domingo, 17 de novembro de 2013

385 - Aprender e criar o nosso próprio estilo dá trabalho


Tive há pouco tempo o privilégio de revisitar o museu Van Gogh em Amesterdão. Uma das coisas que me chamou a atenção nas duas visitas que já fiz a esse museu foi a lição de vida do mestre Van Gogh. 
Este museu está organizado de uma forma intencional pretendendo evidenciar que Van Gogh só chegou onde chegou, conseguindo o seu estilo pessoal, após ter passado toda uma  longa série de fases anteriores, onde aprendeu as mais diversas técnicas e se treinou. 
Trabalhou duro, aprendeu com mestres e com pares. Pintou naturezas mortas, fez estudo de cores e experimentou diversas técnicas de pintura. Trabalhou, suou, foi-se fazendo a si próprio.

Saberemos nós, os educadores, fazer perceber aos nossos alunos que para se ser grande e se conseguir ter um estilo próprio é necessário trabalhar muito?  E qual o papel da Biblioteca neste percurso? 





























Interessante esta recriação de uma das pinturas de Van Gogh que vi na rua. Para se recriar uma obra é necessário conhecê-la bem!



3 comentários:

  1. Seria bom aprender a escrever, o seu texto está cheio de erros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "anónimo"

      Independentemente do rigor da escrita do autor deste blogue, o leitor tem sempre o direito de escolher as leituras que lhe apetecem, verificando se adequam à sua erudição e ao nível de linguagem que deseja ver refletido nas leituras que faz.
      Admito que o meu estilo possa não agradar a muitos e que haja por aí publicações muito ou muitíssimo melhores. Nesse caso não deverá perder tempo com este blogue.

      Eliminar
  2. Não é estilo são erros mesmo, já reparei que alterou o texto

    ResponderEliminar