quarta-feira, 20 de março de 2013

326 - Visita de estudo à Finlândia: The teaching profession, teacher education and basic education III

As Bibliotecas...

Ainda só vi três (duas em escolas tipo EBI e uma numa Escola Secundária).

Confesso que a primeira de vi não me convenceu e que as respostas que obtive também não...
Explico-me...

Em todas as escolas a biblioteca não está numa sala à parte mas num corredor da escola, num espaço comum. Na escola secundária bem perguntei a alunos e professores pelo uso da Biblioteca e se haveria responsáveis. Recebi respostas redondas, mas até reparei que os livros estavam catalogados (tratados). Não me pareceu que os alunos a valorizassem sendo que esta era uma escola onde os alunos têm acesso a muitas tecnologias e estes têm Ipads.

 
Nas duas últimas bibliotecas a coisa foi bem diferente... Na primeira, o espaço era mesmo muito agradável e  odiretor chamou-me "ambiente de aprendizagem.". Referiu-me a existência de professores bibliotecários mas não desenvolveu... O facto é que, mais tarde, vi professores e alunos a usarem o espaço para procurarem algo para a realização de um trabalho. Na segunda a biblioteca serve tamb+pem de biblioteca pública pelo facto de se tratar de uma pequena comunidade. Não consegui perceber a existência de professores bibliotecários, o facto é que os livros estavam tratados e arrumados segundo a CDu. Também havia uma secretária com aspecto de balcão de atendimento.

Se calhar funciona mesmo e pareceu-me fazer muito sentido uma bibliotwca assim! 













4 comentários:

  1. Confesso que tenho as minhas reservas...o espaço, as pessoas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva:

      É uma questão de estar aberto a outras perspetivas. Muitas vezes nem nos damos conta que há outras formas de fazer as mesmas coisas!

      Também estou habituado a ver uma Biblioteca numa sala, mas esta organização também faz sentido

      Digo-te que vi alunos e professores a usarem a BE

      Eliminar
  2. Se ainda puderes, faz as perguntas óbvias e que tantas vezes se omitem: quem (e quando) decide que livros se compram/se abate, quem (e quando) os trata/cataloga, arruma, divulga, quem (e quando) are as instalações, as fecha, as limpa, as conserta (equipamentos, internet, etc), quem calendariza atividades/ocupações de espaço, quem e quando gere o empréstimo (se houver empréstimo, reservas, devoluções).
    Ás vezes temos surpresas: as funções de gestor de escola - e de outros membros de equipas de cireção/coordenação - noutros países são / podem ser diferentes, as tarefas de docentes também... e a presença física ou por serviços prestados de outras entidades também. Por exemplo, da biblioteca pública e dos seus técnicos. E como ninguém pergunta, todos acham que está implícito, que nas outras terras tudo se faz da mesma forma, é tao evidente... Bjs e bom regressp

    ResponderEliminar
  3. Olá MJV:

    Tens toda a razão. É isos mesmo. A malta é que se habitua a pensar "dentro da caixa" e ter como parâmetro de raciocínio o modo como cá se faz.

    bjs

    João

    ResponderEliminar