domingo, 17 de novembro de 2013

385 - Aprender e criar o nosso próprio estilo dá trabalho


Tive há pouco tempo o privilégio de revisitar o museu Van Gogh em Amesterdão. Uma das coisas que me chamou a atenção nas duas visitas que já fiz a esse museu foi a lição de vida do mestre Van Gogh. 
Este museu está organizado de uma forma intencional pretendendo evidenciar que Van Gogh só chegou onde chegou, conseguindo o seu estilo pessoal, após ter passado toda uma  longa série de fases anteriores, onde aprendeu as mais diversas técnicas e se treinou. 
Trabalhou duro, aprendeu com mestres e com pares. Pintou naturezas mortas, fez estudo de cores e experimentou diversas técnicas de pintura. Trabalhou, suou, foi-se fazendo a si próprio.

Saberemos nós, os educadores, fazer perceber aos nossos alunos que para se ser grande e se conseguir ter um estilo próprio é necessário trabalhar muito?  E qual o papel da Biblioteca neste percurso? 





























Interessante esta recriação de uma das pinturas de Van Gogh que vi na rua. Para se recriar uma obra é necessário conhecê-la bem!



terça-feira, 12 de novembro de 2013

384 - E os utilizadores são ouvidos na tua Biblioteca?

Nos últimos tempos tenho-me alegrado por ver em algumas bibliotecas que visito as caixas de sugestões. Isto pode parecer pouco mas´e muito significativo. Significa que o utilizador sabe que a sua opinião pode ser ouvida, sabe que a sua pessoa importa, sabe que ele está em primeiro lugar naquela biblioteca e isso muda muita coisa na forma como ele se posiciona.

Parabéns a estas escolas




domingo, 10 de novembro de 2013

383 - Receção aos alunos na Biblioteca Escolar

Sabe bem visitar uma escola (neste caso a Escola Secun´daria Monte de Caparica em Almada) e encontrar um "S. João" à porta da Biblioteca!

O "estendal" mostrava as opiniões dos alunos sobre o valor da Biblioteca Escolar!

E que sentido esta faz para eles! Vivam as bibliotecas Escolares que vivem no coração dos nossos alunos!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

382 - Dia das Bibliotecas Escolares

Foi bonito de ver  odia das Bibliotecas Escolares comemorado no Agrupamento de Escolas João da Barros, no Concelho do Seixal.

As duas escolas do 1º Ciclo pararam e algumas turmas do 2º, 3º Ciclo e Secundário associaram-se à festa. Comomeraram o quê? o dia das Bibliotecas escolares. Foi bom ver todas as turmas terem trabalhinhos para partilhar com oos colegas e com os pais. Foi uma autêntica festa!






terça-feira, 5 de novembro de 2013

381 - O (relevante) papel das Bibliotecas

Não deixa de ser relevante e interessante saber que os alunos do 1º ano de uma licenciatura/mestrado na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologias) têm obrigatóriamente, no início do seu curso, que visitar a biblioteca da Faculdade tendo uma visita guiada onde lhes são explicadas todas as valências e mais valias do espaço!

Faz todo o sentido!    

sábado, 2 de novembro de 2013

380 - Criar a partir do que já existe



CRIANÇAS... CHILDREN... ENFANTS...Дети...KINDEREN

Mariana Massarani


Este é o desafio da escola e este é o ddesafio das Bibliotecas Escolares. não necessitamos de estar sempre a inventar a roda. Felizmente que esta já existe, o que importa é saber criar novo a partir do que já existe. 

A este propósito é-me grata a memória da dupla visita ao museu Van Gogh em Amesterdão. o que o desgraçado do Van Gogh teve de passar até se tornar o grande mestre que foi. Ele aprendeeu dos seus mestres, ele teve que treinar a partir dos padrões existentes até conseguir criar  oseu próprio estilo.

Saberão as bibliotecas desafiar os seus utilizadores a tornarem-se criativos? 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

379 - Ninguém nasce leitor

Contexto: dia de reunião com uma professora bibliotecária.

Após uma visita à Escola e à biblioteca, sentamo-nos no gabinete de trabalho e fico de frente para o placard. Dou com o artigo publicado na Visão de há um ou dois anos at´ras: "ninguém nasce leitor" referia a Drª Teresa Calçada.

Confesso que não podia ser mais oportuno! Este´e um belíssimo programa de trabalho para uma biblioteca escolar e um lema a guardar bem vivo na memória.

Acrescentei eu, mais tarde, que ninguém nasce literato!

Será preciso mais para uma biblioteca se tornar naquilo que deve ser?