são sensíveis a novas abordagens e novas maneiras de estar. O clássico, o já feito, o de outros não os atrai. Vivem numa época em que se procura o individual e o diferente por oposição a uma geração que colectivamente, vestiu jeans e tinha um poster od Che Guevara na camisola ou boné anos a fio.
Seremos capazes de vencer o desafio?
Quem gosta de sopa requentada?
Penitenciando-me desde já por não ser criativo ao usar uma foto de outros, peço para não matarem o mensageiro mas estarem atentos à mensagem...
Precisamos mesmo de novas Bibliotecas Escolares.
Precisamos mesmo de criatividade para as reinventar e as colocar no lugar a qwue merecem
Não se trata de viver em agitação permanente e sem objectivos claros! trata-se sim, de ir ao encontro dos novos públicos que são sensíveis a novas abordagens e novas maneiras de estar. O clássico, o já feito, o de outros não os atrai. Vivem numa época em que se procura o individual e o diferente por oposição a uma geração que colectivamente, vestiu jeans e tinha um poster od Che Guevara na camisola ou boné anos a fio.
Seremos capazes de vencer o desafio?
Quem gosta de sopa requentada?
segunda-feira, 18 de abril de 2011
173 - National Library Week (nos Estados Unidos)
Dão que pensar os dados abaixo e que se referem à semana da Biblioteca que decorreu de 10 a 16 de Abril nos Estados Unidos.
Vamos vivendo "alegremente" e não damos conta que a Biblioteca está mesmo em perigo. Torna-se necessário colocá-la na ordem do dia (advocacy) e reorganizá-la sob pena de deixar, a muito curto prazo, de ter utilizadores (pelo menos os não especializados)
Imagem retirada daqui
Clicar para ampliar
Vamos vivendo "alegremente" e não damos conta que a Biblioteca está mesmo em perigo. Torna-se necessário colocá-la na ordem do dia (advocacy) e reorganizá-la sob pena de deixar, a muito curto prazo, de ter utilizadores (pelo menos os não especializados)
Imagem retirada daqui
Clicar para ampliar
sexta-feira, 15 de abril de 2011
172 - Guia de utilização das TIC para pais e mães (de adolescentes)
Ora aqui está uma iniciativa de louvar e que vale sempre a pena organizar/promover.
Quem a organizou foram as Consejerías de Educación y de Economía, Innovación y Ciencia de la Junta de Andalucía ao publicar em 2009 o Guía de formación TIC para padres y madres de adolescentes
Todos sabemos que na maioria dos casos há um hiato entre o nível de formação e uso das TIC por parte das duas gerações. É muito bom que se possam envolver os pais nestas dinâmicas de forma a que estes melhor possam apoiar os seus filhos, estejam alerta para as portencialidades e problemas aassociadas e que não se sintam como "bichos raros" perante a forma como os filhos dominam tão bem a linguagem e as tecnologias.
Vale ainda a pena dar uma vista de olhos ao índice do documento... Começa com uma abordagem sobre o que é a adolescência (comportamentos, características, ...) e só depois passa a aspectos mais "técnicos". Faz mesmo todo o sentido pois a lógica de pertença ao grupo e a oposição às figuras paternas potenciam o uso do computador como sinal de uma geração
Quando será que as Bibliotecas Escolares Portuguesas promovem e divulgam este tipo de iniciativas, no fim de contas ninguém nasce ensinado e é bom que haja alguém que "descomplique"
quarta-feira, 13 de abril de 2011
171 - Novos tempos e novas necessidades precisam de novas Bibliotecas
Já aqui o escrevi algumas vezes: Novos tempos e novas mentalidades necessitam de novas bibliotecas: criativas, atentas aos públicos que as procuram, capazes de se modernizarem, ...
Veja-se o exemplo da Biblioteca Pública de Nova York. à partida seria uma biblioteca muito tradicional e muito formal... veja-se o filme abaixo, veja-se a sala de leitura, ...
Veja-se a forma como eles inovam e criam nos utilizadores a necessidade de conhecerem melhor a colecção existente. Atente-se na proposta que é feita: escrever colectivamente um conto...
Fantástico!
Serão as nossas bibliotecas escolares, capazes, à sua escala de inovar? se não o são, como diz o povo: Parar é morrer... Precisam-se/inventem-se novas bibliotecas! acha criatividade e capacidade de entender os novos públicos que já têm acesso à informação à distância de um clic
Find the Future at the New York Public Library Game Trailer
Veja-se o exemplo da Biblioteca Pública de Nova York. à partida seria uma biblioteca muito tradicional e muito formal... veja-se o filme abaixo, veja-se a sala de leitura, ...
Veja-se a forma como eles inovam e criam nos utilizadores a necessidade de conhecerem melhor a colecção existente. Atente-se na proposta que é feita: escrever colectivamente um conto...
