Precisamos de inventar as Bibliotecas deste século. Estas deverão ser algo muito pouco estático, continuamente reinventadas, tecnologicamente avançadas e, sobretudo, ao serviço do utilizador.
domingo, 17 de novembro de 2013
385 - Aprender e criar o nosso próprio estilo dá trabalho
Tive há pouco tempo o privilégio de revisitar o museu Van Gogh em Amesterdão. Uma das coisas que me chamou a atenção nas duas visitas que já fiz a esse museu foi a lição de vida do mestre Van Gogh.
Este museu está organizado de uma forma intencional pretendendo evidenciar que Van Gogh só chegou onde chegou, conseguindo o seu estilo pessoal, após ter passado toda uma longa série de fases anteriores, onde aprendeu as mais diversas técnicas e se treinou.
Trabalhou duro, aprendeu com mestres e com pares. Pintou naturezas mortas, fez estudo de cores e experimentou diversas técnicas de pintura. Trabalhou, suou, foi-se fazendo a si próprio.
Saberemos nós, os educadores, fazer perceber aos nossos alunos que para se ser grande e se conseguir ter um estilo próprio é necessário trabalhar muito? E qual o papel da Biblioteca neste percurso?
Interessante esta recriação de uma das pinturas de Van Gogh que vi na rua. Para se recriar uma obra é necessário conhecê-la bem!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Seria bom aprender a escrever, o seu texto está cheio de erros
ResponderEliminarCaro "anónimo"
EliminarIndependentemente do rigor da escrita do autor deste blogue, o leitor tem sempre o direito de escolher as leituras que lhe apetecem, verificando se adequam à sua erudição e ao nível de linguagem que deseja ver refletido nas leituras que faz.
Admito que o meu estilo possa não agradar a muitos e que haja por aí publicações muito ou muitíssimo melhores. Nesse caso não deverá perder tempo com este blogue.
Não é estilo são erros mesmo, já reparei que alterou o texto
ResponderEliminar