quarta-feira, 23 de novembro de 2011

225 - Bibliotecas Escolares Galegas

Porque é sempre bom saber o que de bom se vai fazendo por aí
Porque a partilha de ideias é sempre fonte de inspiração para algúem
Porque, muitas vezes, se fica fechado na "nossa" biblioteca e não se olha para fora...


Bibliotecas escolares galegas

Este vídeo foi rodado en centros do Plan de mellora de bibliotecas escolares de diferentes recunchos de Galicia, e presentouse no Congreso Bibliotecas Escolares en Tránsito , celebrado en Compostela os días 10, 11 e 12 de novembro, organizado pola Consellería de Educación en colaboración co Ministerio de Educación.
As imaxes exemplifican a distribución de espazos nas novas bibliotecas, e algunhas das actividades que o alumnado realiza nelas día tras día.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

224 - Pergunte ao bibliotecário escolar / ask a teacher librarian

Pergunte ao Bibliotecário escolar. Este seria um bom título para uma campanha a todos os níveis: em primeiro lugar recentrava (se necessário) o trabalho de alguns professores bibliotecários (a ideia não é servir os públicos que frequentam a Biblioteca Escolar?) e por outro fazia entender às escolas um eixo central da missão da Biblioteca Escolar.

o vídeo abaixo é um excerto de uma campanha em larga escola que foi promovida nos E.U.A.

Ask a Teacher Librarian from Kimberly Balala on Vimeo.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

223 - clarificação do conceito de biblioteca

O que é uma Biblioteca? para que serve? o que se faz lá?

Partilho um pequeno filme muito elucidativo e clarificador sobre o que se entende ser, na sociedade actual uma Biblioteca.

Está lá tudo: Leitura, literacias, tecnologias, servir os públicos, ... É só ver

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

222- Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares [em linha]. Lisboa: Rede Bibliotecas Escolares, 2011

Foi publicado o primeiro documento da coleção "Biblioteca RBE":
TODD, Ross - Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares [em linha]. Lisboa: Rede Bibliotecas Escolares, 2011


Resumo: "A fusão da aprendizagem, bibliotecas e literacias está a criar desafios dinâmicos, se não de confronto, para professores bibliotecários, professores e administradores, especialmente quando comparado com o cenário de aprendizagem e de ambientes de informação que são complexos e fluidos, conectivos e interativos, e outros sem constrangimentos temporais e espaciais.
Esta é, simultaneamente, uma oportunidade para avaliar e traçar os impactos e resultados, bem como um convite para analisar novas formas de olhar e pensar, ser e fazer.
Este artigo defende que a prática baseada na ação e nas evidências e centrada na aprendizagem, em vez de posição e política de promoção do valor da biblioteca escolar, são formas de pensar fundamentais para a profissão se se pretende atingir o futuro desejado, particularmente no contexto de desenvolvimento de coleções e serviços digitais.
Vai clarificar um quadro de aprendizagem partilhada como alicerce fundamental para a articulação de papéis, seleção de recursos, natureza do programa de ensino e para avaliar o poder da biblioteca na consecução dos objetivos de aprendizagem da escola" - pág 5

Disponível em linha - www.rbe.min-edu.pt/np4/396.html

221 - quando for grande quero ser... Biblitecário

Esta história foi recolhida no facebook no mural da professora bibliotecária de Marvão

"No refeitório, à hora de almoço, um dos meus pequenos companheiros de mesa (3º ano) afirma de repente:

"A minha profissão vai ser bibliotecário."

E eu acho bonito. Assim do nada, a meio de uma conversa que nada tinha a ver."

---
Confesso que também acho bonito e que é excelente quando alguém exerce uma profissão de tal modo que outro se gostaria de se identificar com ele/ela.
Só desejaria que este exemplo frutificasse e que, daqui a 20 anos, continuassem a haver professores-bibliotecários, ainda melhores que estes porque aprenderam com os mestres!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

220 - Literacia informática

Vale a pena ver este excelente vídeo cujo link segue abaixo de um programa da RTP2 "Nativos digitais" que aborda a tão famosa questão do acesso à Internet e da necessidade de ensinar os jovens (e adultos) a pesquisar. Definitivamente não basta o acesso

Muito interessante a definição do conceito de literacia

RTP - NATIVOS DIGITAIS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

219 - Qual o teu conceito de educação? é o adequado para a sociedade em que vives?

Post retirado daqui 

Quantas vezes nos questionámos sobre o sentido daquilo que ensinamos?
---

How often do you assume that students get ‘what you mean‘ without checking to see if it correlates with ‘what they mean‘?


How do you know if ‘what you mean‘ is the same as ‘what they mean‘ when you converse with your colleagues or work in a team?

Do you ever find yourself in a setting where you wonder if what ‘what you mean‘ is different from ’what they mean‘? I’m certain there are times and contexts where I imagine we mean the same thing… but we don’t.
MEANING

What do you mean when you talk about students?
Do you mean the kids in your class who have to do what you say? Learners who sometimes misbehave and get off task and need to be disciplined? Human beings with feelings, talents, limitations, interests, stories and rights?

What do you mean when you talk about team meetings?
Do you mean disseminating information and instructions to the team? Rehashing things the same way you did them last time? Ticking off items on your agenda? Listening to everyone’s opinions and sharing ideas in the spirit of true collaboration? Providing opportunities for everyone to lead and instigate change?

What do you mean when you talk about your learning space?
Do you mean the classroom where your students work? The whole building, inside and out where space can be shared with other learners? Your class blog, Google, Skype, the internet? The whole world?

What do you mean when you talk about literacy?
Do you mean the ability to read and write? Interpreting and creating still and moving images? The ability to locate, organise and evaluate information using digital technology? The ability to express ideas and opinions, to make decisions and solve problems?

What do you mean when you talk about professional development?
Do you mean compulsory, imposed whole staff sessions presented by ‘experts’, usually from outside the school? Active, engaging workshops with opportunities to share, create and debate? Continuous learning from and with a global community of educators, via social media?

What do you mean when you talk about teaching?
Do you mean transferring information to students? Delivering content and covering curriculum? Listening carefully to kids’ conversations and asking provocative or guiding questions? Providing engaging opportunities for learners to construct meaning in different ways? Asking learners how they would like to learn?

What do you mean when you talk about learning?
Do you mean students absorbing information and passing a test on it? Kids answering questions you have set for them? Students asking their own questions and seeking answers? Learners taking ownership of their learning, pursuing their own inquiries, following their passions, experimenting with what’s possible, creating valuable content, collaborating globally, making a difference in the world?

Has your meaning changed?

Is it continually changing…?