Fantástico!
Serão as nossas bibliotecas escolares, capazes, à sua escala de inovar? se não o são, como diz o povo: Parar é morrer... Precisam-se/inventem-se novas bibliotecas! acha criatividade e capacidade de entender os novos públicos que já têm acesso à informação à distância de um clic
Find the Future at the New York Public Library Game Trailer
170 - Como explicar o Twitter à tua avozinha
Não é que eu ache muita piada ao tom do vídeo (embora o ache esclarecedor!)
A mim, o que se me oferece escrever, e sobre ele quero colocar o assento tónico é que:
1- Através da linguagem vídeo se consegue explicar com facilidade as principais características do Twitter.
2 - Concebo cada vez mais a Biblioteca Escolar como espaço de produção de conteúdos. Para os alunos seria muito simples produzir um vídeo como este, sendo que ele representaria aprendizagem por parte dos alunos na construção do guião e domínio das tecnologias tão necessárias para o seu futuro e ainda a possibilidade de arquivo e uso do vídeo para usufruto de novos utilizadores no canal Youtube da B.E..
Haja quem dê o pontapé de saída e coloque a B.E. num patamar 2.0 de acordo com a realidade em que vivemos
A mim, o que se me oferece escrever, e sobre ele quero colocar o assento tónico é que:
1- Através da linguagem vídeo se consegue explicar com facilidade as principais características do Twitter.
2 - Concebo cada vez mais a Biblioteca Escolar como espaço de produção de conteúdos. Para os alunos seria muito simples produzir um vídeo como este, sendo que ele representaria aprendizagem por parte dos alunos na construção do guião e domínio das tecnologias tão necessárias para o seu futuro e ainda a possibilidade de arquivo e uso do vídeo para usufruto de novos utilizadores no canal Youtube da B.E..
Haja quem dê o pontapé de saída e coloque a B.E. num patamar 2.0 de acordo com a realidade em que vivemos
terça-feira, 12 de abril de 2011
169 - blogues de ciências da informação
(post retirado daqui - Bibliotecário sem fronteiras)
Este é o primeiro resultado da Rede de Blogs de CI, com base nos blogs indicados no post: Blogs na Ciência da Informação – Indique um blog. Como o objetivo é manter o “experimento” controlado, visitei os 36 blogs indicados com o Navicrawler e exportei para o Gephi.
Lista com blogs e sites da CI com ao menos 3 links (foram desconsiderados sites não blogs como o facebook, por exemplo, mas foram mantidos alguns não blogs, mas sites da área):
http://bsf.org.br 10
http://extralibris.org 8
http://rabci.org 5
http://avoantes.blogspot.com 4
http://wl.blog.br 4
http://fabianocaruso.com 4
http://www.ifla.org 4
http://www.biblioconcursos.com.br 4
http://www.ibict.br 4
http://www.dominiopublico.gov.br 4
http://blogs.estadao.com.br 3
http://revista.ibict.br 3
http://www.ofaj.com.br 3
http://linafuko.wordpress.com 3
http://eprints.rclis.org 3
http://www.crb8.org.br 3
http://bdtd.ibict.br 3
http://www.dgz.org.br 3
http://www.pucrs.br 3
http://a-informacao.blogspot.com 3
http://vivabibliotecaviva.blogspot.com 3
http://www.npr.org 3
http://bibliocomics.blogspot.com 3
http://www.febab.org.br 3
http://kuramoto.blog.br 3
Lista de Hubs (Hubs são nós mais conectados levando em consideração toda a rede) desta rede e sua respectiva pontuação:
http://bsf.org.br 0.11111111
http://extralibris.org 0.11111111
http://wl.blog.br 0.061728396
http://www.biblioconcursos.com.br 0.061728396
http://linafuko.wordpress.com 0.049382716
http://a-informacao.blogspot.com 0.049382716
http://doraexlibris.wordpress.com 0.037037037
http://naeradainformacao.blogspot.com 0.037037037
http://odiliabiblio.blogspot.com 0.037037037
http://leituraecontexto.blogspot.com 0.024691358
http://diadegreve.blogspot.com 0.024691358
http://tesourobibliografico.wordpress.com 0.024691358
http://bibliotecariovirtual.wordpress.com 0.024691358
http://monitoriafabci.blogspot.com 0.024691358
http://marcosmucheroni.pro.br 0.024691358
http://elderlopes.blogspot.com 0.024691358
http://figoblog.org 0.024691358
http://hamiltont.blogspot.com 0.024691358
http://pbcib.webnode.com.br 0.024691358
http://infobci.wordpress.com 0.024691358
http://universidicas.blogspot.com 0.012345679
http://copyfight.corante.com 0.012345679
http://www.davidleeking.com 0.012345679
http://libraryjuicepress.com 0.012345679
http://www.librarian.net 0.012345679
http://librarianinblack.net 0.012345679
http://bibliovirtual.es 0.012345679
http://www.uniritter.edu.br 0.012345679
http://bibliotecariosgeeks.wordpress.com 0.012345679
http://www.pesquisamundi.blogspot.com 0.012345679
http://www.contextoinformacional.com 0.012345679
http://bibliotecadobibliotecario.blogspot.com 0.012345679
http://www.bibliosimples.blogspot.com 0.012345679
http://bibarqmus.wordpress.com 0.012345679
Você pode navegar nesta rede clicando aqui (demora um pouco para carregar e clique em Display edge e altere o tamanho das letras)
Continue indicando os blogs para que possamos ampliar o alcance dessa lista e o resultado final.
Quer explorar os dados gerados? Blogs.gexf (clique em Salvar como…)
Ah, importante: Ainda não foram considerados os blogs indicados no delicious do Moreno. No próximo levantamento, os incluirei.
Posts relacionados:
Rede de Blogs em CI – Primeiro resultado (36 blogs visitados)
por Tiago Murakami
Este é o primeiro resultado da Rede de Blogs de CI, com base nos blogs indicados no post: Blogs na Ciência da Informação – Indique um blog. Como o objetivo é manter o “experimento” controlado, visitei os 36 blogs indicados com o Navicrawler e exportei para o Gephi.
Lista com blogs e sites da CI com ao menos 3 links (foram desconsiderados sites não blogs como o facebook, por exemplo, mas foram mantidos alguns não blogs, mas sites da área):
http://bsf.org.br 10
http://extralibris.org 8
http://rabci.org 5
http://avoantes.blogspot.com 4
http://wl.blog.br 4
http://fabianocaruso.com 4
http://www.ifla.org 4
http://www.biblioconcursos.com.br 4
http://www.ibict.br 4
http://www.dominiopublico.gov.br 4
http://blogs.estadao.com.br 3
http://revista.ibict.br 3
http://www.ofaj.com.br 3
http://linafuko.wordpress.com 3
http://eprints.rclis.org 3
http://www.crb8.org.br 3
http://bdtd.ibict.br 3
http://www.dgz.org.br 3
http://www.pucrs.br 3
http://a-informacao.blogspot.com 3
http://vivabibliotecaviva.blogspot.com 3
http://www.npr.org 3
http://bibliocomics.blogspot.com 3
http://www.febab.org.br 3
http://kuramoto.blog.br 3
Lista de Hubs (Hubs são nós mais conectados levando em consideração toda a rede) desta rede e sua respectiva pontuação:
http://bsf.org.br 0.11111111
http://extralibris.org 0.11111111
http://wl.blog.br 0.061728396
http://www.biblioconcursos.com.br 0.061728396
http://linafuko.wordpress.com 0.049382716
http://a-informacao.blogspot.com 0.049382716
http://doraexlibris.wordpress.com 0.037037037
http://naeradainformacao.blogspot.com 0.037037037
http://odiliabiblio.blogspot.com 0.037037037
http://leituraecontexto.blogspot.com 0.024691358
http://diadegreve.blogspot.com 0.024691358
http://tesourobibliografico.wordpress.com 0.024691358
http://bibliotecariovirtual.wordpress.com 0.024691358
http://monitoriafabci.blogspot.com 0.024691358
http://marcosmucheroni.pro.br 0.024691358
http://elderlopes.blogspot.com 0.024691358
http://figoblog.org 0.024691358
http://hamiltont.blogspot.com 0.024691358
http://pbcib.webnode.com.br 0.024691358
http://infobci.wordpress.com 0.024691358
http://universidicas.blogspot.com 0.012345679
http://copyfight.corante.com 0.012345679
http://www.davidleeking.com 0.012345679
http://libraryjuicepress.com 0.012345679
http://www.librarian.net 0.012345679
http://librarianinblack.net 0.012345679
http://bibliovirtual.es 0.012345679
http://www.uniritter.edu.br 0.012345679
http://bibliotecariosgeeks.wordpress.com 0.012345679
http://www.pesquisamundi.blogspot.com 0.012345679
http://www.contextoinformacional.com 0.012345679
http://bibliotecadobibliotecario.blogspot.com 0.012345679
http://www.bibliosimples.blogspot.com 0.012345679
http://bibarqmus.wordpress.com 0.012345679
Você pode navegar nesta rede clicando aqui (demora um pouco para carregar e clique em Display edge e altere o tamanho das letras)
Continue indicando os blogs para que possamos ampliar o alcance dessa lista e o resultado final.
Quer explorar os dados gerados? Blogs.gexf (clique em Salvar como…)
Ah, importante: Ainda não foram considerados os blogs indicados no delicious do Moreno. No próximo levantamento, os incluirei.
Posts relacionados:
Subscrever:
Comentários (Atom)